O desenho de observação e a construção do conceito de inseto: estudo de caso com alunos do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
Texto Completo: | http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/953 |
Resumo: | Essa é uma investigação quali-quantitativa efetuada em uma escola do ensino fundamental de Jacupiranga/SP. Os alunos dos sextos e sétimos anos tiveram seus conhecimentos prévios sobre os insetos detectados através de desenhos e, após, foram participantes de uma sequência didática na qual o conceito de inseto, representado nesse trabalho pelas características segmentação do corpo, asas, antenas e local de inserção dos apêndices, foi trabalhado utilizando materiais concretos que possibilitaram desenhos de observação. Os conhecimentos adquiridos foram avaliados através de desenhos que os alunos fizeram representando os insetos: abelha, besouro, borboleta e mosca. Concluímos que a intervenção ajudou a ampliar o conhecimento e que precisamos organizar outras sequências didáticas que enfoquem as dimensões valorativas e políticas relativas à preservação da biodiversidade. |
id |
CLAEC-1_db94013a5fbcbfd70cae78b2b3fab9fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.claec.org:article/953 |
network_acronym_str |
CLAEC-1 |
network_name_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
spelling |
O desenho de observação e a construção do conceito de inseto: estudo de caso com alunos do ensino fundamentalEducação; Ensino de Ciências; BiodiversidadeEducação Ambiental; Insetos; Ensino FundamentalEssa é uma investigação quali-quantitativa efetuada em uma escola do ensino fundamental de Jacupiranga/SP. Os alunos dos sextos e sétimos anos tiveram seus conhecimentos prévios sobre os insetos detectados através de desenhos e, após, foram participantes de uma sequência didática na qual o conceito de inseto, representado nesse trabalho pelas características segmentação do corpo, asas, antenas e local de inserção dos apêndices, foi trabalhado utilizando materiais concretos que possibilitaram desenhos de observação. Os conhecimentos adquiridos foram avaliados através de desenhos que os alunos fizeram representando os insetos: abelha, besouro, borboleta e mosca. Concluímos que a intervenção ajudou a ampliar o conhecimento e que precisamos organizar outras sequências didáticas que enfoquem as dimensões valorativas e políticas relativas à preservação da biodiversidade.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em CulturaVidal, Emerson Pessoa2018-11-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/95310.23899/relacult.v4i0.953RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 4 (2018): Edição Especial - X EDEA2525-787010.23899/relacult.v4i0reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/953/526Direitos autorais 2018 Emerson Pessoa Vidalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-05T23:06:07Zoai:ojs.periodicos.claec.org:article/953Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oai2525-78702525-7870opendoar:null2020-06-25 22:15:47.089RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
O desenho de observação e a construção do conceito de inseto: estudo de caso com alunos do ensino fundamental |
title |
O desenho de observação e a construção do conceito de inseto: estudo de caso com alunos do ensino fundamental |
spellingShingle |
O desenho de observação e a construção do conceito de inseto: estudo de caso com alunos do ensino fundamental Vidal, Emerson Pessoa Educação; Ensino de Ciências; Biodiversidade Educação Ambiental; Insetos; Ensino Fundamental |
title_short |
O desenho de observação e a construção do conceito de inseto: estudo de caso com alunos do ensino fundamental |
title_full |
O desenho de observação e a construção do conceito de inseto: estudo de caso com alunos do ensino fundamental |
title_fullStr |
O desenho de observação e a construção do conceito de inseto: estudo de caso com alunos do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
O desenho de observação e a construção do conceito de inseto: estudo de caso com alunos do ensino fundamental |
title_sort |
O desenho de observação e a construção do conceito de inseto: estudo de caso com alunos do ensino fundamental |
author |
Vidal, Emerson Pessoa |
author_facet |
Vidal, Emerson Pessoa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vidal, Emerson Pessoa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Ensino de Ciências; Biodiversidade Educação Ambiental; Insetos; Ensino Fundamental |
topic |
Educação; Ensino de Ciências; Biodiversidade Educação Ambiental; Insetos; Ensino Fundamental |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Essa é uma investigação quali-quantitativa efetuada em uma escola do ensino fundamental de Jacupiranga/SP. Os alunos dos sextos e sétimos anos tiveram seus conhecimentos prévios sobre os insetos detectados através de desenhos e, após, foram participantes de uma sequência didática na qual o conceito de inseto, representado nesse trabalho pelas características segmentação do corpo, asas, antenas e local de inserção dos apêndices, foi trabalhado utilizando materiais concretos que possibilitaram desenhos de observação. Os conhecimentos adquiridos foram avaliados através de desenhos que os alunos fizeram representando os insetos: abelha, besouro, borboleta e mosca. Concluímos que a intervenção ajudou a ampliar o conhecimento e que precisamos organizar outras sequências didáticas que enfoquem as dimensões valorativas e políticas relativas à preservação da biodiversidade. |
description |
Essa é uma investigação quali-quantitativa efetuada em uma escola do ensino fundamental de Jacupiranga/SP. Os alunos dos sextos e sétimos anos tiveram seus conhecimentos prévios sobre os insetos detectados através de desenhos e, após, foram participantes de uma sequência didática na qual o conceito de inseto, representado nesse trabalho pelas características segmentação do corpo, asas, antenas e local de inserção dos apêndices, foi trabalhado utilizando materiais concretos que possibilitaram desenhos de observação. Os conhecimentos adquiridos foram avaliados através de desenhos que os alunos fizeram representando os insetos: abelha, besouro, borboleta e mosca. Concluímos que a intervenção ajudou a ampliar o conhecimento e que precisamos organizar outras sequências didáticas que enfoquem as dimensões valorativas e políticas relativas à preservação da biodiversidade. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-26 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/953 10.23899/relacult.v4i0.953 |
url |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/953 |
identifier_str_mv |
10.23899/relacult.v4i0.953 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/953/526 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Emerson Pessoa Vidal http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Emerson Pessoa Vidal http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
dc.source.none.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 4 (2018): Edição Especial - X EDEA 2525-7870 10.23899/relacult.v4i0 reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) instacron:CLAEC |
reponame_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
collection |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
instname_str |
Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
instacron_str |
CLAEC |
institution |
CLAEC |
repository.name.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1674121102229504000 |