A Educação Ambiental e o Ensino de Química no Estudo da Separação de Misturas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Uhmann, Rosangela Inês Matos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Vorpagel, Fernanda Seidel, Leite, Fabiane de Andrade
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1678
Resumo: Apresentamos neste estudo as vivências que se tornaram experiências de prática docente possibilitadas pelas atividades realizadas durante o Estágio Curricular Supervisionado de Química de um Curso de Licenciatura de uma Universidade pública. Destacamos quatro momentos direcionados para o estudo contextualizado dos processos de separação de misturas em atenção à Educação Ambiental, junto a duas turmas do 1º ano do Ensino Médio durante o processo de constituição docente. O olhar para o processo formativo do ser professor foi registrado por meio das escritas reflexivas realizadas em portfólio, sendo que todo o processo vivenciado permeou pelos aspectos do planejamento, análise, reconstrução e constituição. Enfim, a formação se constitui reflexiva e atenta a Educação Ambiental quando vivenciada na ação docente do professor do ensino de química.
id CLAEC-1_e07271603c3d934a0793450184e17639
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.claec.org:article/1678
network_acronym_str CLAEC-1
network_name_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
spelling A Educação Ambiental e o Ensino de Química no Estudo da Separação de MisturasEducaçãoEducação Básica. Estágio de Docência. Socioambiental.Apresentamos neste estudo as vivências que se tornaram experiências de prática docente possibilitadas pelas atividades realizadas durante o Estágio Curricular Supervisionado de Química de um Curso de Licenciatura de uma Universidade pública. Destacamos quatro momentos direcionados para o estudo contextualizado dos processos de separação de misturas em atenção à Educação Ambiental, junto a duas turmas do 1º ano do Ensino Médio durante o processo de constituição docente. O olhar para o processo formativo do ser professor foi registrado por meio das escritas reflexivas realizadas em portfólio, sendo que todo o processo vivenciado permeou pelos aspectos do planejamento, análise, reconstrução e constituição. Enfim, a formação se constitui reflexiva e atenta a Educação Ambiental quando vivenciada na ação docente do professor do ensino de química.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em CulturaUhmann, Rosangela Inês MatosVorpagel, Fernanda SeidelLeite, Fabiane de Andrade2020-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/167810.23899/relacult.v6i0.1678RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 6 (2020): Edição Especial - X EDEA2525-787010.23899/relacult.v6i0reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1678/1244Direitos autorais 2020 Rosangela Inês Matos Uhmann, Fernanda Seidel Vorpagel, Fabiane de Andrade Leitehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-06T15:20:01Zoai:ojs.periodicos.claec.org:article/1678Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oai2525-78702525-7870opendoar:null2020-06-25 22:17:26.653RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)true
dc.title.none.fl_str_mv A Educação Ambiental e o Ensino de Química no Estudo da Separação de Misturas
title A Educação Ambiental e o Ensino de Química no Estudo da Separação de Misturas
spellingShingle A Educação Ambiental e o Ensino de Química no Estudo da Separação de Misturas
Uhmann, Rosangela Inês Matos
Educação
Educação Básica. Estágio de Docência. Socioambiental.
title_short A Educação Ambiental e o Ensino de Química no Estudo da Separação de Misturas
title_full A Educação Ambiental e o Ensino de Química no Estudo da Separação de Misturas
title_fullStr A Educação Ambiental e o Ensino de Química no Estudo da Separação de Misturas
title_full_unstemmed A Educação Ambiental e o Ensino de Química no Estudo da Separação de Misturas
title_sort A Educação Ambiental e o Ensino de Química no Estudo da Separação de Misturas
author Uhmann, Rosangela Inês Matos
author_facet Uhmann, Rosangela Inês Matos
Vorpagel, Fernanda Seidel
Leite, Fabiane de Andrade
author_role author
author2 Vorpagel, Fernanda Seidel
Leite, Fabiane de Andrade
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Uhmann, Rosangela Inês Matos
Vorpagel, Fernanda Seidel
Leite, Fabiane de Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação Básica. Estágio de Docência. Socioambiental.
topic Educação
Educação Básica. Estágio de Docência. Socioambiental.
dc.description.none.fl_txt_mv Apresentamos neste estudo as vivências que se tornaram experiências de prática docente possibilitadas pelas atividades realizadas durante o Estágio Curricular Supervisionado de Química de um Curso de Licenciatura de uma Universidade pública. Destacamos quatro momentos direcionados para o estudo contextualizado dos processos de separação de misturas em atenção à Educação Ambiental, junto a duas turmas do 1º ano do Ensino Médio durante o processo de constituição docente. O olhar para o processo formativo do ser professor foi registrado por meio das escritas reflexivas realizadas em portfólio, sendo que todo o processo vivenciado permeou pelos aspectos do planejamento, análise, reconstrução e constituição. Enfim, a formação se constitui reflexiva e atenta a Educação Ambiental quando vivenciada na ação docente do professor do ensino de química.
description Apresentamos neste estudo as vivências que se tornaram experiências de prática docente possibilitadas pelas atividades realizadas durante o Estágio Curricular Supervisionado de Química de um Curso de Licenciatura de uma Universidade pública. Destacamos quatro momentos direcionados para o estudo contextualizado dos processos de separação de misturas em atenção à Educação Ambiental, junto a duas turmas do 1º ano do Ensino Médio durante o processo de constituição docente. O olhar para o processo formativo do ser professor foi registrado por meio das escritas reflexivas realizadas em portfólio, sendo que todo o processo vivenciado permeou pelos aspectos do planejamento, análise, reconstrução e constituição. Enfim, a formação se constitui reflexiva e atenta a Educação Ambiental quando vivenciada na ação docente do professor do ensino de química.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1678
10.23899/relacult.v6i0.1678
url http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1678
identifier_str_mv 10.23899/relacult.v6i0.1678
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1678/1244
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Rosangela Inês Matos Uhmann, Fernanda Seidel Vorpagel, Fabiane de Andrade Leite
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Rosangela Inês Matos Uhmann, Fernanda Seidel Vorpagel, Fabiane de Andrade Leite
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
dc.source.none.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 6 (2020): Edição Especial - X EDEA
2525-7870
10.23899/relacult.v6i0
reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron:CLAEC
reponame_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
collection RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname_str Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron_str CLAEC
institution CLAEC
repository.name.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1674121104491282432