A inserção de ideias verdes em contexto escolar e sua influência na formação de cidadãos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Paula, Cassia Andrada
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1019
Resumo: Objetivo principal foi refletir, acompanhar e avaliar, a partir do projeto “Plantando o Futuro”, da UNISC, e assim compreender como ocorre a aprendizagem das ações de educação ambiental e a formação de multiplicadores, por meio de práticas de ideias verdes. Fundamentou-se nos princípios da educação ambiental crítica e transformadora e na metodologia da pesquisa-ação-participativa. A partir de um diagnóstico socioambiental foram identificadas as concepções de gestores, professores, funcionários e alunos sobre ambiente, sociedade e sustentabilidade, categorizando-as como “concepções e perspectivas particulares de ambiente”. Por fim, constituiu-se a implantação do referido projeto que, a partir de ações não formais de educação ambiental desenvolveu encontros semanais com estudantes de anos finais do Ensino Fundamental buscando ressignificar as percepções dos participantes através da realização de oficinas temáticas, sendo: horta escolar, composteira e reutilização de resíduos sólidos.
id CLAEC-1_c9e906303a896da41b06c2572d7c392b
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.claec.org:article/1019
network_acronym_str CLAEC-1
network_name_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
spelling A inserção de ideias verdes em contexto escolar e sua influência na formação de cidadãosEducação; InterdisciplinarFormação de Multiplicadores. Sustentabilidade. Comunidade Escolar. Meio Ambiente.Objetivo principal foi refletir, acompanhar e avaliar, a partir do projeto “Plantando o Futuro”, da UNISC, e assim compreender como ocorre a aprendizagem das ações de educação ambiental e a formação de multiplicadores, por meio de práticas de ideias verdes. Fundamentou-se nos princípios da educação ambiental crítica e transformadora e na metodologia da pesquisa-ação-participativa. A partir de um diagnóstico socioambiental foram identificadas as concepções de gestores, professores, funcionários e alunos sobre ambiente, sociedade e sustentabilidade, categorizando-as como “concepções e perspectivas particulares de ambiente”. Por fim, constituiu-se a implantação do referido projeto que, a partir de ações não formais de educação ambiental desenvolveu encontros semanais com estudantes de anos finais do Ensino Fundamental buscando ressignificar as percepções dos participantes através da realização de oficinas temáticas, sendo: horta escolar, composteira e reutilização de resíduos sólidos. Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Culturade Paula, Cassia Andrada2018-11-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/101910.23899/relacult.v4i0.1019RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 4 (2018): Edição Especial - X EDEA2525-787010.23899/relacult.v4i0reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1019/577Direitos autorais 2018 Cassia Andrada de Paulahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-05T23:04:52Zoai:ojs.periodicos.claec.org:article/1019Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oai2525-78702525-7870opendoar:null2020-06-25 22:15:40.459RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)true
dc.title.none.fl_str_mv A inserção de ideias verdes em contexto escolar e sua influência na formação de cidadãos
title A inserção de ideias verdes em contexto escolar e sua influência na formação de cidadãos
spellingShingle A inserção de ideias verdes em contexto escolar e sua influência na formação de cidadãos
de Paula, Cassia Andrada
Educação; Interdisciplinar
Formação de Multiplicadores. Sustentabilidade. Comunidade Escolar. Meio Ambiente.
title_short A inserção de ideias verdes em contexto escolar e sua influência na formação de cidadãos
title_full A inserção de ideias verdes em contexto escolar e sua influência na formação de cidadãos
title_fullStr A inserção de ideias verdes em contexto escolar e sua influência na formação de cidadãos
title_full_unstemmed A inserção de ideias verdes em contexto escolar e sua influência na formação de cidadãos
title_sort A inserção de ideias verdes em contexto escolar e sua influência na formação de cidadãos
author de Paula, Cassia Andrada
author_facet de Paula, Cassia Andrada
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv de Paula, Cassia Andrada
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Interdisciplinar
Formação de Multiplicadores. Sustentabilidade. Comunidade Escolar. Meio Ambiente.
topic Educação; Interdisciplinar
Formação de Multiplicadores. Sustentabilidade. Comunidade Escolar. Meio Ambiente.
dc.description.none.fl_txt_mv Objetivo principal foi refletir, acompanhar e avaliar, a partir do projeto “Plantando o Futuro”, da UNISC, e assim compreender como ocorre a aprendizagem das ações de educação ambiental e a formação de multiplicadores, por meio de práticas de ideias verdes. Fundamentou-se nos princípios da educação ambiental crítica e transformadora e na metodologia da pesquisa-ação-participativa. A partir de um diagnóstico socioambiental foram identificadas as concepções de gestores, professores, funcionários e alunos sobre ambiente, sociedade e sustentabilidade, categorizando-as como “concepções e perspectivas particulares de ambiente”. Por fim, constituiu-se a implantação do referido projeto que, a partir de ações não formais de educação ambiental desenvolveu encontros semanais com estudantes de anos finais do Ensino Fundamental buscando ressignificar as percepções dos participantes através da realização de oficinas temáticas, sendo: horta escolar, composteira e reutilização de resíduos sólidos.
description Objetivo principal foi refletir, acompanhar e avaliar, a partir do projeto “Plantando o Futuro”, da UNISC, e assim compreender como ocorre a aprendizagem das ações de educação ambiental e a formação de multiplicadores, por meio de práticas de ideias verdes. Fundamentou-se nos princípios da educação ambiental crítica e transformadora e na metodologia da pesquisa-ação-participativa. A partir de um diagnóstico socioambiental foram identificadas as concepções de gestores, professores, funcionários e alunos sobre ambiente, sociedade e sustentabilidade, categorizando-as como “concepções e perspectivas particulares de ambiente”. Por fim, constituiu-se a implantação do referido projeto que, a partir de ações não formais de educação ambiental desenvolveu encontros semanais com estudantes de anos finais do Ensino Fundamental buscando ressignificar as percepções dos participantes através da realização de oficinas temáticas, sendo: horta escolar, composteira e reutilização de resíduos sólidos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-26
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1019
10.23899/relacult.v4i0.1019
url http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1019
identifier_str_mv 10.23899/relacult.v4i0.1019
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1019/577
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Cassia Andrada de Paula
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Cassia Andrada de Paula
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
dc.source.none.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 4 (2018): Edição Especial - X EDEA
2525-7870
10.23899/relacult.v4i0
reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron:CLAEC
reponame_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
collection RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname_str Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron_str CLAEC
institution CLAEC
repository.name.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1674121101875085312