Da lógica do gasto à do custo: financiamento do ensino médio integral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Aliny Cristina Silva
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: de Carvalho, Fabrício Aarão F.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Retratos da Escola (Online)
Texto Completo: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1020
Resumo:  O artigo analisa o financiamento da educação no Brasil com o intuito de revelar a lógica que orientou a política de fundos (Fundef e Fundeb), suas dificuldades e limites para o financiamento do ensino médio em tempo integral de qualidade. O estudo bibliográfico sobre financiamento da educação e a análise das leis n° 9.394/96 (LDB), n° 9.424/96 (Fundef), n°11.494 (Fundeb) revelaram que a lógica do gasto, com a redistribuição de recursos pelo número de matrículas nos níveis de ensino e modalidades na educação básica, desde a implantação da política de fundos, não tem dado conta de ampliar o acesso ao ensino médio em tempo integral nos patamares estabelecidos pelo PNE (Lei n. 13.005/2014) e tampouco o acesso com qualidade. Como alternativa, destaca-se a lógica do custo (CAQI), que prevê os insumos necessários para um ensino médio em tempo integral de qualidade.  
id CNTE-1_0deced8b3e57f19573d103c30adcb63f
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1020
network_acronym_str CNTE-1
network_name_str Retratos da Escola (Online)
repository_id_str
spelling Da lógica do gasto à do custo: financiamento do ensino médio integralFinanciamento. Ensino médio. Tempo integral. O artigo analisa o financiamento da educação no Brasil com o intuito de revelar a lógica que orientou a política de fundos (Fundef e Fundeb), suas dificuldades e limites para o financiamento do ensino médio em tempo integral de qualidade. O estudo bibliográfico sobre financiamento da educação e a análise das leis n° 9.394/96 (LDB), n° 9.424/96 (Fundef), n°11.494 (Fundeb) revelaram que a lógica do gasto, com a redistribuição de recursos pelo número de matrículas nos níveis de ensino e modalidades na educação básica, desde a implantação da política de fundos, não tem dado conta de ampliar o acesso ao ensino médio em tempo integral nos patamares estabelecidos pelo PNE (Lei n. 13.005/2014) e tampouco o acesso com qualidade. Como alternativa, destaca-se a lógica do custo (CAQI), que prevê os insumos necessários para um ensino médio em tempo integral de qualidade.  CNTE2019-11-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/102010.22420/rde.v13i26.1020Retratos da Escola; v. 13 n. 26 (2019): Custo Aluno-Qualidade: a quem interessa?; 443-4632238-439110.22420/rde.v13i26reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1020/pdfCopyright (c) 2019 Retratos da Escolainfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Aliny Cristina Silvade Carvalho, Fabrício Aarão F.2019-11-14T16:24:22Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1020Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-04T15:50:46.926647Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false
dc.title.none.fl_str_mv Da lógica do gasto à do custo: financiamento do ensino médio integral
title Da lógica do gasto à do custo: financiamento do ensino médio integral
spellingShingle Da lógica do gasto à do custo: financiamento do ensino médio integral
Alves, Aliny Cristina Silva
Financiamento. Ensino médio. Tempo integral.
title_short Da lógica do gasto à do custo: financiamento do ensino médio integral
title_full Da lógica do gasto à do custo: financiamento do ensino médio integral
title_fullStr Da lógica do gasto à do custo: financiamento do ensino médio integral
title_full_unstemmed Da lógica do gasto à do custo: financiamento do ensino médio integral
title_sort Da lógica do gasto à do custo: financiamento do ensino médio integral
author Alves, Aliny Cristina Silva
author_facet Alves, Aliny Cristina Silva
de Carvalho, Fabrício Aarão F.
author_role author
author2 de Carvalho, Fabrício Aarão F.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Aliny Cristina Silva
de Carvalho, Fabrício Aarão F.
dc.subject.por.fl_str_mv Financiamento. Ensino médio. Tempo integral.
topic Financiamento. Ensino médio. Tempo integral.
description  O artigo analisa o financiamento da educação no Brasil com o intuito de revelar a lógica que orientou a política de fundos (Fundef e Fundeb), suas dificuldades e limites para o financiamento do ensino médio em tempo integral de qualidade. O estudo bibliográfico sobre financiamento da educação e a análise das leis n° 9.394/96 (LDB), n° 9.424/96 (Fundef), n°11.494 (Fundeb) revelaram que a lógica do gasto, com a redistribuição de recursos pelo número de matrículas nos níveis de ensino e modalidades na educação básica, desde a implantação da política de fundos, não tem dado conta de ampliar o acesso ao ensino médio em tempo integral nos patamares estabelecidos pelo PNE (Lei n. 13.005/2014) e tampouco o acesso com qualidade. Como alternativa, destaca-se a lógica do custo (CAQI), que prevê os insumos necessários para um ensino médio em tempo integral de qualidade.  
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1020
10.22420/rde.v13i26.1020
url https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1020
identifier_str_mv 10.22420/rde.v13i26.1020
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1020/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Retratos da Escola
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Retratos da Escola
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CNTE
publisher.none.fl_str_mv CNTE
dc.source.none.fl_str_mv Retratos da Escola; v. 13 n. 26 (2019): Custo Aluno-Qualidade: a quem interessa?; 443-463
2238-4391
10.22420/rde.v13i26
reponame:Retratos da Escola (Online)
instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron:CNTE
instname_str Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron_str CNTE
institution CNTE
reponame_str Retratos da Escola (Online)
collection Retratos da Escola (Online)
repository.name.fl_str_mv Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
repository.mail.fl_str_mv lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com
_version_ 1793890342677774336