fala e escrita de gírias: análise, descrição e possibilidades em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Rocha Silva, Daniel
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/656
Resumo: O presente trabalho traz uma análise acerca de gíria, passando pela sua exclusão (ou tentativa) até a sua contribuição para o ensino de Língua Portuguesa em sala de aula. A fundamentação teórica baseia-se em Bagno (2006 e 2009), Marcuschi (2007), Castilho (2009), dentre outros; além de ressaltar os orientadores: LDB (1996) e PCN (1998). O ensino de língua deve ser debatido, não colocando as regras gramaticais como únicas, mas trazendo a variedade linguística do aluno para o centro do debate e, consequentemente, inseri-lo na construção do conhecimento, este passando pelo questionamento.
id CLAEC-1_34ae8f9558121f055b2d220db786f608
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.claec.org:article/656
network_acronym_str CLAEC-1
network_name_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
spelling fala e escrita de gírias: análise, descrição e possibilidades em sala de aulaCiências HumanasO presente trabalho traz uma análise acerca de gíria, passando pela sua exclusão (ou tentativa) até a sua contribuição para o ensino de Língua Portuguesa em sala de aula. A fundamentação teórica baseia-se em Bagno (2006 e 2009), Marcuschi (2007), Castilho (2009), dentre outros; além de ressaltar os orientadores: LDB (1996) e PCN (1998). O ensino de língua deve ser debatido, não colocando as regras gramaticais como únicas, mas trazendo a variedade linguística do aluno para o centro do debate e, consequentemente, inseri-lo na construção do conhecimento, este passando pelo questionamento.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Culturada Rocha Silva, Daniel2018-09-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/65610.23899/relacult.v4i1.656RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 4, n. 1 (2018)2525-787010.23899/relacult.v4i1reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/656/499Direitos autorais 2018 Daniel da Rocha Silvahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-05T23:05:26Zoai:ojs.periodicos.claec.org:article/656Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oai2525-78702525-7870opendoar:null2020-06-25 22:16:14.975RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)true
dc.title.none.fl_str_mv fala e escrita de gírias: análise, descrição e possibilidades em sala de aula
title fala e escrita de gírias: análise, descrição e possibilidades em sala de aula
spellingShingle fala e escrita de gírias: análise, descrição e possibilidades em sala de aula
da Rocha Silva, Daniel
Ciências Humanas
title_short fala e escrita de gírias: análise, descrição e possibilidades em sala de aula
title_full fala e escrita de gírias: análise, descrição e possibilidades em sala de aula
title_fullStr fala e escrita de gírias: análise, descrição e possibilidades em sala de aula
title_full_unstemmed fala e escrita de gírias: análise, descrição e possibilidades em sala de aula
title_sort fala e escrita de gírias: análise, descrição e possibilidades em sala de aula
author da Rocha Silva, Daniel
author_facet da Rocha Silva, Daniel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv da Rocha Silva, Daniel
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Humanas
topic Ciências Humanas
dc.description.none.fl_txt_mv O presente trabalho traz uma análise acerca de gíria, passando pela sua exclusão (ou tentativa) até a sua contribuição para o ensino de Língua Portuguesa em sala de aula. A fundamentação teórica baseia-se em Bagno (2006 e 2009), Marcuschi (2007), Castilho (2009), dentre outros; além de ressaltar os orientadores: LDB (1996) e PCN (1998). O ensino de língua deve ser debatido, não colocando as regras gramaticais como únicas, mas trazendo a variedade linguística do aluno para o centro do debate e, consequentemente, inseri-lo na construção do conhecimento, este passando pelo questionamento.
description O presente trabalho traz uma análise acerca de gíria, passando pela sua exclusão (ou tentativa) até a sua contribuição para o ensino de Língua Portuguesa em sala de aula. A fundamentação teórica baseia-se em Bagno (2006 e 2009), Marcuschi (2007), Castilho (2009), dentre outros; além de ressaltar os orientadores: LDB (1996) e PCN (1998). O ensino de língua deve ser debatido, não colocando as regras gramaticais como únicas, mas trazendo a variedade linguística do aluno para o centro do debate e, consequentemente, inseri-lo na construção do conhecimento, este passando pelo questionamento.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-13
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/656
10.23899/relacult.v4i1.656
url http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/656
identifier_str_mv 10.23899/relacult.v4i1.656
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/656/499
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Daniel da Rocha Silva
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Daniel da Rocha Silva
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
dc.source.none.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 4, n. 1 (2018)
2525-7870
10.23899/relacult.v4i1
reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron:CLAEC
reponame_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
collection RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname_str Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron_str CLAEC
institution CLAEC
repository.name.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1674121102762180608