Potencialidades e limitações da certificação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jamil Cury, Carlos Roberto
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Retratos da Escola (Online)
Texto Completo: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/106
Resumo: O artigo aborda a dialética entre a formação de professores, inicial e contínua, e a polêmica proposta de certificação dos docentes. A formação inicial e a continuada são colocadas em paralelo aos movimentos de ordem legal que moldam não somente a carreira de professor, mas também a função e a finalidade da profissão. O sistema avaliativo de docentes é resignificado, como ferramenta para que o próprio profissional possa orientar seus estudos e se mantenha atualizado, diante da realidade cada vez mais complexa que adentra a sala de aula.Palavras-chave: Avaliação e certificação. Formação de professores. Habilitação para o magistério. Carreira do magistério. Legislação do ensino.
id CNTE-1_dc929f2e632d539881b6c8cb751a70c7
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/106
network_acronym_str CNTE-1
network_name_str Retratos da Escola (Online)
repository_id_str
spelling Potencialidades e limitações da certificação de professoresO artigo aborda a dialética entre a formação de professores, inicial e contínua, e a polêmica proposta de certificação dos docentes. A formação inicial e a continuada são colocadas em paralelo aos movimentos de ordem legal que moldam não somente a carreira de professor, mas também a função e a finalidade da profissão. O sistema avaliativo de docentes é resignificado, como ferramenta para que o próprio profissional possa orientar seus estudos e se mantenha atualizado, diante da realidade cada vez mais complexa que adentra a sala de aula.Palavras-chave: Avaliação e certificação. Formação de professores. Habilitação para o magistério. Carreira do magistério. Legislação do ensino.CNTE2012-05-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/10610.22420/rde.v3i4.106Retratos da Escola; v. 3 n. 4 (2009): Financiamento e Gestão da Educação Básica2238-439110.22420/rde.v3i4reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/106/295Jamil Cury, Carlos Robertoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-05-07T11:58:39Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/106Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-04T15:50:17.315146Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false
dc.title.none.fl_str_mv Potencialidades e limitações da certificação de professores
title Potencialidades e limitações da certificação de professores
spellingShingle Potencialidades e limitações da certificação de professores
Jamil Cury, Carlos Roberto
title_short Potencialidades e limitações da certificação de professores
title_full Potencialidades e limitações da certificação de professores
title_fullStr Potencialidades e limitações da certificação de professores
title_full_unstemmed Potencialidades e limitações da certificação de professores
title_sort Potencialidades e limitações da certificação de professores
author Jamil Cury, Carlos Roberto
author_facet Jamil Cury, Carlos Roberto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jamil Cury, Carlos Roberto
description O artigo aborda a dialética entre a formação de professores, inicial e contínua, e a polêmica proposta de certificação dos docentes. A formação inicial e a continuada são colocadas em paralelo aos movimentos de ordem legal que moldam não somente a carreira de professor, mas também a função e a finalidade da profissão. O sistema avaliativo de docentes é resignificado, como ferramenta para que o próprio profissional possa orientar seus estudos e se mantenha atualizado, diante da realidade cada vez mais complexa que adentra a sala de aula.Palavras-chave: Avaliação e certificação. Formação de professores. Habilitação para o magistério. Carreira do magistério. Legislação do ensino.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-05-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/106
10.22420/rde.v3i4.106
url https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/106
identifier_str_mv 10.22420/rde.v3i4.106
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/106/295
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CNTE
publisher.none.fl_str_mv CNTE
dc.source.none.fl_str_mv Retratos da Escola; v. 3 n. 4 (2009): Financiamento e Gestão da Educação Básica
2238-4391
10.22420/rde.v3i4
reponame:Retratos da Escola (Online)
instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron:CNTE
instname_str Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron_str CNTE
institution CNTE
reponame_str Retratos da Escola (Online)
collection Retratos da Escola (Online)
repository.name.fl_str_mv Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
repository.mail.fl_str_mv lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com
_version_ 1793890341194039296