A relevância filosófica do conceito de Neutro de Roland Barthes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
Texto Completo: | http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/873 |
Resumo: | Este artigo pretende destacar a influência e a relevância filosófica do conceito de Neutro, do intelectual francês Roland Barthes. O Neutro corresponde a tudo que burla o paradigma da oposição binária da criação de sentido, portanto, ele é uma “terceira via”. Visto que tal conceito não se deixa apreender de forma dogmática e sistemática, o autor utilizou vinte e três figuras a fim de mostrar as possíveis “encarnações” do Neutro: cada uma dessas figuras é, ao mesmo tempo, busca e “mostração” do mesmo. Foram abordadas neste estudo apenas duas delas para não torná-lo demasiadamente extenso. O caráter filosófico do Neutro está intimamente ligado ao ceticismo do grego Pírron, e, em última instância, visa a uma ética, pois conduz a uma “felicidade”. |
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A relevância filosófica do conceito de Neutro de Roland BarthesFilosofia; Ética; Ceticismo; InterdisciplinarBarthes; Neutro; Terceira via; Ceticismo; Ética.Este artigo pretende destacar a influência e a relevância filosófica do conceito de Neutro, do intelectual francês Roland Barthes. O Neutro corresponde a tudo que burla o paradigma da oposição binária da criação de sentido, portanto, ele é uma “terceira via”. Visto que tal conceito não se deixa apreender de forma dogmática e sistemática, o autor utilizou vinte e três figuras a fim de mostrar as possíveis “encarnações” do Neutro: cada uma dessas figuras é, ao mesmo tempo, busca e “mostração” do mesmo. Foram abordadas neste estudo apenas duas delas para não torná-lo demasiadamente extenso. O caráter filosófico do Neutro está intimamente ligado ao ceticismo do grego Pírron, e, em última instância, visa a uma ética, pois conduz a uma “felicidade”.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em CulturaBastos, Almir SodréMelgar Junior, Eduardo Garralaga2019-06-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/87310.23899/relacult.v5i1.873RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5, n. 1 (2019)2525-787010.23899/relacult.v5i1reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/873/1068Direitos autorais 2019 Almir Sodré Bastos, Eduardo Garralaga Melgar Juniorhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-05T23:04:52Zoai:ojs.periodicos.claec.org:article/873Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oai2525-78702525-7870opendoar:null2020-06-25 22:15:30.086RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)true |
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Este artigo pretende destacar a influência e a relevância filosófica do conceito de Neutro, do intelectual francês Roland Barthes. O Neutro corresponde a tudo que burla o paradigma da oposição binária da criação de sentido, portanto, ele é uma “terceira via”. Visto que tal conceito não se deixa apreender de forma dogmática e sistemática, o autor utilizou vinte e três figuras a fim de mostrar as possíveis “encarnações” do Neutro: cada uma dessas figuras é, ao mesmo tempo, busca e “mostração” do mesmo. Foram abordadas neste estudo apenas duas delas para não torná-lo demasiadamente extenso. O caráter filosófico do Neutro está intimamente ligado ao ceticismo do grego Pírron, e, em última instância, visa a uma ética, pois conduz a uma “felicidade”. |
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