Veredas da leitura literária para a primeira infância: narrativas autobiográficas de uma escritora cearense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares dos Anjos, Ana Maura
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1843
Resumo: A narrativa literária possibilita ao leitor infantil, através da arte, a compreensão sobre as experiencias da vida em sua complexidade. Desse modo, o presente trabalho de natureza qualitativa situa-se no âmbito da Pesquisa (auto)biográfica em Educação e tem como método de investigação a narrativa autobiográfica para a constituição do corpus da pesquisa. Nesse sentido, objetivamos dialogar sobre o letramento literário a partir de minha narrativa autobiográfica como escritora de obras de literatura infantil. O evidencia a importância das políticas públicas para o letramento e para a identificação, valorização e divulgação do trabalho de escritores e artistas. Os livros da coleção ‘De casa para a escola’ têm evidenciado a literatura como caminho profícuo para o desenvolvimento do letramento literário, da formação de valores e apontam veredas para o trabalho com o desenvolvimento de habilidades socioemocionais na primeira infância. 
id CLAEC-1_91e1930975439bd5d5fe4388c641dff0
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.claec.org:article/1843
network_acronym_str CLAEC-1
network_name_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
spelling Veredas da leitura literária para a primeira infância: narrativas autobiográficas de uma escritora cearenseEducação; Criança; Letramento Literário;Letramento literário; Narrativa autobiografia; ValoresA narrativa literária possibilita ao leitor infantil, através da arte, a compreensão sobre as experiencias da vida em sua complexidade. Desse modo, o presente trabalho de natureza qualitativa situa-se no âmbito da Pesquisa (auto)biográfica em Educação e tem como método de investigação a narrativa autobiográfica para a constituição do corpus da pesquisa. Nesse sentido, objetivamos dialogar sobre o letramento literário a partir de minha narrativa autobiográfica como escritora de obras de literatura infantil. O evidencia a importância das políticas públicas para o letramento e para a identificação, valorização e divulgação do trabalho de escritores e artistas. Os livros da coleção ‘De casa para a escola’ têm evidenciado a literatura como caminho profícuo para o desenvolvimento do letramento literário, da formação de valores e apontam veredas para o trabalho com o desenvolvimento de habilidades socioemocionais na primeira infância. Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em CulturaTavares dos Anjos, Ana Maura2020-05-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/184310.23899/relacult.v6i1.1843RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 6, n. 1 (2020)2525-787010.23899/relacult.v6i1reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1843/1240Direitos autorais 2020 Ana Maura Tavares dos Anjoshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-06T15:20:01Zoai:ojs.periodicos.claec.org:article/1843Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oai2525-78702525-7870opendoar:null2020-06-25 22:17:27.159RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)true
dc.title.none.fl_str_mv Veredas da leitura literária para a primeira infância: narrativas autobiográficas de uma escritora cearense
title Veredas da leitura literária para a primeira infância: narrativas autobiográficas de uma escritora cearense
spellingShingle Veredas da leitura literária para a primeira infância: narrativas autobiográficas de uma escritora cearense
Tavares dos Anjos, Ana Maura
Educação; Criança; Letramento Literário;
Letramento literário; Narrativa autobiografia; Valores
title_short Veredas da leitura literária para a primeira infância: narrativas autobiográficas de uma escritora cearense
title_full Veredas da leitura literária para a primeira infância: narrativas autobiográficas de uma escritora cearense
title_fullStr Veredas da leitura literária para a primeira infância: narrativas autobiográficas de uma escritora cearense
title_full_unstemmed Veredas da leitura literária para a primeira infância: narrativas autobiográficas de uma escritora cearense
title_sort Veredas da leitura literária para a primeira infância: narrativas autobiográficas de uma escritora cearense
author Tavares dos Anjos, Ana Maura
author_facet Tavares dos Anjos, Ana Maura
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares dos Anjos, Ana Maura
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Criança; Letramento Literário;
Letramento literário; Narrativa autobiografia; Valores
topic Educação; Criança; Letramento Literário;
Letramento literário; Narrativa autobiografia; Valores
dc.description.none.fl_txt_mv A narrativa literária possibilita ao leitor infantil, através da arte, a compreensão sobre as experiencias da vida em sua complexidade. Desse modo, o presente trabalho de natureza qualitativa situa-se no âmbito da Pesquisa (auto)biográfica em Educação e tem como método de investigação a narrativa autobiográfica para a constituição do corpus da pesquisa. Nesse sentido, objetivamos dialogar sobre o letramento literário a partir de minha narrativa autobiográfica como escritora de obras de literatura infantil. O evidencia a importância das políticas públicas para o letramento e para a identificação, valorização e divulgação do trabalho de escritores e artistas. Os livros da coleção ‘De casa para a escola’ têm evidenciado a literatura como caminho profícuo para o desenvolvimento do letramento literário, da formação de valores e apontam veredas para o trabalho com o desenvolvimento de habilidades socioemocionais na primeira infância. 
description A narrativa literária possibilita ao leitor infantil, através da arte, a compreensão sobre as experiencias da vida em sua complexidade. Desse modo, o presente trabalho de natureza qualitativa situa-se no âmbito da Pesquisa (auto)biográfica em Educação e tem como método de investigação a narrativa autobiográfica para a constituição do corpus da pesquisa. Nesse sentido, objetivamos dialogar sobre o letramento literário a partir de minha narrativa autobiográfica como escritora de obras de literatura infantil. O evidencia a importância das políticas públicas para o letramento e para a identificação, valorização e divulgação do trabalho de escritores e artistas. Os livros da coleção ‘De casa para a escola’ têm evidenciado a literatura como caminho profícuo para o desenvolvimento do letramento literário, da formação de valores e apontam veredas para o trabalho com o desenvolvimento de habilidades socioemocionais na primeira infância. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-28
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1843
10.23899/relacult.v6i1.1843
url http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1843
identifier_str_mv 10.23899/relacult.v6i1.1843
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1843/1240
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Ana Maura Tavares dos Anjos
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Ana Maura Tavares dos Anjos
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
dc.source.none.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 6, n. 1 (2020)
2525-7870
10.23899/relacult.v6i1
reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron:CLAEC
reponame_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
collection RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname_str Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron_str CLAEC
institution CLAEC
repository.name.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1674121104496525312