Narrativas gaúchas: como o centauro dos pampas se transmutou em quimera
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
Texto Completo: | http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1703 |
Resumo: | O presente estudo tem por objetivo investigar a constituição da identidade cultural no discurso das narrativas gauchescas, levando em conta as representações do mito e não-mito presentes nos contos de Simões Lopes Neto e Cyro Martins, que habitam o imaginário do Rio Grande do Sul. Como corpus de análise, elegemos duas canções de bandas contemporâneas, Amigo Punk (1988) – Graforréia Xilarmônica – e Torpor Partes 2 e 3 (2014) – Cachorro Grande –, em que, busca-se compreender como este sujeito que agora habita um momento de fragmentação identitária é representado. Para tanto, elegemos como aporte teórico, os estudos de Stuart Hall acerca do sujeito contemporâneo. |
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Narrativas gaúchas: como o centauro dos pampas se transmutou em quimeraLiteratura; Cultura; Artes.Identidade cultural; gaúcho; Stuart Hall; Amigo Punk; Torpor partes 2 e 3.O presente estudo tem por objetivo investigar a constituição da identidade cultural no discurso das narrativas gauchescas, levando em conta as representações do mito e não-mito presentes nos contos de Simões Lopes Neto e Cyro Martins, que habitam o imaginário do Rio Grande do Sul. Como corpus de análise, elegemos duas canções de bandas contemporâneas, Amigo Punk (1988) – Graforréia Xilarmônica – e Torpor Partes 2 e 3 (2014) – Cachorro Grande –, em que, busca-se compreender como este sujeito que agora habita um momento de fragmentação identitária é representado. Para tanto, elegemos como aporte teórico, os estudos de Stuart Hall acerca do sujeito contemporâneo.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em CulturaUniversidade da Integração Latino-AmericanaMachado, Silas Rodriguesde Farias, Lais Dias2020-03-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/170310.23899/relacult.v5i3.1703RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5, n. 3 (2019)2525-787010.23899/relacult.v5i3reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1703/1161Direitos autorais 2020 Silas Rodrigues Machado, Lais Dias de Fariashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-06T15:20:01Zoai:ojs.periodicos.claec.org:article/1703Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oai2525-78702525-7870opendoar:null2020-06-25 22:17:11.371RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)true |
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