Riscos no trabalho em olarias e seu entendimento por parte dos trabalhadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braccini Fagundes, José Paulo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/719
Resumo: Por se tratar muitas vezes de um labor em condições precárias e com recursos humanos com níveis de escolaridade geralmente baixos, o trabalho desenvolvido em olarias merece atenção no que tange à adequada informação dos trabalhadores sobre os riscos existentes nos ambientes de trabalho. Em alguns casos, observam-se condições extremamente precárias com relação à segurança e saúde no trabalho, sem a devida proteção das máquinas e dos trabalhadores ou instalações elétricas inadequadas. O mapa de riscos, representação gráfica dos fatores capazes de acarretar prejuízos à saúde do trabalhador, foi instituído no Brasil no ano de 1992 pelo Ministério do Trabalho. Entretanto, o modelo convencional é fonte de polêmicas em relação à sua efetividade, sendo evidente a necessidade de alternativas que contribuam para mapas de qualidade, que auxiliem concretamente em matéria de prevenção, diminuindo acidentes e agravos à saúde do trabalhador. Neste sentido, o presente estudo aponta os riscos existentes em uma olaria no município de Caçapava do Sul/RS, apresentando uma metodologia alternativa visando propor a implementação de um mapa de riscos no empreendimento, em conjunto com os trabalhadores. Foram verificados riscos físicos como ruído, calor, vibrações e radiações não ionizantes, riscos químicos como poeira e gases no ambiente de trabalho ou resultantes de tarefas de manutenção, e, ainda, riscos ergonômicos e de acidentes, variando de acordo com o setor. Pôde-se identificar que o modelo de mapa em tela apresenta como vantagem facilitar o entendimento e a reflexão dos colaboradores sobre a existência dos diferentes riscos no exercício de suas atividades.
id CLAEC-1_0e28b184ad0cf2fc724235494e0643ce
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/719
network_acronym_str CLAEC-1
network_name_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository_id_str
spelling Riscos no trabalho em olarias e seu entendimento por parte dos trabalhadoresMapa de riscosolariasriscos ocupacionaissegurança do trabalhotrabalhadores.Por se tratar muitas vezes de um labor em condições precárias e com recursos humanos com níveis de escolaridade geralmente baixos, o trabalho desenvolvido em olarias merece atenção no que tange à adequada informação dos trabalhadores sobre os riscos existentes nos ambientes de trabalho. Em alguns casos, observam-se condições extremamente precárias com relação à segurança e saúde no trabalho, sem a devida proteção das máquinas e dos trabalhadores ou instalações elétricas inadequadas. O mapa de riscos, representação gráfica dos fatores capazes de acarretar prejuízos à saúde do trabalhador, foi instituído no Brasil no ano de 1992 pelo Ministério do Trabalho. Entretanto, o modelo convencional é fonte de polêmicas em relação à sua efetividade, sendo evidente a necessidade de alternativas que contribuam para mapas de qualidade, que auxiliem concretamente em matéria de prevenção, diminuindo acidentes e agravos à saúde do trabalhador. Neste sentido, o presente estudo aponta os riscos existentes em uma olaria no município de Caçapava do Sul/RS, apresentando uma metodologia alternativa visando propor a implementação de um mapa de riscos no empreendimento, em conjunto com os trabalhadores. Foram verificados riscos físicos como ruído, calor, vibrações e radiações não ionizantes, riscos químicos como poeira e gases no ambiente de trabalho ou resultantes de tarefas de manutenção, e, ainda, riscos ergonômicos e de acidentes, variando de acordo com o setor. Pôde-se identificar que o modelo de mapa em tela apresenta como vantagem facilitar o entendimento e a reflexão dos colaboradores sobre a existência dos diferentes riscos no exercício de suas atividades.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2018-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/71910.23899/relacult.v4i0.719RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 4 (2018): Edição Especial - III EHM2525-787010.23899/relacult.v4i0reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/719/384Copyright (c) 2018 José Paulo Braccini Fagundesinfo:eu-repo/semantics/openAccessBraccini Fagundes, José Paulo2019-05-06T01:38:14Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/719Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2019-05-06T01:38:14RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false
dc.title.none.fl_str_mv Riscos no trabalho em olarias e seu entendimento por parte dos trabalhadores
title Riscos no trabalho em olarias e seu entendimento por parte dos trabalhadores
spellingShingle Riscos no trabalho em olarias e seu entendimento por parte dos trabalhadores
Braccini Fagundes, José Paulo
Mapa de riscos
olarias
riscos ocupacionais
segurança do trabalho
trabalhadores.
title_short Riscos no trabalho em olarias e seu entendimento por parte dos trabalhadores
title_full Riscos no trabalho em olarias e seu entendimento por parte dos trabalhadores
title_fullStr Riscos no trabalho em olarias e seu entendimento por parte dos trabalhadores
title_full_unstemmed Riscos no trabalho em olarias e seu entendimento por parte dos trabalhadores
title_sort Riscos no trabalho em olarias e seu entendimento por parte dos trabalhadores
author Braccini Fagundes, José Paulo
author_facet Braccini Fagundes, José Paulo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Braccini Fagundes, José Paulo
dc.subject.por.fl_str_mv Mapa de riscos
olarias
riscos ocupacionais
segurança do trabalho
trabalhadores.
topic Mapa de riscos
olarias
riscos ocupacionais
segurança do trabalho
trabalhadores.
description Por se tratar muitas vezes de um labor em condições precárias e com recursos humanos com níveis de escolaridade geralmente baixos, o trabalho desenvolvido em olarias merece atenção no que tange à adequada informação dos trabalhadores sobre os riscos existentes nos ambientes de trabalho. Em alguns casos, observam-se condições extremamente precárias com relação à segurança e saúde no trabalho, sem a devida proteção das máquinas e dos trabalhadores ou instalações elétricas inadequadas. O mapa de riscos, representação gráfica dos fatores capazes de acarretar prejuízos à saúde do trabalhador, foi instituído no Brasil no ano de 1992 pelo Ministério do Trabalho. Entretanto, o modelo convencional é fonte de polêmicas em relação à sua efetividade, sendo evidente a necessidade de alternativas que contribuam para mapas de qualidade, que auxiliem concretamente em matéria de prevenção, diminuindo acidentes e agravos à saúde do trabalhador. Neste sentido, o presente estudo aponta os riscos existentes em uma olaria no município de Caçapava do Sul/RS, apresentando uma metodologia alternativa visando propor a implementação de um mapa de riscos no empreendimento, em conjunto com os trabalhadores. Foram verificados riscos físicos como ruído, calor, vibrações e radiações não ionizantes, riscos químicos como poeira e gases no ambiente de trabalho ou resultantes de tarefas de manutenção, e, ainda, riscos ergonômicos e de acidentes, variando de acordo com o setor. Pôde-se identificar que o modelo de mapa em tela apresenta como vantagem facilitar o entendimento e a reflexão dos colaboradores sobre a existência dos diferentes riscos no exercício de suas atividades.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/719
10.23899/relacult.v4i0.719
url http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/719
identifier_str_mv 10.23899/relacult.v4i0.719
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/719/384
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 José Paulo Braccini Fagundes
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 José Paulo Braccini Fagundes
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
dc.source.none.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 4 (2018): Edição Especial - III EHM
2525-7870
10.23899/relacult.v4i0
reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron:CLAEC
instname_str Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron_str CLAEC
institution CLAEC
reponame_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
collection RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository.name.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
repository.mail.fl_str_mv relacult@claec.org || periodicos@claec.org
_version_ 1808042489275219968