EDUCAÇÃO CIENTÍFICA MEDIADA POR FEIRA DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA – UM ENFOQUE CTSA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Chirlei de Fátima
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Xavier, Lucas Antonio, Andrade, Henrique Alves, Leite, Sidnei Quezada Meireles
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2448
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo analisar o projeto Feira de Ciências, desenvolvido em uma escola da rede estadual de educação básica, situada no município de Piúma, Espírito Santo, Brasil. O projeto figura como um tipo de metodologia capaz de potencializar a aprendizagem de conhecimentos na área das ciências, pois sua realização demanda a utilização e aplicação de uma diversidade de recursos que envolvem práticas de ensino diferenciadas, tais como, atividades investigativas, uso de método científico, atividades de pesquisa, exploração de recursos tecnológicos, entre outros. A experiência relatada se baseou na análise, de natureza qualitativa, de 209 projetos, tendo sido adotado, como parâmetro, a correlação entre os projetos desenvolvidos pelos alunos e as dimensões do enfoque Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente - CTSA. Após a análise verificou-se que, aproximadamente 13,9% dos projetos desenvolvidos contemplaram as quatro dimensões do enfoque, contribuindo, dessa forma, com o diálogo entre as diversas disciplinas componentes do currículo escolar, evidenciando a interdisciplinaridade, defendida no projeto político pedagógico da escola, e a perspectiva de uma educação reflexiva e crítica.
id CP2-1_1d4565561eb1f3bfaf5f9d312d452833
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2448
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO CIENTÍFICA MEDIADA POR FEIRA DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA – UM ENFOQUE CTSAEducação em CiênciasProjeto EscolarEnfoque CTSAPráticas de EnsinoFeira de Ciências.O presente trabalho teve como objetivo analisar o projeto Feira de Ciências, desenvolvido em uma escola da rede estadual de educação básica, situada no município de Piúma, Espírito Santo, Brasil. O projeto figura como um tipo de metodologia capaz de potencializar a aprendizagem de conhecimentos na área das ciências, pois sua realização demanda a utilização e aplicação de uma diversidade de recursos que envolvem práticas de ensino diferenciadas, tais como, atividades investigativas, uso de método científico, atividades de pesquisa, exploração de recursos tecnológicos, entre outros. A experiência relatada se baseou na análise, de natureza qualitativa, de 209 projetos, tendo sido adotado, como parâmetro, a correlação entre os projetos desenvolvidos pelos alunos e as dimensões do enfoque Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente - CTSA. Após a análise verificou-se que, aproximadamente 13,9% dos projetos desenvolvidos contemplaram as quatro dimensões do enfoque, contribuindo, dessa forma, com o diálogo entre as diversas disciplinas componentes do currículo escolar, evidenciando a interdisciplinaridade, defendida no projeto político pedagógico da escola, e a perspectiva de uma educação reflexiva e crítica.Imperial Editora do Colégio Pedro II2019-04-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2448Cadernos de Educação Básica; v. 4 n. 1 (2019): 2019; 58-672525-28792525-287910.33025/ceb.v4i1reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2448/1637Rodrigues, Chirlei de FátimaXavier, Lucas AntonioAndrade, Henrique AlvesLeite, Sidnei Quezada Meirelesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-30T21:17:42Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2448Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-08-30T21:17:42Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO CIENTÍFICA MEDIADA POR FEIRA DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA – UM ENFOQUE CTSA
title EDUCAÇÃO CIENTÍFICA MEDIADA POR FEIRA DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA – UM ENFOQUE CTSA
spellingShingle EDUCAÇÃO CIENTÍFICA MEDIADA POR FEIRA DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA – UM ENFOQUE CTSA
Rodrigues, Chirlei de Fátima
Educação em Ciências
Projeto Escolar
Enfoque CTSA
Práticas de Ensino
Feira de Ciências.
title_short EDUCAÇÃO CIENTÍFICA MEDIADA POR FEIRA DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA – UM ENFOQUE CTSA
title_full EDUCAÇÃO CIENTÍFICA MEDIADA POR FEIRA DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA – UM ENFOQUE CTSA
title_fullStr EDUCAÇÃO CIENTÍFICA MEDIADA POR FEIRA DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA – UM ENFOQUE CTSA
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO CIENTÍFICA MEDIADA POR FEIRA DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA – UM ENFOQUE CTSA
title_sort EDUCAÇÃO CIENTÍFICA MEDIADA POR FEIRA DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA – UM ENFOQUE CTSA
author Rodrigues, Chirlei de Fátima
author_facet Rodrigues, Chirlei de Fátima
Xavier, Lucas Antonio
Andrade, Henrique Alves
Leite, Sidnei Quezada Meireles
author_role author
author2 Xavier, Lucas Antonio
Andrade, Henrique Alves
Leite, Sidnei Quezada Meireles
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Chirlei de Fátima
Xavier, Lucas Antonio
Andrade, Henrique Alves
Leite, Sidnei Quezada Meireles
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em Ciências
Projeto Escolar
Enfoque CTSA
Práticas de Ensino
Feira de Ciências.
topic Educação em Ciências
Projeto Escolar
Enfoque CTSA
Práticas de Ensino
Feira de Ciências.
description O presente trabalho teve como objetivo analisar o projeto Feira de Ciências, desenvolvido em uma escola da rede estadual de educação básica, situada no município de Piúma, Espírito Santo, Brasil. O projeto figura como um tipo de metodologia capaz de potencializar a aprendizagem de conhecimentos na área das ciências, pois sua realização demanda a utilização e aplicação de uma diversidade de recursos que envolvem práticas de ensino diferenciadas, tais como, atividades investigativas, uso de método científico, atividades de pesquisa, exploração de recursos tecnológicos, entre outros. A experiência relatada se baseou na análise, de natureza qualitativa, de 209 projetos, tendo sido adotado, como parâmetro, a correlação entre os projetos desenvolvidos pelos alunos e as dimensões do enfoque Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente - CTSA. Após a análise verificou-se que, aproximadamente 13,9% dos projetos desenvolvidos contemplaram as quatro dimensões do enfoque, contribuindo, dessa forma, com o diálogo entre as diversas disciplinas componentes do currículo escolar, evidenciando a interdisciplinaridade, defendida no projeto político pedagógico da escola, e a perspectiva de uma educação reflexiva e crítica.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2448
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2448
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2448/1637
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Educação Básica; v. 4 n. 1 (2019): 2019; 58-67
2525-2879
2525-2879
10.33025/ceb.v4i1
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042180504190976