Formação docente e a mediação de conflitos na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: HAMMES, LUCIO JORGE
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Jodar, Ivonete Afonso
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/704
Resumo: Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa de intervenção com pressupostos da abordagem qualitativa, desenvolvida com docentes, durante um curso de formação de mediadores, de uma escola municipal de Jaguarão-RS. O objetivo era qualificar os docentes para contribuir com a resolução de conflito no ambiente escolar. Propôs-se evidenciar ações na escola, decorrentes de um ambiente cooperativo e aquelas ações que revelam um ambiente de coação, construindo estratégias de mediação para enfrentar as manifestações de violência. A partir dos dados coletados foi possível identificar que as ações docentes requerem flexibilidade do planejamento pedagógico fundamentado no diálogo em busca de um aprendizado dos princípios de uma educação para a paz.  Os resultados indicam para a necessidade de formar pessoas para a mediação de conflitos.
id CLAEC-1_ffe766a31cd4c9f06637f8c8cd63a66d
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.claec.org:article/704
network_acronym_str CLAEC-1
network_name_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
spelling Formação docente e a mediação de conflitos na escolaEducaçãoDocência; violência na escola; conflitos.Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa de intervenção com pressupostos da abordagem qualitativa, desenvolvida com docentes, durante um curso de formação de mediadores, de uma escola municipal de Jaguarão-RS. O objetivo era qualificar os docentes para contribuir com a resolução de conflito no ambiente escolar. Propôs-se evidenciar ações na escola, decorrentes de um ambiente cooperativo e aquelas ações que revelam um ambiente de coação, construindo estratégias de mediação para enfrentar as manifestações de violência. A partir dos dados coletados foi possível identificar que as ações docentes requerem flexibilidade do planejamento pedagógico fundamentado no diálogo em busca de um aprendizado dos princípios de uma educação para a paz.  Os resultados indicam para a necessidade de formar pessoas para a mediação de conflitos.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em CulturaHAMMES, LUCIO JORGEJodar, Ivonete Afonso2018-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/70410.23899/relacult.v4i0.704RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 4 (2018): Edição Especial - III EHM2525-787010.23899/relacult.v4i0reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/704/376Direitos autorais 2018 LUCIO JORGE HAMMES, Ivonete Afonso Jodarhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-05T23:04:52Zoai:ojs.periodicos.claec.org:article/704Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oai2525-78702525-7870opendoar:null2020-06-25 22:15:33.125RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)true
dc.title.none.fl_str_mv Formação docente e a mediação de conflitos na escola
title Formação docente e a mediação de conflitos na escola
spellingShingle Formação docente e a mediação de conflitos na escola
HAMMES, LUCIO JORGE
Educação
Docência; violência na escola; conflitos.
title_short Formação docente e a mediação de conflitos na escola
title_full Formação docente e a mediação de conflitos na escola
title_fullStr Formação docente e a mediação de conflitos na escola
title_full_unstemmed Formação docente e a mediação de conflitos na escola
title_sort Formação docente e a mediação de conflitos na escola
author HAMMES, LUCIO JORGE
author_facet HAMMES, LUCIO JORGE
Jodar, Ivonete Afonso
author_role author
author2 Jodar, Ivonete Afonso
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv HAMMES, LUCIO JORGE
Jodar, Ivonete Afonso
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Docência; violência na escola; conflitos.
topic Educação
Docência; violência na escola; conflitos.
dc.description.none.fl_txt_mv Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa de intervenção com pressupostos da abordagem qualitativa, desenvolvida com docentes, durante um curso de formação de mediadores, de uma escola municipal de Jaguarão-RS. O objetivo era qualificar os docentes para contribuir com a resolução de conflito no ambiente escolar. Propôs-se evidenciar ações na escola, decorrentes de um ambiente cooperativo e aquelas ações que revelam um ambiente de coação, construindo estratégias de mediação para enfrentar as manifestações de violência. A partir dos dados coletados foi possível identificar que as ações docentes requerem flexibilidade do planejamento pedagógico fundamentado no diálogo em busca de um aprendizado dos princípios de uma educação para a paz.  Os resultados indicam para a necessidade de formar pessoas para a mediação de conflitos.
description Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa de intervenção com pressupostos da abordagem qualitativa, desenvolvida com docentes, durante um curso de formação de mediadores, de uma escola municipal de Jaguarão-RS. O objetivo era qualificar os docentes para contribuir com a resolução de conflito no ambiente escolar. Propôs-se evidenciar ações na escola, decorrentes de um ambiente cooperativo e aquelas ações que revelam um ambiente de coação, construindo estratégias de mediação para enfrentar as manifestações de violência. A partir dos dados coletados foi possível identificar que as ações docentes requerem flexibilidade do planejamento pedagógico fundamentado no diálogo em busca de um aprendizado dos princípios de uma educação para a paz.  Os resultados indicam para a necessidade de formar pessoas para a mediação de conflitos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-28
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/704
10.23899/relacult.v4i0.704
url http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/704
identifier_str_mv 10.23899/relacult.v4i0.704
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/704/376
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 LUCIO JORGE HAMMES, Ivonete Afonso Jodar
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 LUCIO JORGE HAMMES, Ivonete Afonso Jodar
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
dc.source.none.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 4 (2018): Edição Especial - III EHM
2525-7870
10.23899/relacult.v4i0
reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron:CLAEC
reponame_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
collection RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname_str Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron_str CLAEC
institution CLAEC
repository.name.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1674121101780713472