CINEMA COMO ARTE EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RIBEIRO, Danielle de Oliveira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/anosiniciais/article/view/2224
Resumo: Este artigo tem por objetivo problematizar a presença de filmes nas escolas públicas, ampliando suas possibilidades de uso. As imagens em movimento podem ir além de um suporte pedagógico para ensinar conteúdos específicos de disciplinas legitimadas no currículo escolar, de um instrumento de entretenimento em dias festivos, ou ainda, de uma estratégia para passar o tempo ocioso dos estudantes. Este trabalho propõe-se a apresentar o cinema na escola como criação, tanto na perspectiva da análise de obras já existentes, quanto da produção de imagens/filmes pelos estudantes junto aos professores. Tal proposta está ancorada nos estudos e na experiência de trabalho de Alain Bergala para quem a escola deve ser um espaço de apropriação e fruição do cinema como arte. Destacam-se algumas experiências relevantes, porém pontuais, com cinema na educação pública brasileira e também algumas questões que precisam ser pensadas para viabilizar a expansão dessa proposta nas demais escolas da rede pública de ensino.
id CP2-1_14533975898847a2bdb3694ecd8ab108
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2224
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling CINEMA COMO ARTE EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICACinema e educação. Cinema e currículo. Educação Básica. Formação de professores. Trabalho docente.Este artigo tem por objetivo problematizar a presença de filmes nas escolas públicas, ampliando suas possibilidades de uso. As imagens em movimento podem ir além de um suporte pedagógico para ensinar conteúdos específicos de disciplinas legitimadas no currículo escolar, de um instrumento de entretenimento em dias festivos, ou ainda, de uma estratégia para passar o tempo ocioso dos estudantes. Este trabalho propõe-se a apresentar o cinema na escola como criação, tanto na perspectiva da análise de obras já existentes, quanto da produção de imagens/filmes pelos estudantes junto aos professores. Tal proposta está ancorada nos estudos e na experiência de trabalho de Alain Bergala para quem a escola deve ser um espaço de apropriação e fruição do cinema como arte. Destacam-se algumas experiências relevantes, porém pontuais, com cinema na educação pública brasileira e também algumas questões que precisam ser pensadas para viabilizar a expansão dessa proposta nas demais escolas da rede pública de ensino.Anos Iniciais em Revista2019-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/anosiniciais/article/view/2224Anos Iniciais em Revista; v. 3 n. 3 (2019): DOSSIÊ “Anos Iniciais: estrutura, diversidade, democracia e carreira docente”2526-7191reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/anosiniciais/article/view/2224/1523RIBEIRO, Danielle de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-10T13:42:15Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2224Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2019-12-10T13:42:15Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv CINEMA COMO ARTE EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA
title CINEMA COMO ARTE EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA
spellingShingle CINEMA COMO ARTE EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA
RIBEIRO, Danielle de Oliveira
Cinema e educação. Cinema e currículo. Educação Básica. Formação de professores. Trabalho docente.
title_short CINEMA COMO ARTE EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA
title_full CINEMA COMO ARTE EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA
title_fullStr CINEMA COMO ARTE EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA
title_full_unstemmed CINEMA COMO ARTE EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA
title_sort CINEMA COMO ARTE EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA
author RIBEIRO, Danielle de Oliveira
author_facet RIBEIRO, Danielle de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv RIBEIRO, Danielle de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema e educação. Cinema e currículo. Educação Básica. Formação de professores. Trabalho docente.
topic Cinema e educação. Cinema e currículo. Educação Básica. Formação de professores. Trabalho docente.
description Este artigo tem por objetivo problematizar a presença de filmes nas escolas públicas, ampliando suas possibilidades de uso. As imagens em movimento podem ir além de um suporte pedagógico para ensinar conteúdos específicos de disciplinas legitimadas no currículo escolar, de um instrumento de entretenimento em dias festivos, ou ainda, de uma estratégia para passar o tempo ocioso dos estudantes. Este trabalho propõe-se a apresentar o cinema na escola como criação, tanto na perspectiva da análise de obras já existentes, quanto da produção de imagens/filmes pelos estudantes junto aos professores. Tal proposta está ancorada nos estudos e na experiência de trabalho de Alain Bergala para quem a escola deve ser um espaço de apropriação e fruição do cinema como arte. Destacam-se algumas experiências relevantes, porém pontuais, com cinema na educação pública brasileira e também algumas questões que precisam ser pensadas para viabilizar a expansão dessa proposta nas demais escolas da rede pública de ensino.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/anosiniciais/article/view/2224
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/anosiniciais/article/view/2224
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/anosiniciais/article/view/2224/1523
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Anos Iniciais em Revista
publisher.none.fl_str_mv Anos Iniciais em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Anos Iniciais em Revista; v. 3 n. 3 (2019): DOSSIÊ “Anos Iniciais: estrutura, diversidade, democracia e carreira docente”
2526-7191
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042180112023552