Ensino Médio e Educação Profissional no Brasil: dualidade e fragmentação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ciavatta, Maria
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Ramos, Marise
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Retratos da Escola (Online)
Texto Completo: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/45
Resumo: Dualidade e fragmentação no ensino médio e na educação profissional devem ser compreendidas não apenas na sua expressão atual, mas também nas suas ra­ízes sociais – a estrutura secular da sociedade de classes ede implantação do capitalismo. Uma visão da totalidade social evidencia o sentido da disputa do consenso na so­ciedade e dos recursos públicos para a educação profissio­nal reduzida ao mercado ou a travessia acidentada para a educação unitária, omnilateral, politécnica, de formação integrada entre o ensino médio e a educação profissional como política pública. Palavras-chave: Ensino médio. Educação profissional. Dua­lidade. Fragmentação.
id CNTE-1_b12faeecb7494ef3b0d8ffaad0af2eba
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/45
network_acronym_str CNTE-1
network_name_str Retratos da Escola (Online)
repository_id_str
spelling Ensino Médio e Educação Profissional no Brasil: dualidade e fragmentaçãoDualidade e fragmentação no ensino médio e na educação profissional devem ser compreendidas não apenas na sua expressão atual, mas também nas suas ra­ízes sociais – a estrutura secular da sociedade de classes ede implantação do capitalismo. Uma visão da totalidade social evidencia o sentido da disputa do consenso na so­ciedade e dos recursos públicos para a educação profissio­nal reduzida ao mercado ou a travessia acidentada para a educação unitária, omnilateral, politécnica, de formação integrada entre o ensino médio e a educação profissional como política pública. Palavras-chave: Ensino médio. Educação profissional. Dua­lidade. Fragmentação.CNTE2012-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/4510.22420/rde.v5i8.45Retratos da Escola; v. 5 n. 8 (2011): Ensino Médio e Educação Profissional; 27-412238-439110.22420/rde.v5i8reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/45/42Ciavatta, MariaRamos, Mariseinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-01-26T21:50:15Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/45Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-04T15:50:14.408938Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino Médio e Educação Profissional no Brasil: dualidade e fragmentação
title Ensino Médio e Educação Profissional no Brasil: dualidade e fragmentação
spellingShingle Ensino Médio e Educação Profissional no Brasil: dualidade e fragmentação
Ciavatta, Maria
title_short Ensino Médio e Educação Profissional no Brasil: dualidade e fragmentação
title_full Ensino Médio e Educação Profissional no Brasil: dualidade e fragmentação
title_fullStr Ensino Médio e Educação Profissional no Brasil: dualidade e fragmentação
title_full_unstemmed Ensino Médio e Educação Profissional no Brasil: dualidade e fragmentação
title_sort Ensino Médio e Educação Profissional no Brasil: dualidade e fragmentação
author Ciavatta, Maria
author_facet Ciavatta, Maria
Ramos, Marise
author_role author
author2 Ramos, Marise
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ciavatta, Maria
Ramos, Marise
description Dualidade e fragmentação no ensino médio e na educação profissional devem ser compreendidas não apenas na sua expressão atual, mas também nas suas ra­ízes sociais – a estrutura secular da sociedade de classes ede implantação do capitalismo. Uma visão da totalidade social evidencia o sentido da disputa do consenso na so­ciedade e dos recursos públicos para a educação profissio­nal reduzida ao mercado ou a travessia acidentada para a educação unitária, omnilateral, politécnica, de formação integrada entre o ensino médio e a educação profissional como política pública. Palavras-chave: Ensino médio. Educação profissional. Dua­lidade. Fragmentação.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-05-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/45
10.22420/rde.v5i8.45
url https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/45
identifier_str_mv 10.22420/rde.v5i8.45
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/45/42
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CNTE
publisher.none.fl_str_mv CNTE
dc.source.none.fl_str_mv Retratos da Escola; v. 5 n. 8 (2011): Ensino Médio e Educação Profissional; 27-41
2238-4391
10.22420/rde.v5i8
reponame:Retratos da Escola (Online)
instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron:CNTE
instname_str Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron_str CNTE
institution CNTE
reponame_str Retratos da Escola (Online)
collection Retratos da Escola (Online)
repository.name.fl_str_mv Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
repository.mail.fl_str_mv lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com
_version_ 1793890340908826624