A Educação Ambiental e o Ensino de Química no Estudo da Separação de Misturas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
Texto Completo: | http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1678 |
Resumo: | Apresentamos neste estudo as vivências que se tornaram experiências de prática docente possibilitadas pelas atividades realizadas durante o Estágio Curricular Supervisionado de Química de um Curso de Licenciatura de uma Universidade pública. Destacamos quatro momentos direcionados para o estudo contextualizado dos processos de separação de misturas em atenção à Educação Ambiental, junto a duas turmas do 1º ano do Ensino Médio durante o processo de constituição docente. O olhar para o processo formativo do ser professor foi registrado por meio das escritas reflexivas realizadas em portfólio, sendo que todo o processo vivenciado permeou pelos aspectos do planejamento, análise, reconstrução e constituição. Enfim, a formação se constitui reflexiva e atenta a Educação Ambiental quando vivenciada na ação docente do professor do ensino de química. |
id |
CLAEC-1_e07271603c3d934a0793450184e17639 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.claec.org:article/1678 |
network_acronym_str |
CLAEC-1 |
network_name_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
spelling |
A Educação Ambiental e o Ensino de Química no Estudo da Separação de MisturasEducaçãoEducação Básica. Estágio de Docência. Socioambiental.Apresentamos neste estudo as vivências que se tornaram experiências de prática docente possibilitadas pelas atividades realizadas durante o Estágio Curricular Supervisionado de Química de um Curso de Licenciatura de uma Universidade pública. Destacamos quatro momentos direcionados para o estudo contextualizado dos processos de separação de misturas em atenção à Educação Ambiental, junto a duas turmas do 1º ano do Ensino Médio durante o processo de constituição docente. O olhar para o processo formativo do ser professor foi registrado por meio das escritas reflexivas realizadas em portfólio, sendo que todo o processo vivenciado permeou pelos aspectos do planejamento, análise, reconstrução e constituição. Enfim, a formação se constitui reflexiva e atenta a Educação Ambiental quando vivenciada na ação docente do professor do ensino de química.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em CulturaUhmann, Rosangela Inês MatosVorpagel, Fernanda SeidelLeite, Fabiane de Andrade2020-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/167810.23899/relacult.v6i0.1678RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 6 (2020): Edição Especial - X EDEA2525-787010.23899/relacult.v6i0reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1678/1244Direitos autorais 2020 Rosangela Inês Matos Uhmann, Fernanda Seidel Vorpagel, Fabiane de Andrade Leitehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-06T15:20:01Zoai:ojs.periodicos.claec.org:article/1678Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oai2525-78702525-7870opendoar:null2020-06-25 22:17:26.653RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Educação Ambiental e o Ensino de Química no Estudo da Separação de Misturas |
title |
A Educação Ambiental e o Ensino de Química no Estudo da Separação de Misturas |
spellingShingle |
A Educação Ambiental e o Ensino de Química no Estudo da Separação de Misturas Uhmann, Rosangela Inês Matos Educação Educação Básica. Estágio de Docência. Socioambiental. |
title_short |
A Educação Ambiental e o Ensino de Química no Estudo da Separação de Misturas |
title_full |
A Educação Ambiental e o Ensino de Química no Estudo da Separação de Misturas |
title_fullStr |
A Educação Ambiental e o Ensino de Química no Estudo da Separação de Misturas |
title_full_unstemmed |
A Educação Ambiental e o Ensino de Química no Estudo da Separação de Misturas |
title_sort |
A Educação Ambiental e o Ensino de Química no Estudo da Separação de Misturas |
author |
Uhmann, Rosangela Inês Matos |
author_facet |
Uhmann, Rosangela Inês Matos Vorpagel, Fernanda Seidel Leite, Fabiane de Andrade |
author_role |
author |
author2 |
Vorpagel, Fernanda Seidel Leite, Fabiane de Andrade |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Uhmann, Rosangela Inês Matos Vorpagel, Fernanda Seidel Leite, Fabiane de Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Educação Básica. Estágio de Docência. Socioambiental. |
topic |
Educação Educação Básica. Estágio de Docência. Socioambiental. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Apresentamos neste estudo as vivências que se tornaram experiências de prática docente possibilitadas pelas atividades realizadas durante o Estágio Curricular Supervisionado de Química de um Curso de Licenciatura de uma Universidade pública. Destacamos quatro momentos direcionados para o estudo contextualizado dos processos de separação de misturas em atenção à Educação Ambiental, junto a duas turmas do 1º ano do Ensino Médio durante o processo de constituição docente. O olhar para o processo formativo do ser professor foi registrado por meio das escritas reflexivas realizadas em portfólio, sendo que todo o processo vivenciado permeou pelos aspectos do planejamento, análise, reconstrução e constituição. Enfim, a formação se constitui reflexiva e atenta a Educação Ambiental quando vivenciada na ação docente do professor do ensino de química. |
description |
Apresentamos neste estudo as vivências que se tornaram experiências de prática docente possibilitadas pelas atividades realizadas durante o Estágio Curricular Supervisionado de Química de um Curso de Licenciatura de uma Universidade pública. Destacamos quatro momentos direcionados para o estudo contextualizado dos processos de separação de misturas em atenção à Educação Ambiental, junto a duas turmas do 1º ano do Ensino Médio durante o processo de constituição docente. O olhar para o processo formativo do ser professor foi registrado por meio das escritas reflexivas realizadas em portfólio, sendo que todo o processo vivenciado permeou pelos aspectos do planejamento, análise, reconstrução e constituição. Enfim, a formação se constitui reflexiva e atenta a Educação Ambiental quando vivenciada na ação docente do professor do ensino de química. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1678 10.23899/relacult.v6i0.1678 |
url |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1678 |
identifier_str_mv |
10.23899/relacult.v6i0.1678 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1678/1244 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Rosangela Inês Matos Uhmann, Fernanda Seidel Vorpagel, Fabiane de Andrade Leite http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Rosangela Inês Matos Uhmann, Fernanda Seidel Vorpagel, Fabiane de Andrade Leite http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
dc.source.none.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 6 (2020): Edição Especial - X EDEA 2525-7870 10.23899/relacult.v6i0 reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) instacron:CLAEC |
reponame_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
collection |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
instname_str |
Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
instacron_str |
CLAEC |
institution |
CLAEC |
repository.name.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1674121104491282432 |