A importância da cultura no ensino de Ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Flávia Almeida
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Yamazaki, Sérgio Choiti
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/755
Resumo: Este trabalho se propõe a refletir sobre a necessidade de ensinar Ciências sob uma perspectiva cultural, para que se forme em alunos a chamada cultura científica. Para tal, pretende-se identificar na epistemologia de Bachelard e Paulo Freire a importância da cultura como elemento intrínseco no estudo das Ciências, em sua própria construção e no ato de ensinar. Foi possível concluir que Bachelard e Freire, apesar de se situarem em campos distintos, apresentam similaridades quanto a necessária relevância da cultura que permeia o indivíduo e suas concepções dentro das Ciências, como a necessidade do rompimento entre o senso comum e o conhecimento científico, mostrando que o elemento cultural é fator decisivo no processo de construção do saber do indivíduo. Com base nos autores, conclui-se também que os fatores criticidade e conscientização do sujeito tornam positivo o ensino de Ciências, contrariando o viés tecnicista do ensino tradicional.  No entanto, ao se adotar essa perspectiva de ensinar em prol do estabelecimento de uma cultura científica, é notório que limitações surgirão no decorrer do caminhar docente, visto que o ensino se encontra inserido em uma tradição conteudista e formulista. Porém, as vantagens dessa “nova” forma de conceber o ensino de Ciências, podem contribuir com a melhoria a longo prazo da própria sociedade.
id CLAEC-1_9e0de7bb2f67bda9b9b03646c4f99e85
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/755
network_acronym_str CLAEC-1
network_name_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository_id_str
spelling A importância da cultura no ensino de Ciênciasculturaepistemologia bachelardianaFreire.Este trabalho se propõe a refletir sobre a necessidade de ensinar Ciências sob uma perspectiva cultural, para que se forme em alunos a chamada cultura científica. Para tal, pretende-se identificar na epistemologia de Bachelard e Paulo Freire a importância da cultura como elemento intrínseco no estudo das Ciências, em sua própria construção e no ato de ensinar. Foi possível concluir que Bachelard e Freire, apesar de se situarem em campos distintos, apresentam similaridades quanto a necessária relevância da cultura que permeia o indivíduo e suas concepções dentro das Ciências, como a necessidade do rompimento entre o senso comum e o conhecimento científico, mostrando que o elemento cultural é fator decisivo no processo de construção do saber do indivíduo. Com base nos autores, conclui-se também que os fatores criticidade e conscientização do sujeito tornam positivo o ensino de Ciências, contrariando o viés tecnicista do ensino tradicional.  No entanto, ao se adotar essa perspectiva de ensinar em prol do estabelecimento de uma cultura científica, é notório que limitações surgirão no decorrer do caminhar docente, visto que o ensino se encontra inserido em uma tradição conteudista e formulista. Porém, as vantagens dessa “nova” forma de conceber o ensino de Ciências, podem contribuir com a melhoria a longo prazo da própria sociedade.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2018-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/75510.23899/relacult.v4i0.755RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 4 (2018): Edição Especial - III EHM2525-787010.23899/relacult.v4i0reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/755/414Copyright (c) 2018 Flávia Almeida Silva, Sérgio Choiti Yamazakiinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Flávia AlmeidaYamazaki, Sérgio Choiti2019-05-06T01:38:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/755Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2019-05-06T01:38:15RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância da cultura no ensino de Ciências
title A importância da cultura no ensino de Ciências
spellingShingle A importância da cultura no ensino de Ciências
Silva, Flávia Almeida
cultura
epistemologia bachelardiana
Freire.
title_short A importância da cultura no ensino de Ciências
title_full A importância da cultura no ensino de Ciências
title_fullStr A importância da cultura no ensino de Ciências
title_full_unstemmed A importância da cultura no ensino de Ciências
title_sort A importância da cultura no ensino de Ciências
author Silva, Flávia Almeida
author_facet Silva, Flávia Almeida
Yamazaki, Sérgio Choiti
author_role author
author2 Yamazaki, Sérgio Choiti
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Flávia Almeida
Yamazaki, Sérgio Choiti
dc.subject.por.fl_str_mv cultura
epistemologia bachelardiana
Freire.
topic cultura
epistemologia bachelardiana
Freire.
description Este trabalho se propõe a refletir sobre a necessidade de ensinar Ciências sob uma perspectiva cultural, para que se forme em alunos a chamada cultura científica. Para tal, pretende-se identificar na epistemologia de Bachelard e Paulo Freire a importância da cultura como elemento intrínseco no estudo das Ciências, em sua própria construção e no ato de ensinar. Foi possível concluir que Bachelard e Freire, apesar de se situarem em campos distintos, apresentam similaridades quanto a necessária relevância da cultura que permeia o indivíduo e suas concepções dentro das Ciências, como a necessidade do rompimento entre o senso comum e o conhecimento científico, mostrando que o elemento cultural é fator decisivo no processo de construção do saber do indivíduo. Com base nos autores, conclui-se também que os fatores criticidade e conscientização do sujeito tornam positivo o ensino de Ciências, contrariando o viés tecnicista do ensino tradicional.  No entanto, ao se adotar essa perspectiva de ensinar em prol do estabelecimento de uma cultura científica, é notório que limitações surgirão no decorrer do caminhar docente, visto que o ensino se encontra inserido em uma tradição conteudista e formulista. Porém, as vantagens dessa “nova” forma de conceber o ensino de Ciências, podem contribuir com a melhoria a longo prazo da própria sociedade.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/755
10.23899/relacult.v4i0.755
url http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/755
identifier_str_mv 10.23899/relacult.v4i0.755
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/755/414
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Flávia Almeida Silva, Sérgio Choiti Yamazaki
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Flávia Almeida Silva, Sérgio Choiti Yamazaki
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
dc.source.none.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 4 (2018): Edição Especial - III EHM
2525-7870
10.23899/relacult.v4i0
reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron:CLAEC
instname_str Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron_str CLAEC
institution CLAEC
reponame_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
collection RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository.name.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
repository.mail.fl_str_mv relacult@claec.org || periodicos@claec.org
_version_ 1808042489598181376