Prática Jornalística e Formação: compreensões sobre o Jornal do Dária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paiva, Élica Luiza
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Santos, Fabiana Pereira dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1067
Resumo: Este artigo traz a narrativa de uma investigação que busca compreender como a prática jornalística para um jornal escolar impresso, realizada por alunos do Ensino Médio, contribui para a sua formação. Essa foi a intenção desta pesquisa que teve como campo empírico o Jornal do Dária, produzido pelos alunos do segundo e terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Dária Viana de Queiroz da cidade de Barra do Choça-Ba. Para chegar a essa compreensão foi utilizado como objeto de estudo o processo formativo que emerge da produção do Jornal do Dária. A pesquisa foi norteada pelo método do estudo de caso e dentre as técnicas metodológicas estão: a observação, aplicação de questionário, realizações de entrevista e grupo focal. As discussões emergiram de referenciais teóricos sobre formação, currículo e jornalismo. Dentre as compreensões obtidas nesta pesquisa está a de que a prática jornalística na escola contribuiu para a formação dos estudantes que participaram da produção do Jornal do Dária.
id CLAEC-1_3d618fedbd325ade851e99d33433ce7b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1067
network_acronym_str CLAEC-1
network_name_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository_id_str
spelling Prática Jornalística e Formação: compreensões sobre o Jornal do DáriaEducaçãoComunicaçãoCiências SociaisCiências HumanasAmérica LatinaEste artigo traz a narrativa de uma investigação que busca compreender como a prática jornalística para um jornal escolar impresso, realizada por alunos do Ensino Médio, contribui para a sua formação. Essa foi a intenção desta pesquisa que teve como campo empírico o Jornal do Dária, produzido pelos alunos do segundo e terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Dária Viana de Queiroz da cidade de Barra do Choça-Ba. Para chegar a essa compreensão foi utilizado como objeto de estudo o processo formativo que emerge da produção do Jornal do Dária. A pesquisa foi norteada pelo método do estudo de caso e dentre as técnicas metodológicas estão: a observação, aplicação de questionário, realizações de entrevista e grupo focal. As discussões emergiram de referenciais teóricos sobre formação, currículo e jornalismo. Dentre as compreensões obtidas nesta pesquisa está a de que a prática jornalística na escola contribuiu para a formação dos estudantes que participaram da produção do Jornal do Dária.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2018-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/106710.23899/relacult.v4i3.1067RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 4 n. 3 (2018)2525-787010.23899/relacult.v4i3reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1067/997Copyright (c) 2019 Fabiana Pereira dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessPaiva, Élica LuizaSantos, Fabiana Pereira dos2019-11-03T18:51:07Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1067Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2019-11-03T18:51:07RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false
dc.title.none.fl_str_mv Prática Jornalística e Formação: compreensões sobre o Jornal do Dária
title Prática Jornalística e Formação: compreensões sobre o Jornal do Dária
spellingShingle Prática Jornalística e Formação: compreensões sobre o Jornal do Dária
Paiva, Élica Luiza
Educação
Comunicação
Ciências Sociais
Ciências Humanas
América Latina
title_short Prática Jornalística e Formação: compreensões sobre o Jornal do Dária
title_full Prática Jornalística e Formação: compreensões sobre o Jornal do Dária
title_fullStr Prática Jornalística e Formação: compreensões sobre o Jornal do Dária
title_full_unstemmed Prática Jornalística e Formação: compreensões sobre o Jornal do Dária
title_sort Prática Jornalística e Formação: compreensões sobre o Jornal do Dária
author Paiva, Élica Luiza
author_facet Paiva, Élica Luiza
Santos, Fabiana Pereira dos
author_role author
author2 Santos, Fabiana Pereira dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paiva, Élica Luiza
Santos, Fabiana Pereira dos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Comunicação
Ciências Sociais
Ciências Humanas
América Latina
topic Educação
Comunicação
Ciências Sociais
Ciências Humanas
América Latina
description Este artigo traz a narrativa de uma investigação que busca compreender como a prática jornalística para um jornal escolar impresso, realizada por alunos do Ensino Médio, contribui para a sua formação. Essa foi a intenção desta pesquisa que teve como campo empírico o Jornal do Dária, produzido pelos alunos do segundo e terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Dária Viana de Queiroz da cidade de Barra do Choça-Ba. Para chegar a essa compreensão foi utilizado como objeto de estudo o processo formativo que emerge da produção do Jornal do Dária. A pesquisa foi norteada pelo método do estudo de caso e dentre as técnicas metodológicas estão: a observação, aplicação de questionário, realizações de entrevista e grupo focal. As discussões emergiram de referenciais teóricos sobre formação, currículo e jornalismo. Dentre as compreensões obtidas nesta pesquisa está a de que a prática jornalística na escola contribuiu para a formação dos estudantes que participaram da produção do Jornal do Dária.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1067
10.23899/relacult.v4i3.1067
url http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1067
identifier_str_mv 10.23899/relacult.v4i3.1067
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1067/997
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Fabiana Pereira dos Santos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Fabiana Pereira dos Santos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
dc.source.none.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 4 n. 3 (2018)
2525-7870
10.23899/relacult.v4i3
reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron:CLAEC
instname_str Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron_str CLAEC
institution CLAEC
reponame_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
collection RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository.name.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
repository.mail.fl_str_mv relacult@claec.org || periodicos@claec.org
_version_ 1808042490137149440