O uso do WhatsApp no contexto educacional em tempos de Cibercultura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brum, Paula Fernanda Rodrigues
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Correa, Janaína Martins, Machado, Juliana Brandão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1231
Resumo: O referido artigo busca relatar as diversas formas de interação e como se dá o uso dos grupos do aplicativo disponível para celular WhatsApp em duas  escolas urbanas dos municípios de Herval e Santa Vitória do Palmar, no estado do Rio Grande do Sul. Busca-se compreender se o aplicativo de Whatsapp pode ser inserido como uma ferramenta pedagógica entre os estudantes nos referidos municípios pela facilidade de acesso e por ser extremamente popular atualmente. A metodologia utilizada na pesquisa foi exploratória e como instrumento de coleta de dados optamos pelo questionário, que vai ao encontro dos conceitos referenciados pelos teóricos como Pretto, Castells e Santos, que propõem uma prática tecnológica no processo de ensino e aprendizagem, constituindo um novo perfil entre o professor e o estudante.
id CLAEC-1_384b2059c411f4c171d80cd9880b0c69
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.claec.org:article/1231
network_acronym_str CLAEC-1
network_name_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
spelling O uso do WhatsApp no contexto educacional em tempos de CiberculturaO referido artigo busca relatar as diversas formas de interação e como se dá o uso dos grupos do aplicativo disponível para celular WhatsApp em duas  escolas urbanas dos municípios de Herval e Santa Vitória do Palmar, no estado do Rio Grande do Sul. Busca-se compreender se o aplicativo de Whatsapp pode ser inserido como uma ferramenta pedagógica entre os estudantes nos referidos municípios pela facilidade de acesso e por ser extremamente popular atualmente. A metodologia utilizada na pesquisa foi exploratória e como instrumento de coleta de dados optamos pelo questionário, que vai ao encontro dos conceitos referenciados pelos teóricos como Pretto, Castells e Santos, que propõem uma prática tecnológica no processo de ensino e aprendizagem, constituindo um novo perfil entre o professor e o estudante.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em CulturaBrum, Paula Fernanda RodriguesCorrea, Janaína MartinsMachado, Juliana Brandão2019-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/123110.23899/relacult.v5i4.1231RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM2525-787010.23899/relacult.v5i4reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1231/835Direitos autorais 2019 Paula Fernanda Rodrigues Brum, Janaína Martins Correa, Juliana Brandão Machadohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-05T23:04:52Zoai:ojs.periodicos.claec.org:article/1231Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oai2525-78702525-7870opendoar:null2020-06-25 22:15:27.002RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)true
dc.title.none.fl_str_mv O uso do WhatsApp no contexto educacional em tempos de Cibercultura
title O uso do WhatsApp no contexto educacional em tempos de Cibercultura
spellingShingle O uso do WhatsApp no contexto educacional em tempos de Cibercultura
Brum, Paula Fernanda Rodrigues
title_short O uso do WhatsApp no contexto educacional em tempos de Cibercultura
title_full O uso do WhatsApp no contexto educacional em tempos de Cibercultura
title_fullStr O uso do WhatsApp no contexto educacional em tempos de Cibercultura
title_full_unstemmed O uso do WhatsApp no contexto educacional em tempos de Cibercultura
title_sort O uso do WhatsApp no contexto educacional em tempos de Cibercultura
author Brum, Paula Fernanda Rodrigues
author_facet Brum, Paula Fernanda Rodrigues
Correa, Janaína Martins
Machado, Juliana Brandão
author_role author
author2 Correa, Janaína Martins
Machado, Juliana Brandão
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Brum, Paula Fernanda Rodrigues
Correa, Janaína Martins
Machado, Juliana Brandão
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.description.none.fl_txt_mv O referido artigo busca relatar as diversas formas de interação e como se dá o uso dos grupos do aplicativo disponível para celular WhatsApp em duas  escolas urbanas dos municípios de Herval e Santa Vitória do Palmar, no estado do Rio Grande do Sul. Busca-se compreender se o aplicativo de Whatsapp pode ser inserido como uma ferramenta pedagógica entre os estudantes nos referidos municípios pela facilidade de acesso e por ser extremamente popular atualmente. A metodologia utilizada na pesquisa foi exploratória e como instrumento de coleta de dados optamos pelo questionário, que vai ao encontro dos conceitos referenciados pelos teóricos como Pretto, Castells e Santos, que propõem uma prática tecnológica no processo de ensino e aprendizagem, constituindo um novo perfil entre o professor e o estudante.
description O referido artigo busca relatar as diversas formas de interação e como se dá o uso dos grupos do aplicativo disponível para celular WhatsApp em duas  escolas urbanas dos municípios de Herval e Santa Vitória do Palmar, no estado do Rio Grande do Sul. Busca-se compreender se o aplicativo de Whatsapp pode ser inserido como uma ferramenta pedagógica entre os estudantes nos referidos municípios pela facilidade de acesso e por ser extremamente popular atualmente. A metodologia utilizada na pesquisa foi exploratória e como instrumento de coleta de dados optamos pelo questionário, que vai ao encontro dos conceitos referenciados pelos teóricos como Pretto, Castells e Santos, que propõem uma prática tecnológica no processo de ensino e aprendizagem, constituindo um novo perfil entre o professor e o estudante.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-05
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1231
10.23899/relacult.v5i4.1231
url http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1231
identifier_str_mv 10.23899/relacult.v5i4.1231
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1231/835
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Paula Fernanda Rodrigues Brum, Janaína Martins Correa, Juliana Brandão Machado
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Paula Fernanda Rodrigues Brum, Janaína Martins Correa, Juliana Brandão Machado
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
dc.source.none.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM
2525-7870
10.23899/relacult.v5i4
reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron:CLAEC
reponame_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
collection RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname_str Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron_str CLAEC
institution CLAEC
repository.name.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1674121101709410304