Uma Experiência de Pesquisa com as Crianças: Escuta, Participação e Proteção
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
Texto Completo: | http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1284 |
Resumo: | A proposta deste trabalho é analisar os movimentos e decisões com relação aos aspectos metodológicos de uma pesquisa de Mestrado, nas interfaces com o referencial teórico. A investigação foi realizada em uma escola pública de Educação Infantil, localizada na região metropolitana de Porto Alegre com crianças de quatro e cinco anos e tinha como objetivo analisar os processos de participação das crianças na produção e transformação dos espaços da escola. A partir daí, a temática a ser desenvolvida neste texto trata da relação indissociável entre a base teórica e os métodos de pesquisa, dando destaque para três questões: a escuta das necessidades das crianças no processo de pesquisa; a participação das crianças como um direito e como parte de uma posição política de considerá-las como atores sociais; e também, sobre a proteção, ou seja, sobre os direitos à imagem, a identificação e o esforço necessário em dimensionar o cuidado e a ética na pesquisa com crianças na relação com o direito a participação. Na parte final, destaca-se a possibilidade de uma pesquisa produzida no encontro com as crianças, não tomada como definida a priori e afastando-se da ideia de verificação de hipóteses, apontando assim como as decisões com relação aos métodos de aproximação e de produção de dados, são produzidos a partir de um modo de perceber as crianças. Neste caso, como potentes na sua relação com o mundo. |
id |
CLAEC-1_c861de05dfdce87aa658b75ba16da7b5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1284 |
network_acronym_str |
CLAEC-1 |
network_name_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma Experiência de Pesquisa com as Crianças: Escuta, Participação e Proteçãometodologia de pesquisaparticipação das criançaspesquisa com criançasA proposta deste trabalho é analisar os movimentos e decisões com relação aos aspectos metodológicos de uma pesquisa de Mestrado, nas interfaces com o referencial teórico. A investigação foi realizada em uma escola pública de Educação Infantil, localizada na região metropolitana de Porto Alegre com crianças de quatro e cinco anos e tinha como objetivo analisar os processos de participação das crianças na produção e transformação dos espaços da escola. A partir daí, a temática a ser desenvolvida neste texto trata da relação indissociável entre a base teórica e os métodos de pesquisa, dando destaque para três questões: a escuta das necessidades das crianças no processo de pesquisa; a participação das crianças como um direito e como parte de uma posição política de considerá-las como atores sociais; e também, sobre a proteção, ou seja, sobre os direitos à imagem, a identificação e o esforço necessário em dimensionar o cuidado e a ética na pesquisa com crianças na relação com o direito a participação. Na parte final, destaca-se a possibilidade de uma pesquisa produzida no encontro com as crianças, não tomada como definida a priori e afastando-se da ideia de verificação de hipóteses, apontando assim como as decisões com relação aos métodos de aproximação e de produção de dados, são produzidos a partir de um modo de perceber as crianças. Neste caso, como potentes na sua relação com o mundo.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2019-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/128410.23899/relacult.v5i4.1284RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM2525-787010.23899/relacult.v5i4reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1284/786Copyright (c) 2019 Eleonora das Neves Simõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessSimões, Eleonora das Neves2019-05-06T01:38:45Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1284Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2019-05-06T01:38:45RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma Experiência de Pesquisa com as Crianças: Escuta, Participação e Proteção |
title |
Uma Experiência de Pesquisa com as Crianças: Escuta, Participação e Proteção |
spellingShingle |
Uma Experiência de Pesquisa com as Crianças: Escuta, Participação e Proteção Simões, Eleonora das Neves metodologia de pesquisa participação das crianças pesquisa com crianças |
title_short |
Uma Experiência de Pesquisa com as Crianças: Escuta, Participação e Proteção |
title_full |
Uma Experiência de Pesquisa com as Crianças: Escuta, Participação e Proteção |
title_fullStr |
Uma Experiência de Pesquisa com as Crianças: Escuta, Participação e Proteção |
title_full_unstemmed |
Uma Experiência de Pesquisa com as Crianças: Escuta, Participação e Proteção |
title_sort |
Uma Experiência de Pesquisa com as Crianças: Escuta, Participação e Proteção |
author |
Simões, Eleonora das Neves |
author_facet |
Simões, Eleonora das Neves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Simões, Eleonora das Neves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
metodologia de pesquisa participação das crianças pesquisa com crianças |
topic |
metodologia de pesquisa participação das crianças pesquisa com crianças |
description |
A proposta deste trabalho é analisar os movimentos e decisões com relação aos aspectos metodológicos de uma pesquisa de Mestrado, nas interfaces com o referencial teórico. A investigação foi realizada em uma escola pública de Educação Infantil, localizada na região metropolitana de Porto Alegre com crianças de quatro e cinco anos e tinha como objetivo analisar os processos de participação das crianças na produção e transformação dos espaços da escola. A partir daí, a temática a ser desenvolvida neste texto trata da relação indissociável entre a base teórica e os métodos de pesquisa, dando destaque para três questões: a escuta das necessidades das crianças no processo de pesquisa; a participação das crianças como um direito e como parte de uma posição política de considerá-las como atores sociais; e também, sobre a proteção, ou seja, sobre os direitos à imagem, a identificação e o esforço necessário em dimensionar o cuidado e a ética na pesquisa com crianças na relação com o direito a participação. Na parte final, destaca-se a possibilidade de uma pesquisa produzida no encontro com as crianças, não tomada como definida a priori e afastando-se da ideia de verificação de hipóteses, apontando assim como as decisões com relação aos métodos de aproximação e de produção de dados, são produzidos a partir de um modo de perceber as crianças. Neste caso, como potentes na sua relação com o mundo. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1284 10.23899/relacult.v5i4.1284 |
url |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1284 |
identifier_str_mv |
10.23899/relacult.v5i4.1284 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1284/786 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Eleonora das Neves Simões info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Eleonora das Neves Simões |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
dc.source.none.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM 2525-7870 10.23899/relacult.v5i4 reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) instacron:CLAEC |
instname_str |
Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
instacron_str |
CLAEC |
institution |
CLAEC |
reponame_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
collection |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
repository.mail.fl_str_mv |
relacult@claec.org || periodicos@claec.org |
_version_ |
1808042490977058816 |