Escavar, descobrir e aprender: a arqueologia no processo de ensino-aprendizagem na Educação Básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Washington Kuklinski
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1567
Resumo: A disciplina História, na Educação Básica, tem como objetivo a análise das relações humanas desde o período da Pré-História até o período da decadência do Império Romano. O estudo sobre a Pré-História e a Antiguidade dos povos da Mesopotâmia, Egito, Grécia e Roma é distante cronologicamente e geograficamente da realidade dos estudantes brasileiros. Por este motivo, é um grande desafio para os professores de História o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem dessas temáticas. Por estes motivos, o objetivo deste trabalho é investigar e apresentar práticas docentes que, apesar do excesso de abstração para o desenvolvimento dos estudos históricos, que explorem em sala de aula projetos, atividades e práticas pedagógicas que auxiliem o conhecimento histórico sobre a pré-história e a antiguidade, tendo como base as experiências arqueológicas e a multiculturalidade no processo de aprendizagem.
id CLAEC-1_2ee8b0179b176d64a85c160c00879010
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.claec.org:article/1567
network_acronym_str CLAEC-1
network_name_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
spelling Escavar, descobrir e aprender: a arqueologia no processo de ensino-aprendizagem na Educação BásicaEducação; Ensino de História.Pré-História; Ensino-Aprendizagem; Sala de Aula; Multiculturalidade; Práticas Pedagógicas.A disciplina História, na Educação Básica, tem como objetivo a análise das relações humanas desde o período da Pré-História até o período da decadência do Império Romano. O estudo sobre a Pré-História e a Antiguidade dos povos da Mesopotâmia, Egito, Grécia e Roma é distante cronologicamente e geograficamente da realidade dos estudantes brasileiros. Por este motivo, é um grande desafio para os professores de História o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem dessas temáticas. Por estes motivos, o objetivo deste trabalho é investigar e apresentar práticas docentes que, apesar do excesso de abstração para o desenvolvimento dos estudos históricos, que explorem em sala de aula projetos, atividades e práticas pedagógicas que auxiliem o conhecimento histórico sobre a pré-história e a antiguidade, tendo como base as experiências arqueológicas e a multiculturalidade no processo de aprendizagem.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em CulturaPereira, Washington Kuklinski2019-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/156710.23899/relacult.v5i5.1567RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - II SEMLACult2525-787010.23899/relacult.v5i5reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1567/1026Direitos autorais 2019 Washington Kuklinski Pereirahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-05T23:05:26Zoai:ojs.periodicos.claec.org:article/1567Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oai2525-78702525-7870opendoar:null2020-06-25 22:16:01.327RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)true
dc.title.none.fl_str_mv Escavar, descobrir e aprender: a arqueologia no processo de ensino-aprendizagem na Educação Básica
title Escavar, descobrir e aprender: a arqueologia no processo de ensino-aprendizagem na Educação Básica
spellingShingle Escavar, descobrir e aprender: a arqueologia no processo de ensino-aprendizagem na Educação Básica
Pereira, Washington Kuklinski
Educação; Ensino de História.
Pré-História; Ensino-Aprendizagem; Sala de Aula; Multiculturalidade; Práticas Pedagógicas.
title_short Escavar, descobrir e aprender: a arqueologia no processo de ensino-aprendizagem na Educação Básica
title_full Escavar, descobrir e aprender: a arqueologia no processo de ensino-aprendizagem na Educação Básica
title_fullStr Escavar, descobrir e aprender: a arqueologia no processo de ensino-aprendizagem na Educação Básica
title_full_unstemmed Escavar, descobrir e aprender: a arqueologia no processo de ensino-aprendizagem na Educação Básica
title_sort Escavar, descobrir e aprender: a arqueologia no processo de ensino-aprendizagem na Educação Básica
author Pereira, Washington Kuklinski
author_facet Pereira, Washington Kuklinski
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Washington Kuklinski
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Ensino de História.
Pré-História; Ensino-Aprendizagem; Sala de Aula; Multiculturalidade; Práticas Pedagógicas.
topic Educação; Ensino de História.
Pré-História; Ensino-Aprendizagem; Sala de Aula; Multiculturalidade; Práticas Pedagógicas.
dc.description.none.fl_txt_mv A disciplina História, na Educação Básica, tem como objetivo a análise das relações humanas desde o período da Pré-História até o período da decadência do Império Romano. O estudo sobre a Pré-História e a Antiguidade dos povos da Mesopotâmia, Egito, Grécia e Roma é distante cronologicamente e geograficamente da realidade dos estudantes brasileiros. Por este motivo, é um grande desafio para os professores de História o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem dessas temáticas. Por estes motivos, o objetivo deste trabalho é investigar e apresentar práticas docentes que, apesar do excesso de abstração para o desenvolvimento dos estudos históricos, que explorem em sala de aula projetos, atividades e práticas pedagógicas que auxiliem o conhecimento histórico sobre a pré-história e a antiguidade, tendo como base as experiências arqueológicas e a multiculturalidade no processo de aprendizagem.
description A disciplina História, na Educação Básica, tem como objetivo a análise das relações humanas desde o período da Pré-História até o período da decadência do Império Romano. O estudo sobre a Pré-História e a Antiguidade dos povos da Mesopotâmia, Egito, Grécia e Roma é distante cronologicamente e geograficamente da realidade dos estudantes brasileiros. Por este motivo, é um grande desafio para os professores de História o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem dessas temáticas. Por estes motivos, o objetivo deste trabalho é investigar e apresentar práticas docentes que, apesar do excesso de abstração para o desenvolvimento dos estudos históricos, que explorem em sala de aula projetos, atividades e práticas pedagógicas que auxiliem o conhecimento histórico sobre a pré-história e a antiguidade, tendo como base as experiências arqueológicas e a multiculturalidade no processo de aprendizagem.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1567
10.23899/relacult.v5i5.1567
url http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1567
identifier_str_mv 10.23899/relacult.v5i5.1567
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1567/1026
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Washington Kuklinski Pereira
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Washington Kuklinski Pereira
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
dc.source.none.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - II SEMLACult
2525-7870
10.23899/relacult.v5i5
reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron:CLAEC
reponame_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
collection RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname_str Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron_str CLAEC
institution CLAEC
repository.name.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1674121102624817153