Por um ensino de Geografia antirracista: as possibilidades da Lei 10.639/03 no combate ao racismo religioso no município do Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Marcelo Alonso
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3473
Resumo: A reflexão apresentada no artigo parte da premissa que a promulgação da Lei Federal nº 10.639/03, política pública de ação afirmativa voltada para o ensino básico que reformulou a LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9.394/1996, é um passo importante para a inserção não somente de conteúdos inerentes às heranças afro-brasileiras no currículo praticado da Geografia nas escolas de ensino básico, mas como um meio de inclusão social e combate ao racismo religioso no espaço carioca, descontruindo preconceitos e estereótipos contra os grupos que praticam as religiões de matrizes africanas. O trabalho está dividido em quatro seções, a saber: a introdução, onde apresentamos a legislação e a relevância da temática; a apresentação de dados que revelam a existência de racismo religioso na cidade do Rio de Janeiro e as potencialidades da Lei no combate à violência religiosa; a reflexão teórico-conceitual sobre a importância de se trabalhar na Geografia escolar a dimensão simbólica do espaço e, finalmente, as considerações finais acerca do trabalho.
id CP2-1_056d5e8787074b1cdb35f8d622e12eae
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3473
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling Por um ensino de Geografia antirracista: as possibilidades da Lei 10.639/03 no combate ao racismo religioso no município do Rio de JaneiroLei Federal 10639/03Racismo ReligiosoViolência ReligiosaGeografia EscolarInclusão.Ensino de GeografiaGeografia EscolarA reflexão apresentada no artigo parte da premissa que a promulgação da Lei Federal nº 10.639/03, política pública de ação afirmativa voltada para o ensino básico que reformulou a LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9.394/1996, é um passo importante para a inserção não somente de conteúdos inerentes às heranças afro-brasileiras no currículo praticado da Geografia nas escolas de ensino básico, mas como um meio de inclusão social e combate ao racismo religioso no espaço carioca, descontruindo preconceitos e estereótipos contra os grupos que praticam as religiões de matrizes africanas. O trabalho está dividido em quatro seções, a saber: a introdução, onde apresentamos a legislação e a relevância da temática; a apresentação de dados que revelam a existência de racismo religioso na cidade do Rio de Janeiro e as potencialidades da Lei no combate à violência religiosa; a reflexão teórico-conceitual sobre a importância de se trabalhar na Geografia escolar a dimensão simbólica do espaço e, finalmente, as considerações finais acerca do trabalho.Imperial Editora do Colégio Pedro II2022-09-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3473Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 8 n. 15 (2021): GEOGRAFIAS NEGRAS NO ESPAÇO ESCOLAR (PARTE 1); 33-442358-446710.33025/grgcp2.v8i15reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3473/2346Morais, Marcelo Alonsoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-03T14:44:38Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3473Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2022-10-03T14:44:38Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv Por um ensino de Geografia antirracista: as possibilidades da Lei 10.639/03 no combate ao racismo religioso no município do Rio de Janeiro
title Por um ensino de Geografia antirracista: as possibilidades da Lei 10.639/03 no combate ao racismo religioso no município do Rio de Janeiro
spellingShingle Por um ensino de Geografia antirracista: as possibilidades da Lei 10.639/03 no combate ao racismo religioso no município do Rio de Janeiro
Morais, Marcelo Alonso
Lei Federal 10639/03
Racismo Religioso
Violência Religiosa
Geografia Escolar
Inclusão.
Ensino de Geografia
Geografia Escolar
title_short Por um ensino de Geografia antirracista: as possibilidades da Lei 10.639/03 no combate ao racismo religioso no município do Rio de Janeiro
title_full Por um ensino de Geografia antirracista: as possibilidades da Lei 10.639/03 no combate ao racismo religioso no município do Rio de Janeiro
title_fullStr Por um ensino de Geografia antirracista: as possibilidades da Lei 10.639/03 no combate ao racismo religioso no município do Rio de Janeiro
title_full_unstemmed Por um ensino de Geografia antirracista: as possibilidades da Lei 10.639/03 no combate ao racismo religioso no município do Rio de Janeiro
title_sort Por um ensino de Geografia antirracista: as possibilidades da Lei 10.639/03 no combate ao racismo religioso no município do Rio de Janeiro
author Morais, Marcelo Alonso
author_facet Morais, Marcelo Alonso
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, Marcelo Alonso
dc.subject.por.fl_str_mv Lei Federal 10639/03
Racismo Religioso
Violência Religiosa
Geografia Escolar
Inclusão.
Ensino de Geografia
Geografia Escolar
topic Lei Federal 10639/03
Racismo Religioso
Violência Religiosa
Geografia Escolar
Inclusão.
Ensino de Geografia
Geografia Escolar
description A reflexão apresentada no artigo parte da premissa que a promulgação da Lei Federal nº 10.639/03, política pública de ação afirmativa voltada para o ensino básico que reformulou a LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9.394/1996, é um passo importante para a inserção não somente de conteúdos inerentes às heranças afro-brasileiras no currículo praticado da Geografia nas escolas de ensino básico, mas como um meio de inclusão social e combate ao racismo religioso no espaço carioca, descontruindo preconceitos e estereótipos contra os grupos que praticam as religiões de matrizes africanas. O trabalho está dividido em quatro seções, a saber: a introdução, onde apresentamos a legislação e a relevância da temática; a apresentação de dados que revelam a existência de racismo religioso na cidade do Rio de Janeiro e as potencialidades da Lei no combate à violência religiosa; a reflexão teórico-conceitual sobre a importância de se trabalhar na Geografia escolar a dimensão simbólica do espaço e, finalmente, as considerações finais acerca do trabalho.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3473
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3473
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3473/2346
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 8 n. 15 (2021): GEOGRAFIAS NEGRAS NO ESPAÇO ESCOLAR (PARTE 1); 33-44
2358-4467
10.33025/grgcp2.v8i15
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042177522040832