A Prática Pedagógica na Educação de Jovens e Adultos: Reflexões a partir de um Relato de Experiência sobre Ensino de Genética

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borba, Rodrigo Cerqueira do Nascimento
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/971
Resumo: As discussões do campo do Ensino de Ciências e Biologia têm se apartado historicamente dos debates sobre a Educação de Jovens Adultos (EJA), apesar de diversos estudos já terem evidenciado a importância e a necessidade da consolidação de um diálogo mais efusivo entre as duas áreas. O presente artigo consiste em um relato de experiência que narra e problematiza uma aula introdutória sobre conceitos de Genética ministrada para uma turma de EJA da rede pública estadual do Rio de Janeiro. A discussão apresentada, apesar de focar no ensino de Biologia, tenta dar pistas de como práticas desenvolvidas em sala de aula para turmas dessa modalidade de ensino podem possibilitar uma transformação de consciências e de realidades, enquanto almeja se somar aos debates sobre a EJA, que vêm crescentemente atraindo a atenção de educadores, pesquisadores e formuladores de políticas públicas para a educação brasileira. 
id CP2-1_1010a05cf434758454d64186a45ae72f
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/971
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling A Prática Pedagógica na Educação de Jovens e Adultos: Reflexões a partir de um Relato de Experiência sobre Ensino de GenéticaEJAEnsino de CiênciasEnsino de BiologiaExperimentaçãoDNA.As discussões do campo do Ensino de Ciências e Biologia têm se apartado historicamente dos debates sobre a Educação de Jovens Adultos (EJA), apesar de diversos estudos já terem evidenciado a importância e a necessidade da consolidação de um diálogo mais efusivo entre as duas áreas. O presente artigo consiste em um relato de experiência que narra e problematiza uma aula introdutória sobre conceitos de Genética ministrada para uma turma de EJA da rede pública estadual do Rio de Janeiro. A discussão apresentada, apesar de focar no ensino de Biologia, tenta dar pistas de como práticas desenvolvidas em sala de aula para turmas dessa modalidade de ensino podem possibilitar uma transformação de consciências e de realidades, enquanto almeja se somar aos debates sobre a EJA, que vêm crescentemente atraindo a atenção de educadores, pesquisadores e formuladores de políticas públicas para a educação brasileira. Imperial Editora do Colégio Pedro II2017-01-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/971Cadernos de Educação Básica; v. 2 n. 1 (2017): Diferenças na Educação; 13-232525-28792525-287910.33025/ceb.v2i1reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/971/698Borba, Rodrigo Cerqueira do Nascimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-13T17:10:16Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/971Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-08-13T17:10:16Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv A Prática Pedagógica na Educação de Jovens e Adultos: Reflexões a partir de um Relato de Experiência sobre Ensino de Genética
title A Prática Pedagógica na Educação de Jovens e Adultos: Reflexões a partir de um Relato de Experiência sobre Ensino de Genética
spellingShingle A Prática Pedagógica na Educação de Jovens e Adultos: Reflexões a partir de um Relato de Experiência sobre Ensino de Genética
Borba, Rodrigo Cerqueira do Nascimento
EJA
Ensino de Ciências
Ensino de Biologia
Experimentação
DNA.
title_short A Prática Pedagógica na Educação de Jovens e Adultos: Reflexões a partir de um Relato de Experiência sobre Ensino de Genética
title_full A Prática Pedagógica na Educação de Jovens e Adultos: Reflexões a partir de um Relato de Experiência sobre Ensino de Genética
title_fullStr A Prática Pedagógica na Educação de Jovens e Adultos: Reflexões a partir de um Relato de Experiência sobre Ensino de Genética
title_full_unstemmed A Prática Pedagógica na Educação de Jovens e Adultos: Reflexões a partir de um Relato de Experiência sobre Ensino de Genética
title_sort A Prática Pedagógica na Educação de Jovens e Adultos: Reflexões a partir de um Relato de Experiência sobre Ensino de Genética
author Borba, Rodrigo Cerqueira do Nascimento
author_facet Borba, Rodrigo Cerqueira do Nascimento
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borba, Rodrigo Cerqueira do Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv EJA
Ensino de Ciências
Ensino de Biologia
Experimentação
DNA.
topic EJA
Ensino de Ciências
Ensino de Biologia
Experimentação
DNA.
description As discussões do campo do Ensino de Ciências e Biologia têm se apartado historicamente dos debates sobre a Educação de Jovens Adultos (EJA), apesar de diversos estudos já terem evidenciado a importância e a necessidade da consolidação de um diálogo mais efusivo entre as duas áreas. O presente artigo consiste em um relato de experiência que narra e problematiza uma aula introdutória sobre conceitos de Genética ministrada para uma turma de EJA da rede pública estadual do Rio de Janeiro. A discussão apresentada, apesar de focar no ensino de Biologia, tenta dar pistas de como práticas desenvolvidas em sala de aula para turmas dessa modalidade de ensino podem possibilitar uma transformação de consciências e de realidades, enquanto almeja se somar aos debates sobre a EJA, que vêm crescentemente atraindo a atenção de educadores, pesquisadores e formuladores de políticas públicas para a educação brasileira. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/971
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/971
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/971/698
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Educação Básica; v. 2 n. 1 (2017): Diferenças na Educação; 13-23
2525-2879
2525-2879
10.33025/ceb.v2i1
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042180165500928