Multiculturalismo e as Relações Hibridas na Educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fetter, Shirlei Alexandra
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Gevher, Danie Luciano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/449
Resumo: Este estudo buscou ressaltar as concepções de hibridismo cultural. A discussão se expõe com fundamentos sobre como se caracteriza hibridismo cultural, interculturalismo e multiculturalismo, bem como sua representação na sociedade contemporânea. No decorrer, o texto centraliza à cultura ao analisar as práticas educativas desenvolvidas na contemporaneidade. Elas chamam a atenção para a ressignificação do currículo como espaço interativo sobre as identidades homogêneas. Nesse contexto, as discussões permeiam sobre as propostas curriculares sob uma abordagem hibrida. Destarte, entendemos que o mais importante ao se discutir a centralidade da cultura nas abordagens curriculares não é o intercultural ou multicultural, mas a concepção de que a cultura, conforme o modelo de hibridismo que apresenta a diversidade cultural que é a da multiculturalidade existente em diversos grupos culturais de uma mesma sociedade.
id CLAEC-1_da80479d86f3b0587739063b2218a800
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.claec.org:article/449
network_acronym_str CLAEC-1
network_name_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
spelling Multiculturalismo e as Relações Hibridas na EducaçãoEducaçãoCulturas, Diálogos, Formação, Multicultura, Relações.Este estudo buscou ressaltar as concepções de hibridismo cultural. A discussão se expõe com fundamentos sobre como se caracteriza hibridismo cultural, interculturalismo e multiculturalismo, bem como sua representação na sociedade contemporânea. No decorrer, o texto centraliza à cultura ao analisar as práticas educativas desenvolvidas na contemporaneidade. Elas chamam a atenção para a ressignificação do currículo como espaço interativo sobre as identidades homogêneas. Nesse contexto, as discussões permeiam sobre as propostas curriculares sob uma abordagem hibrida. Destarte, entendemos que o mais importante ao se discutir a centralidade da cultura nas abordagens curriculares não é o intercultural ou multicultural, mas a concepção de que a cultura, conforme o modelo de hibridismo que apresenta a diversidade cultural que é a da multiculturalidade existente em diversos grupos culturais de uma mesma sociedade.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em CulturaFetter, Shirlei AlexandraGevher, Danie Luciano2017-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/44910.23899/relacult.v3i3.449RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 3 (2017): Edição Especial - I SEMLACult2525-787010.23899/relacult.v3i3reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/449/278Direitos autorais 2017 Shirlei Alexandra Fetter, Danie Luciano Gevherhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-05T23:07:02Zoai:ojs.periodicos.claec.org:article/449Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oai2525-78702525-7870opendoar:null2020-06-25 22:17:03.477RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)true
dc.title.none.fl_str_mv Multiculturalismo e as Relações Hibridas na Educação
title Multiculturalismo e as Relações Hibridas na Educação
spellingShingle Multiculturalismo e as Relações Hibridas na Educação
Fetter, Shirlei Alexandra
Educação
Culturas, Diálogos, Formação, Multicultura, Relações.
title_short Multiculturalismo e as Relações Hibridas na Educação
title_full Multiculturalismo e as Relações Hibridas na Educação
title_fullStr Multiculturalismo e as Relações Hibridas na Educação
title_full_unstemmed Multiculturalismo e as Relações Hibridas na Educação
title_sort Multiculturalismo e as Relações Hibridas na Educação
author Fetter, Shirlei Alexandra
author_facet Fetter, Shirlei Alexandra
Gevher, Danie Luciano
author_role author
author2 Gevher, Danie Luciano
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Fetter, Shirlei Alexandra
Gevher, Danie Luciano
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Culturas, Diálogos, Formação, Multicultura, Relações.
topic Educação
Culturas, Diálogos, Formação, Multicultura, Relações.
dc.description.none.fl_txt_mv Este estudo buscou ressaltar as concepções de hibridismo cultural. A discussão se expõe com fundamentos sobre como se caracteriza hibridismo cultural, interculturalismo e multiculturalismo, bem como sua representação na sociedade contemporânea. No decorrer, o texto centraliza à cultura ao analisar as práticas educativas desenvolvidas na contemporaneidade. Elas chamam a atenção para a ressignificação do currículo como espaço interativo sobre as identidades homogêneas. Nesse contexto, as discussões permeiam sobre as propostas curriculares sob uma abordagem hibrida. Destarte, entendemos que o mais importante ao se discutir a centralidade da cultura nas abordagens curriculares não é o intercultural ou multicultural, mas a concepção de que a cultura, conforme o modelo de hibridismo que apresenta a diversidade cultural que é a da multiculturalidade existente em diversos grupos culturais de uma mesma sociedade.
description Este estudo buscou ressaltar as concepções de hibridismo cultural. A discussão se expõe com fundamentos sobre como se caracteriza hibridismo cultural, interculturalismo e multiculturalismo, bem como sua representação na sociedade contemporânea. No decorrer, o texto centraliza à cultura ao analisar as práticas educativas desenvolvidas na contemporaneidade. Elas chamam a atenção para a ressignificação do currículo como espaço interativo sobre as identidades homogêneas. Nesse contexto, as discussões permeiam sobre as propostas curriculares sob uma abordagem hibrida. Destarte, entendemos que o mais importante ao se discutir a centralidade da cultura nas abordagens curriculares não é o intercultural ou multicultural, mas a concepção de que a cultura, conforme o modelo de hibridismo que apresenta a diversidade cultural que é a da multiculturalidade existente em diversos grupos culturais de uma mesma sociedade.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/449
10.23899/relacult.v3i3.449
url http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/449
identifier_str_mv 10.23899/relacult.v3i3.449
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/449/278
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Shirlei Alexandra Fetter, Danie Luciano Gevher
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Shirlei Alexandra Fetter, Danie Luciano Gevher
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
dc.source.none.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 3 (2017): Edição Especial - I SEMLACult
2525-7870
10.23899/relacult.v3i3
reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron:CLAEC
reponame_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
collection RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname_str Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron_str CLAEC
institution CLAEC
repository.name.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1674121104019423232