A inserção de ideias verdes em contexto escolar e sua influência na formação de cidadãos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
Texto Completo: | http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1019 |
Resumo: | Objetivo principal foi refletir, acompanhar e avaliar, a partir do projeto “Plantando o Futuro”, da UNISC, e assim compreender como ocorre a aprendizagem das ações de educação ambiental e a formação de multiplicadores, por meio de práticas de ideias verdes. Fundamentou-se nos princípios da educação ambiental crítica e transformadora e na metodologia da pesquisa-ação-participativa. A partir de um diagnóstico socioambiental foram identificadas as concepções de gestores, professores, funcionários e alunos sobre ambiente, sociedade e sustentabilidade, categorizando-as como “concepções e perspectivas particulares de ambiente”. Por fim, constituiu-se a implantação do referido projeto que, a partir de ações não formais de educação ambiental desenvolveu encontros semanais com estudantes de anos finais do Ensino Fundamental buscando ressignificar as percepções dos participantes através da realização de oficinas temáticas, sendo: horta escolar, composteira e reutilização de resíduos sólidos. |
id |
CLAEC-1_c9e906303a896da41b06c2572d7c392b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.claec.org:article/1019 |
network_acronym_str |
CLAEC-1 |
network_name_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
spelling |
A inserção de ideias verdes em contexto escolar e sua influência na formação de cidadãosEducação; InterdisciplinarFormação de Multiplicadores. Sustentabilidade. Comunidade Escolar. Meio Ambiente.Objetivo principal foi refletir, acompanhar e avaliar, a partir do projeto “Plantando o Futuro”, da UNISC, e assim compreender como ocorre a aprendizagem das ações de educação ambiental e a formação de multiplicadores, por meio de práticas de ideias verdes. Fundamentou-se nos princípios da educação ambiental crítica e transformadora e na metodologia da pesquisa-ação-participativa. A partir de um diagnóstico socioambiental foram identificadas as concepções de gestores, professores, funcionários e alunos sobre ambiente, sociedade e sustentabilidade, categorizando-as como “concepções e perspectivas particulares de ambiente”. Por fim, constituiu-se a implantação do referido projeto que, a partir de ações não formais de educação ambiental desenvolveu encontros semanais com estudantes de anos finais do Ensino Fundamental buscando ressignificar as percepções dos participantes através da realização de oficinas temáticas, sendo: horta escolar, composteira e reutilização de resíduos sólidos. Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Culturade Paula, Cassia Andrada2018-11-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/101910.23899/relacult.v4i0.1019RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 4 (2018): Edição Especial - X EDEA2525-787010.23899/relacult.v4i0reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1019/577Direitos autorais 2018 Cassia Andrada de Paulahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-05T23:04:52Zoai:ojs.periodicos.claec.org:article/1019Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oai2525-78702525-7870opendoar:null2020-06-25 22:15:40.459RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
A inserção de ideias verdes em contexto escolar e sua influência na formação de cidadãos |
title |
A inserção de ideias verdes em contexto escolar e sua influência na formação de cidadãos |
spellingShingle |
A inserção de ideias verdes em contexto escolar e sua influência na formação de cidadãos de Paula, Cassia Andrada Educação; Interdisciplinar Formação de Multiplicadores. Sustentabilidade. Comunidade Escolar. Meio Ambiente. |
title_short |
A inserção de ideias verdes em contexto escolar e sua influência na formação de cidadãos |
title_full |
A inserção de ideias verdes em contexto escolar e sua influência na formação de cidadãos |
title_fullStr |
A inserção de ideias verdes em contexto escolar e sua influência na formação de cidadãos |
title_full_unstemmed |
A inserção de ideias verdes em contexto escolar e sua influência na formação de cidadãos |
title_sort |
A inserção de ideias verdes em contexto escolar e sua influência na formação de cidadãos |
author |
de Paula, Cassia Andrada |
author_facet |
de Paula, Cassia Andrada |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Paula, Cassia Andrada |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Interdisciplinar Formação de Multiplicadores. Sustentabilidade. Comunidade Escolar. Meio Ambiente. |
topic |
Educação; Interdisciplinar Formação de Multiplicadores. Sustentabilidade. Comunidade Escolar. Meio Ambiente. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Objetivo principal foi refletir, acompanhar e avaliar, a partir do projeto “Plantando o Futuro”, da UNISC, e assim compreender como ocorre a aprendizagem das ações de educação ambiental e a formação de multiplicadores, por meio de práticas de ideias verdes. Fundamentou-se nos princípios da educação ambiental crítica e transformadora e na metodologia da pesquisa-ação-participativa. A partir de um diagnóstico socioambiental foram identificadas as concepções de gestores, professores, funcionários e alunos sobre ambiente, sociedade e sustentabilidade, categorizando-as como “concepções e perspectivas particulares de ambiente”. Por fim, constituiu-se a implantação do referido projeto que, a partir de ações não formais de educação ambiental desenvolveu encontros semanais com estudantes de anos finais do Ensino Fundamental buscando ressignificar as percepções dos participantes através da realização de oficinas temáticas, sendo: horta escolar, composteira e reutilização de resíduos sólidos. |
description |
Objetivo principal foi refletir, acompanhar e avaliar, a partir do projeto “Plantando o Futuro”, da UNISC, e assim compreender como ocorre a aprendizagem das ações de educação ambiental e a formação de multiplicadores, por meio de práticas de ideias verdes. Fundamentou-se nos princípios da educação ambiental crítica e transformadora e na metodologia da pesquisa-ação-participativa. A partir de um diagnóstico socioambiental foram identificadas as concepções de gestores, professores, funcionários e alunos sobre ambiente, sociedade e sustentabilidade, categorizando-as como “concepções e perspectivas particulares de ambiente”. Por fim, constituiu-se a implantação do referido projeto que, a partir de ações não formais de educação ambiental desenvolveu encontros semanais com estudantes de anos finais do Ensino Fundamental buscando ressignificar as percepções dos participantes através da realização de oficinas temáticas, sendo: horta escolar, composteira e reutilização de resíduos sólidos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-26 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1019 10.23899/relacult.v4i0.1019 |
url |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1019 |
identifier_str_mv |
10.23899/relacult.v4i0.1019 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1019/577 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Cassia Andrada de Paula http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Cassia Andrada de Paula http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
dc.source.none.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 4 (2018): Edição Especial - X EDEA 2525-7870 10.23899/relacult.v4i0 reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) instacron:CLAEC |
reponame_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
collection |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
instname_str |
Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
instacron_str |
CLAEC |
institution |
CLAEC |
repository.name.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1674121101875085312 |