Os jovens e as relações com o saber: elementos para construção de uma pesquisa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
Texto Completo: | http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/258 |
Resumo: | Este trabalho busca aprofundar alguns aspectos teóricos de uma pesquisa de mestrado intitulada Os jovens no ensino fundamental e a relação com o saber: um estudo de caso no município de Santa Maria/RS. A pesquisa tem por objetivo refletir sobre o processo de escolarização de jovens com mais de 15 anos de idade que ainda se encontram no Ensino Fundamental visando compreender como os jovens se relacionam com o saber. A distorção idade-série, a produção das situações de fracasso escolar, os índices de avaliação nacional, todos estes corroboram para a evidência deste tema. Compreender quem são os jovens, quais as relações que eles estabelecem entre o saber escolar e em até que ponto a escola privilegia a construção dessa relação, quais as culturas que permeiam a escola e de que forma podemos nos aproximar deles para superar as dificuldades no trajeto escolar e conduzir o processo formativo ultrapassando a distorção idade-série torna-se o eixo central de nossa reflexão. |
id |
CLAEC-1_17e32f1a0274b8747dbd9de8a9a2ff6b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.claec.org:article/258 |
network_acronym_str |
CLAEC-1 |
network_name_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
spelling |
Os jovens e as relações com o saber: elementos para construção de uma pesquisaDistorção idade-série, Escolarização, Jovens, Relação com o saber, Situações de fracasso escolar.Este trabalho busca aprofundar alguns aspectos teóricos de uma pesquisa de mestrado intitulada Os jovens no ensino fundamental e a relação com o saber: um estudo de caso no município de Santa Maria/RS. A pesquisa tem por objetivo refletir sobre o processo de escolarização de jovens com mais de 15 anos de idade que ainda se encontram no Ensino Fundamental visando compreender como os jovens se relacionam com o saber. A distorção idade-série, a produção das situações de fracasso escolar, os índices de avaliação nacional, todos estes corroboram para a evidência deste tema. Compreender quem são os jovens, quais as relações que eles estabelecem entre o saber escolar e em até que ponto a escola privilegia a construção dessa relação, quais as culturas que permeiam a escola e de que forma podemos nos aproximar deles para superar as dificuldades no trajeto escolar e conduzir o processo formativo ultrapassando a distorção idade-série torna-se o eixo central de nossa reflexão.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em CulturaCAPESMartinez, LucasSalva, Sueli2016-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/25810.23899/relacult.v2i4.258RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 2 (2016): Edição Especial - II EHM; 99-1062525-787010.23899/relacult.v2i4reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/258/110http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/downloadSuppFile/258/38Direitos autorais 2017 Lucas Martinez, Sueli Salvahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-05T23:06:07Zoai:ojs.periodicos.claec.org:article/258Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oai2525-78702525-7870opendoar:null2020-06-25 22:15:45.667RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os jovens e as relações com o saber: elementos para construção de uma pesquisa |
title |
Os jovens e as relações com o saber: elementos para construção de uma pesquisa |
spellingShingle |
Os jovens e as relações com o saber: elementos para construção de uma pesquisa Martinez, Lucas Distorção idade-série, Escolarização, Jovens, Relação com o saber, Situações de fracasso escolar. |
title_short |
Os jovens e as relações com o saber: elementos para construção de uma pesquisa |
title_full |
Os jovens e as relações com o saber: elementos para construção de uma pesquisa |
title_fullStr |
Os jovens e as relações com o saber: elementos para construção de uma pesquisa |
title_full_unstemmed |
Os jovens e as relações com o saber: elementos para construção de uma pesquisa |
title_sort |
Os jovens e as relações com o saber: elementos para construção de uma pesquisa |
author |
Martinez, Lucas |
author_facet |
Martinez, Lucas Salva, Sueli |
author_role |
author |
author2 |
Salva, Sueli |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CAPES |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martinez, Lucas Salva, Sueli |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Distorção idade-série, Escolarização, Jovens, Relação com o saber, Situações de fracasso escolar. |
topic |
Distorção idade-série, Escolarização, Jovens, Relação com o saber, Situações de fracasso escolar. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Este trabalho busca aprofundar alguns aspectos teóricos de uma pesquisa de mestrado intitulada Os jovens no ensino fundamental e a relação com o saber: um estudo de caso no município de Santa Maria/RS. A pesquisa tem por objetivo refletir sobre o processo de escolarização de jovens com mais de 15 anos de idade que ainda se encontram no Ensino Fundamental visando compreender como os jovens se relacionam com o saber. A distorção idade-série, a produção das situações de fracasso escolar, os índices de avaliação nacional, todos estes corroboram para a evidência deste tema. Compreender quem são os jovens, quais as relações que eles estabelecem entre o saber escolar e em até que ponto a escola privilegia a construção dessa relação, quais as culturas que permeiam a escola e de que forma podemos nos aproximar deles para superar as dificuldades no trajeto escolar e conduzir o processo formativo ultrapassando a distorção idade-série torna-se o eixo central de nossa reflexão. |
description |
Este trabalho busca aprofundar alguns aspectos teóricos de uma pesquisa de mestrado intitulada Os jovens no ensino fundamental e a relação com o saber: um estudo de caso no município de Santa Maria/RS. A pesquisa tem por objetivo refletir sobre o processo de escolarização de jovens com mais de 15 anos de idade que ainda se encontram no Ensino Fundamental visando compreender como os jovens se relacionam com o saber. A distorção idade-série, a produção das situações de fracasso escolar, os índices de avaliação nacional, todos estes corroboram para a evidência deste tema. Compreender quem são os jovens, quais as relações que eles estabelecem entre o saber escolar e em até que ponto a escola privilegia a construção dessa relação, quais as culturas que permeiam a escola e de que forma podemos nos aproximar deles para superar as dificuldades no trajeto escolar e conduzir o processo formativo ultrapassando a distorção idade-série torna-se o eixo central de nossa reflexão. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/258 10.23899/relacult.v2i4.258 |
url |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/258 |
identifier_str_mv |
10.23899/relacult.v2i4.258 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/258/110 http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/downloadSuppFile/258/38 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Lucas Martinez, Sueli Salva http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Lucas Martinez, Sueli Salva http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
dc.source.none.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 2 (2016): Edição Especial - II EHM; 99-106 2525-7870 10.23899/relacult.v2i4 reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) instacron:CLAEC |
reponame_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
collection |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
instname_str |
Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
instacron_str |
CLAEC |
institution |
CLAEC |
repository.name.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1674121102210629632 |