O desenho de observação e a construção do conceito de inseto: estudo de caso com alunos do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vidal, Emerson Pessoa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/953
Resumo: Essa é uma investigação quali-quantitativa efetuada em uma escola do ensino fundamental de Jacupiranga/SP. Os alunos dos sextos e sétimos anos tiveram seus conhecimentos prévios sobre os insetos detectados através de desenhos e, após, foram participantes de uma sequência didática na qual o conceito de inseto, representado nesse trabalho pelas características segmentação do corpo, asas, antenas e local de inserção dos apêndices, foi trabalhado utilizando materiais concretos que possibilitaram desenhos de observação. Os conhecimentos adquiridos foram avaliados através de desenhos que os alunos fizeram representando os insetos: abelha, besouro, borboleta e mosca. Concluímos que a intervenção ajudou a ampliar o conhecimento e que precisamos organizar outras sequências didáticas que enfoquem as dimensões valorativas e políticas relativas à preservação da biodiversidade.
id CLAEC-1_db94013a5fbcbfd70cae78b2b3fab9fc
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.claec.org:article/953
network_acronym_str CLAEC-1
network_name_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
spelling O desenho de observação e a construção do conceito de inseto: estudo de caso com alunos do ensino fundamentalEducação; Ensino de Ciências; BiodiversidadeEducação Ambiental; Insetos; Ensino FundamentalEssa é uma investigação quali-quantitativa efetuada em uma escola do ensino fundamental de Jacupiranga/SP. Os alunos dos sextos e sétimos anos tiveram seus conhecimentos prévios sobre os insetos detectados através de desenhos e, após, foram participantes de uma sequência didática na qual o conceito de inseto, representado nesse trabalho pelas características segmentação do corpo, asas, antenas e local de inserção dos apêndices, foi trabalhado utilizando materiais concretos que possibilitaram desenhos de observação. Os conhecimentos adquiridos foram avaliados através de desenhos que os alunos fizeram representando os insetos: abelha, besouro, borboleta e mosca. Concluímos que a intervenção ajudou a ampliar o conhecimento e que precisamos organizar outras sequências didáticas que enfoquem as dimensões valorativas e políticas relativas à preservação da biodiversidade.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em CulturaVidal, Emerson Pessoa2018-11-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/95310.23899/relacult.v4i0.953RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 4 (2018): Edição Especial - X EDEA2525-787010.23899/relacult.v4i0reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/953/526Direitos autorais 2018 Emerson Pessoa Vidalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-05T23:06:07Zoai:ojs.periodicos.claec.org:article/953Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oai2525-78702525-7870opendoar:null2020-06-25 22:15:47.089RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)true
dc.title.none.fl_str_mv O desenho de observação e a construção do conceito de inseto: estudo de caso com alunos do ensino fundamental
title O desenho de observação e a construção do conceito de inseto: estudo de caso com alunos do ensino fundamental
spellingShingle O desenho de observação e a construção do conceito de inseto: estudo de caso com alunos do ensino fundamental
Vidal, Emerson Pessoa
Educação; Ensino de Ciências; Biodiversidade
Educação Ambiental; Insetos; Ensino Fundamental
title_short O desenho de observação e a construção do conceito de inseto: estudo de caso com alunos do ensino fundamental
title_full O desenho de observação e a construção do conceito de inseto: estudo de caso com alunos do ensino fundamental
title_fullStr O desenho de observação e a construção do conceito de inseto: estudo de caso com alunos do ensino fundamental
title_full_unstemmed O desenho de observação e a construção do conceito de inseto: estudo de caso com alunos do ensino fundamental
title_sort O desenho de observação e a construção do conceito de inseto: estudo de caso com alunos do ensino fundamental
author Vidal, Emerson Pessoa
author_facet Vidal, Emerson Pessoa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Vidal, Emerson Pessoa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Ensino de Ciências; Biodiversidade
Educação Ambiental; Insetos; Ensino Fundamental
topic Educação; Ensino de Ciências; Biodiversidade
Educação Ambiental; Insetos; Ensino Fundamental
dc.description.none.fl_txt_mv Essa é uma investigação quali-quantitativa efetuada em uma escola do ensino fundamental de Jacupiranga/SP. Os alunos dos sextos e sétimos anos tiveram seus conhecimentos prévios sobre os insetos detectados através de desenhos e, após, foram participantes de uma sequência didática na qual o conceito de inseto, representado nesse trabalho pelas características segmentação do corpo, asas, antenas e local de inserção dos apêndices, foi trabalhado utilizando materiais concretos que possibilitaram desenhos de observação. Os conhecimentos adquiridos foram avaliados através de desenhos que os alunos fizeram representando os insetos: abelha, besouro, borboleta e mosca. Concluímos que a intervenção ajudou a ampliar o conhecimento e que precisamos organizar outras sequências didáticas que enfoquem as dimensões valorativas e políticas relativas à preservação da biodiversidade.
description Essa é uma investigação quali-quantitativa efetuada em uma escola do ensino fundamental de Jacupiranga/SP. Os alunos dos sextos e sétimos anos tiveram seus conhecimentos prévios sobre os insetos detectados através de desenhos e, após, foram participantes de uma sequência didática na qual o conceito de inseto, representado nesse trabalho pelas características segmentação do corpo, asas, antenas e local de inserção dos apêndices, foi trabalhado utilizando materiais concretos que possibilitaram desenhos de observação. Os conhecimentos adquiridos foram avaliados através de desenhos que os alunos fizeram representando os insetos: abelha, besouro, borboleta e mosca. Concluímos que a intervenção ajudou a ampliar o conhecimento e que precisamos organizar outras sequências didáticas que enfoquem as dimensões valorativas e políticas relativas à preservação da biodiversidade.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-26
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/953
10.23899/relacult.v4i0.953
url http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/953
identifier_str_mv 10.23899/relacult.v4i0.953
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/953/526
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Emerson Pessoa Vidal
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Emerson Pessoa Vidal
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
dc.source.none.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 4 (2018): Edição Especial - X EDEA
2525-7870
10.23899/relacult.v4i0
reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron:CLAEC
reponame_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
collection RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname_str Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron_str CLAEC
institution CLAEC
repository.name.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1674121102229504000