EDUCAÇÃO CIENTÍFICA MEDIADA POR FEIRA DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA – UM ENFOQUE CTSA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2448 |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo analisar o projeto Feira de Ciências, desenvolvido em uma escola da rede estadual de educação básica, situada no município de Piúma, Espírito Santo, Brasil. O projeto figura como um tipo de metodologia capaz de potencializar a aprendizagem de conhecimentos na área das ciências, pois sua realização demanda a utilização e aplicação de uma diversidade de recursos que envolvem práticas de ensino diferenciadas, tais como, atividades investigativas, uso de método científico, atividades de pesquisa, exploração de recursos tecnológicos, entre outros. A experiência relatada se baseou na análise, de natureza qualitativa, de 209 projetos, tendo sido adotado, como parâmetro, a correlação entre os projetos desenvolvidos pelos alunos e as dimensões do enfoque Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente - CTSA. Após a análise verificou-se que, aproximadamente 13,9% dos projetos desenvolvidos contemplaram as quatro dimensões do enfoque, contribuindo, dessa forma, com o diálogo entre as diversas disciplinas componentes do currículo escolar, evidenciando a interdisciplinaridade, defendida no projeto político pedagógico da escola, e a perspectiva de uma educação reflexiva e crítica. |
id |
CP2-1_1d4565561eb1f3bfaf5f9d312d452833 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2448 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO CIENTÍFICA MEDIADA POR FEIRA DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA – UM ENFOQUE CTSAEducação em CiênciasProjeto EscolarEnfoque CTSAPráticas de EnsinoFeira de Ciências.O presente trabalho teve como objetivo analisar o projeto Feira de Ciências, desenvolvido em uma escola da rede estadual de educação básica, situada no município de Piúma, Espírito Santo, Brasil. O projeto figura como um tipo de metodologia capaz de potencializar a aprendizagem de conhecimentos na área das ciências, pois sua realização demanda a utilização e aplicação de uma diversidade de recursos que envolvem práticas de ensino diferenciadas, tais como, atividades investigativas, uso de método científico, atividades de pesquisa, exploração de recursos tecnológicos, entre outros. A experiência relatada se baseou na análise, de natureza qualitativa, de 209 projetos, tendo sido adotado, como parâmetro, a correlação entre os projetos desenvolvidos pelos alunos e as dimensões do enfoque Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente - CTSA. Após a análise verificou-se que, aproximadamente 13,9% dos projetos desenvolvidos contemplaram as quatro dimensões do enfoque, contribuindo, dessa forma, com o diálogo entre as diversas disciplinas componentes do currículo escolar, evidenciando a interdisciplinaridade, defendida no projeto político pedagógico da escola, e a perspectiva de uma educação reflexiva e crítica.Imperial Editora do Colégio Pedro II2019-04-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2448Cadernos de Educação Básica; v. 4 n. 1 (2019): 2019; 58-672525-28792525-287910.33025/ceb.v4i1reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2448/1637Rodrigues, Chirlei de FátimaXavier, Lucas AntonioAndrade, Henrique AlvesLeite, Sidnei Quezada Meirelesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-30T21:17:42Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2448Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-08-30T21:17:42Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO CIENTÍFICA MEDIADA POR FEIRA DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA – UM ENFOQUE CTSA |
title |
EDUCAÇÃO CIENTÍFICA MEDIADA POR FEIRA DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA – UM ENFOQUE CTSA |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO CIENTÍFICA MEDIADA POR FEIRA DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA – UM ENFOQUE CTSA Rodrigues, Chirlei de Fátima Educação em Ciências Projeto Escolar Enfoque CTSA Práticas de Ensino Feira de Ciências. |
title_short |
EDUCAÇÃO CIENTÍFICA MEDIADA POR FEIRA DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA – UM ENFOQUE CTSA |
title_full |
EDUCAÇÃO CIENTÍFICA MEDIADA POR FEIRA DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA – UM ENFOQUE CTSA |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO CIENTÍFICA MEDIADA POR FEIRA DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA – UM ENFOQUE CTSA |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO CIENTÍFICA MEDIADA POR FEIRA DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA – UM ENFOQUE CTSA |
title_sort |
EDUCAÇÃO CIENTÍFICA MEDIADA POR FEIRA DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA – UM ENFOQUE CTSA |
author |
Rodrigues, Chirlei de Fátima |
author_facet |
Rodrigues, Chirlei de Fátima Xavier, Lucas Antonio Andrade, Henrique Alves Leite, Sidnei Quezada Meireles |
author_role |
author |
author2 |
Xavier, Lucas Antonio Andrade, Henrique Alves Leite, Sidnei Quezada Meireles |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Chirlei de Fátima Xavier, Lucas Antonio Andrade, Henrique Alves Leite, Sidnei Quezada Meireles |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em Ciências Projeto Escolar Enfoque CTSA Práticas de Ensino Feira de Ciências. |
topic |
Educação em Ciências Projeto Escolar Enfoque CTSA Práticas de Ensino Feira de Ciências. |
description |
O presente trabalho teve como objetivo analisar o projeto Feira de Ciências, desenvolvido em uma escola da rede estadual de educação básica, situada no município de Piúma, Espírito Santo, Brasil. O projeto figura como um tipo de metodologia capaz de potencializar a aprendizagem de conhecimentos na área das ciências, pois sua realização demanda a utilização e aplicação de uma diversidade de recursos que envolvem práticas de ensino diferenciadas, tais como, atividades investigativas, uso de método científico, atividades de pesquisa, exploração de recursos tecnológicos, entre outros. A experiência relatada se baseou na análise, de natureza qualitativa, de 209 projetos, tendo sido adotado, como parâmetro, a correlação entre os projetos desenvolvidos pelos alunos e as dimensões do enfoque Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente - CTSA. Após a análise verificou-se que, aproximadamente 13,9% dos projetos desenvolvidos contemplaram as quatro dimensões do enfoque, contribuindo, dessa forma, com o diálogo entre as diversas disciplinas componentes do currículo escolar, evidenciando a interdisciplinaridade, defendida no projeto político pedagógico da escola, e a perspectiva de uma educação reflexiva e crítica. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2448 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2448 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2448/1637 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Educação Básica; v. 4 n. 1 (2019): 2019; 58-67 2525-2879 2525-2879 10.33025/ceb.v4i1 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042180504190976 |