Da razão à performance: a educação sob a constituição do pós-humano na era da internet ubíqua

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vinhas, Otávio
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Jungblut, Helena, Peduzzi Gomes, Rafael
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1370
Resumo: Desde a popularização da internet na década de 1990, é notório o esforço de diversos autores na tentativa de descrever e refletir acerca das mudanças provocadas pelo desenvolvimento de novas ferramentas midiáticas no âmbito da educação e cultura. Hoje, há um interseccionamento entre as ditas dimensões do “real” e do “virtual”, em um movimento de constante transformação nos espaçotemporais vivenciados pelo humano diante da constituição dos fatos, da figura de si mesmo e do outro. Nesse sentido, o presente trabalho problematiza as abordagens empregadas pelas práticas curriculares tradicionais diante do contexto sociotécnico contemporâneo. Desse modo, questionamos, em que medida os materiais escolares, bem como as estratégias de ensino, correspondem com a formação informal de um “novo” sujeito, isto é, em reconhecimento à ubiquidade da internet e da influência das tecnologias digitais na cultura contemporânea. Entendemos, sob uma ótica do “pós-humano”, que o advento das novas mídias provoca modificações fundamentais na maneira em que o sujeito observa e interage com o mundo, culminando em novos modelos de articulação entre pensamento e linguagem. Assim, podemos repensar, paradigmaticamente, a educação e a construção contemporânea do conhecimento como objetos concebidos por sujeitos constituídos enquanto criação colaborativa entre humanos, objetos não-humanos e relações mediadas.
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