Os jovens e as relações com o saber: elementos para construção de uma pesquisa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martinez, Lucas
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Salva, Sueli
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/258
Resumo: Este trabalho busca aprofundar alguns aspectos  teóricos de uma pesquisa de mestrado intitulada Os jovens no ensino fundamental e a relação com o saber: um estudo de caso no município de Santa Maria/RS. A pesquisa tem por objetivo refletir sobre o processo de escolarização de jovens com mais de 15 anos de idade que ainda se encontram no Ensino Fundamental visando compreender como os jovens se relacionam com o saber. A distorção idade-série, a produção das situações de fracasso escolar, os índices de avaliação nacional, todos estes corroboram para a evidência deste tema. Compreender quem são os jovens, quais as relações que eles estabelecem entre o saber escolar e em até que ponto a escola privilegia a construção dessa relação, quais as culturas que permeiam a escola e de que forma podemos nos aproximar deles para superar as dificuldades no trajeto escolar e conduzir o processo formativo ultrapassando a distorção idade-série torna-se o eixo central de nossa reflexão.
id CLAEC-1_17e32f1a0274b8747dbd9de8a9a2ff6b
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.claec.org:article/258
network_acronym_str CLAEC-1
network_name_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
spelling Os jovens e as relações com o saber: elementos para construção de uma pesquisaDistorção idade-série, Escolarização, Jovens, Relação com o saber, Situações de fracasso escolar.Este trabalho busca aprofundar alguns aspectos  teóricos de uma pesquisa de mestrado intitulada Os jovens no ensino fundamental e a relação com o saber: um estudo de caso no município de Santa Maria/RS. A pesquisa tem por objetivo refletir sobre o processo de escolarização de jovens com mais de 15 anos de idade que ainda se encontram no Ensino Fundamental visando compreender como os jovens se relacionam com o saber. A distorção idade-série, a produção das situações de fracasso escolar, os índices de avaliação nacional, todos estes corroboram para a evidência deste tema. Compreender quem são os jovens, quais as relações que eles estabelecem entre o saber escolar e em até que ponto a escola privilegia a construção dessa relação, quais as culturas que permeiam a escola e de que forma podemos nos aproximar deles para superar as dificuldades no trajeto escolar e conduzir o processo formativo ultrapassando a distorção idade-série torna-se o eixo central de nossa reflexão.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em CulturaCAPESMartinez, LucasSalva, Sueli2016-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/25810.23899/relacult.v2i4.258RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 2 (2016): Edição Especial - II EHM; 99-1062525-787010.23899/relacult.v2i4reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/258/110http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/downloadSuppFile/258/38Direitos autorais 2017 Lucas Martinez, Sueli Salvahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-05T23:06:07Zoai:ojs.periodicos.claec.org:article/258Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oai2525-78702525-7870opendoar:null2020-06-25 22:15:45.667RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)true
dc.title.none.fl_str_mv Os jovens e as relações com o saber: elementos para construção de uma pesquisa
title Os jovens e as relações com o saber: elementos para construção de uma pesquisa
spellingShingle Os jovens e as relações com o saber: elementos para construção de uma pesquisa
Martinez, Lucas
Distorção idade-série, Escolarização, Jovens, Relação com o saber, Situações de fracasso escolar.
title_short Os jovens e as relações com o saber: elementos para construção de uma pesquisa
title_full Os jovens e as relações com o saber: elementos para construção de uma pesquisa
title_fullStr Os jovens e as relações com o saber: elementos para construção de uma pesquisa
title_full_unstemmed Os jovens e as relações com o saber: elementos para construção de uma pesquisa
title_sort Os jovens e as relações com o saber: elementos para construção de uma pesquisa
author Martinez, Lucas
author_facet Martinez, Lucas
Salva, Sueli
author_role author
author2 Salva, Sueli
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES
dc.contributor.author.fl_str_mv Martinez, Lucas
Salva, Sueli
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Distorção idade-série, Escolarização, Jovens, Relação com o saber, Situações de fracasso escolar.
topic Distorção idade-série, Escolarização, Jovens, Relação com o saber, Situações de fracasso escolar.
dc.description.none.fl_txt_mv Este trabalho busca aprofundar alguns aspectos  teóricos de uma pesquisa de mestrado intitulada Os jovens no ensino fundamental e a relação com o saber: um estudo de caso no município de Santa Maria/RS. A pesquisa tem por objetivo refletir sobre o processo de escolarização de jovens com mais de 15 anos de idade que ainda se encontram no Ensino Fundamental visando compreender como os jovens se relacionam com o saber. A distorção idade-série, a produção das situações de fracasso escolar, os índices de avaliação nacional, todos estes corroboram para a evidência deste tema. Compreender quem são os jovens, quais as relações que eles estabelecem entre o saber escolar e em até que ponto a escola privilegia a construção dessa relação, quais as culturas que permeiam a escola e de que forma podemos nos aproximar deles para superar as dificuldades no trajeto escolar e conduzir o processo formativo ultrapassando a distorção idade-série torna-se o eixo central de nossa reflexão.
description Este trabalho busca aprofundar alguns aspectos  teóricos de uma pesquisa de mestrado intitulada Os jovens no ensino fundamental e a relação com o saber: um estudo de caso no município de Santa Maria/RS. A pesquisa tem por objetivo refletir sobre o processo de escolarização de jovens com mais de 15 anos de idade que ainda se encontram no Ensino Fundamental visando compreender como os jovens se relacionam com o saber. A distorção idade-série, a produção das situações de fracasso escolar, os índices de avaliação nacional, todos estes corroboram para a evidência deste tema. Compreender quem são os jovens, quais as relações que eles estabelecem entre o saber escolar e em até que ponto a escola privilegia a construção dessa relação, quais as culturas que permeiam a escola e de que forma podemos nos aproximar deles para superar as dificuldades no trajeto escolar e conduzir o processo formativo ultrapassando a distorção idade-série torna-se o eixo central de nossa reflexão.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/258
10.23899/relacult.v2i4.258
url http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/258
identifier_str_mv 10.23899/relacult.v2i4.258
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/258/110
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/downloadSuppFile/258/38
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Lucas Martinez, Sueli Salva
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Lucas Martinez, Sueli Salva
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
dc.source.none.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 2 (2016): Edição Especial - II EHM; 99-106
2525-7870
10.23899/relacult.v2i4
reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron:CLAEC
reponame_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
collection RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname_str Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron_str CLAEC
institution CLAEC
repository.name.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1674121102210629632