A Prática Pedagógica na Educação de Jovens e Adultos: Reflexões a partir de um Relato de Experiência sobre Ensino de Genética
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/971 |
Resumo: | As discussões do campo do Ensino de Ciências e Biologia têm se apartado historicamente dos debates sobre a Educação de Jovens Adultos (EJA), apesar de diversos estudos já terem evidenciado a importância e a necessidade da consolidação de um diálogo mais efusivo entre as duas áreas. O presente artigo consiste em um relato de experiência que narra e problematiza uma aula introdutória sobre conceitos de Genética ministrada para uma turma de EJA da rede pública estadual do Rio de Janeiro. A discussão apresentada, apesar de focar no ensino de Biologia, tenta dar pistas de como práticas desenvolvidas em sala de aula para turmas dessa modalidade de ensino podem possibilitar uma transformação de consciências e de realidades, enquanto almeja se somar aos debates sobre a EJA, que vêm crescentemente atraindo a atenção de educadores, pesquisadores e formuladores de políticas públicas para a educação brasileira. |
id |
CP2-1_1010a05cf434758454d64186a45ae72f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/971 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
A Prática Pedagógica na Educação de Jovens e Adultos: Reflexões a partir de um Relato de Experiência sobre Ensino de GenéticaEJAEnsino de CiênciasEnsino de BiologiaExperimentaçãoDNA.As discussões do campo do Ensino de Ciências e Biologia têm se apartado historicamente dos debates sobre a Educação de Jovens Adultos (EJA), apesar de diversos estudos já terem evidenciado a importância e a necessidade da consolidação de um diálogo mais efusivo entre as duas áreas. O presente artigo consiste em um relato de experiência que narra e problematiza uma aula introdutória sobre conceitos de Genética ministrada para uma turma de EJA da rede pública estadual do Rio de Janeiro. A discussão apresentada, apesar de focar no ensino de Biologia, tenta dar pistas de como práticas desenvolvidas em sala de aula para turmas dessa modalidade de ensino podem possibilitar uma transformação de consciências e de realidades, enquanto almeja se somar aos debates sobre a EJA, que vêm crescentemente atraindo a atenção de educadores, pesquisadores e formuladores de políticas públicas para a educação brasileira. Imperial Editora do Colégio Pedro II2017-01-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/971Cadernos de Educação Básica; v. 2 n. 1 (2017): Diferenças na Educação; 13-232525-28792525-287910.33025/ceb.v2i1reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/971/698Borba, Rodrigo Cerqueira do Nascimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-13T17:10:16Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/971Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-08-13T17:10:16Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Prática Pedagógica na Educação de Jovens e Adultos: Reflexões a partir de um Relato de Experiência sobre Ensino de Genética |
title |
A Prática Pedagógica na Educação de Jovens e Adultos: Reflexões a partir de um Relato de Experiência sobre Ensino de Genética |
spellingShingle |
A Prática Pedagógica na Educação de Jovens e Adultos: Reflexões a partir de um Relato de Experiência sobre Ensino de Genética Borba, Rodrigo Cerqueira do Nascimento EJA Ensino de Ciências Ensino de Biologia Experimentação DNA. |
title_short |
A Prática Pedagógica na Educação de Jovens e Adultos: Reflexões a partir de um Relato de Experiência sobre Ensino de Genética |
title_full |
A Prática Pedagógica na Educação de Jovens e Adultos: Reflexões a partir de um Relato de Experiência sobre Ensino de Genética |
title_fullStr |
A Prática Pedagógica na Educação de Jovens e Adultos: Reflexões a partir de um Relato de Experiência sobre Ensino de Genética |
title_full_unstemmed |
A Prática Pedagógica na Educação de Jovens e Adultos: Reflexões a partir de um Relato de Experiência sobre Ensino de Genética |
title_sort |
A Prática Pedagógica na Educação de Jovens e Adultos: Reflexões a partir de um Relato de Experiência sobre Ensino de Genética |
author |
Borba, Rodrigo Cerqueira do Nascimento |
author_facet |
Borba, Rodrigo Cerqueira do Nascimento |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borba, Rodrigo Cerqueira do Nascimento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EJA Ensino de Ciências Ensino de Biologia Experimentação DNA. |
topic |
EJA Ensino de Ciências Ensino de Biologia Experimentação DNA. |
description |
As discussões do campo do Ensino de Ciências e Biologia têm se apartado historicamente dos debates sobre a Educação de Jovens Adultos (EJA), apesar de diversos estudos já terem evidenciado a importância e a necessidade da consolidação de um diálogo mais efusivo entre as duas áreas. O presente artigo consiste em um relato de experiência que narra e problematiza uma aula introdutória sobre conceitos de Genética ministrada para uma turma de EJA da rede pública estadual do Rio de Janeiro. A discussão apresentada, apesar de focar no ensino de Biologia, tenta dar pistas de como práticas desenvolvidas em sala de aula para turmas dessa modalidade de ensino podem possibilitar uma transformação de consciências e de realidades, enquanto almeja se somar aos debates sobre a EJA, que vêm crescentemente atraindo a atenção de educadores, pesquisadores e formuladores de políticas públicas para a educação brasileira. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/971 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/971 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/971/698 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Educação Básica; v. 2 n. 1 (2017): Diferenças na Educação; 13-23 2525-2879 2525-2879 10.33025/ceb.v2i1 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042180165500928 |