O clima urbano no ensino de geografia: por uma climatologia geográfica significativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/1919 |
Resumo: | O presente trabalho traz a discussão e os resultados acerca da climatologia na sala de aula, com foco no clima urbano, como forma de tornar os conteúdos da climatologia significativos para os alunos. As atividades foram realizadas com os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, do Colégio Pedro II, Campus Realengo II, como parte da pesquisa elaborada durante o Programa de Residência Docente, da referida instituição, um programa que é voltado para formação continuada dos professores que atuam na Educação Básica, na rede pública de ensino. Dessa forma, este artigo apresenta a discussão teórica em relação à climatologia geográfica e a climatologia urbana no Ensino de Geografia e, posteriormente, mostra os resultados obtidos em três aulas com as turmas do 6º ano: iniciando com os conceitos básicos sobre tempo e clima, elementos e fatores climáticos; perpassando na segunda aula para a compreensão de como os elementos do tempo são medidos, a partir da atividade de coleta de dados com os instrumentos meteorológicos, sistematizando-os em gráficos; e a terceira aula, quando foram abordados temas relacionados com o clima urbano, buscando sempre trabalhar e compreender a realidade do bairro da escola e os adjacentes, trazendo o tema para a realidade vivenciada pelos alunos. |
id |
CP2-1_1e04f30ada5ba6bfc34f8dbadaa93074 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1919 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
O clima urbano no ensino de geografia: por uma climatologia geográfica significativaEnsino de GeografiaClimatologia EscolarClima Urbano.ClimatologiaEnsino de GeografiaO presente trabalho traz a discussão e os resultados acerca da climatologia na sala de aula, com foco no clima urbano, como forma de tornar os conteúdos da climatologia significativos para os alunos. As atividades foram realizadas com os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, do Colégio Pedro II, Campus Realengo II, como parte da pesquisa elaborada durante o Programa de Residência Docente, da referida instituição, um programa que é voltado para formação continuada dos professores que atuam na Educação Básica, na rede pública de ensino. Dessa forma, este artigo apresenta a discussão teórica em relação à climatologia geográfica e a climatologia urbana no Ensino de Geografia e, posteriormente, mostra os resultados obtidos em três aulas com as turmas do 6º ano: iniciando com os conceitos básicos sobre tempo e clima, elementos e fatores climáticos; perpassando na segunda aula para a compreensão de como os elementos do tempo são medidos, a partir da atividade de coleta de dados com os instrumentos meteorológicos, sistematizando-os em gráficos; e a terceira aula, quando foram abordados temas relacionados com o clima urbano, buscando sempre trabalhar e compreender a realidade do bairro da escola e os adjacentes, trazendo o tema para a realidade vivenciada pelos alunos.Imperial Editora do Colégio Pedro II2019-11-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/1919Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 4 n. 7 (2017): GIRAMUNDO, SÉTIMA EDIÇÃO; 113-1252358-446710.33025/grgcp2.v4i7reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/1919/1478Da Silva, Michele Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-08T15:56:46Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1919Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2019-11-08T15:56:46Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O clima urbano no ensino de geografia: por uma climatologia geográfica significativa |
title |
O clima urbano no ensino de geografia: por uma climatologia geográfica significativa |
spellingShingle |
O clima urbano no ensino de geografia: por uma climatologia geográfica significativa Da Silva, Michele Souza Ensino de Geografia Climatologia Escolar Clima Urbano. Climatologia Ensino de Geografia |
title_short |
O clima urbano no ensino de geografia: por uma climatologia geográfica significativa |
title_full |
O clima urbano no ensino de geografia: por uma climatologia geográfica significativa |
title_fullStr |
O clima urbano no ensino de geografia: por uma climatologia geográfica significativa |
title_full_unstemmed |
O clima urbano no ensino de geografia: por uma climatologia geográfica significativa |
title_sort |
O clima urbano no ensino de geografia: por uma climatologia geográfica significativa |
author |
Da Silva, Michele Souza |
author_facet |
Da Silva, Michele Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Da Silva, Michele Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Geografia Climatologia Escolar Clima Urbano. Climatologia Ensino de Geografia |
topic |
Ensino de Geografia Climatologia Escolar Clima Urbano. Climatologia Ensino de Geografia |
description |
O presente trabalho traz a discussão e os resultados acerca da climatologia na sala de aula, com foco no clima urbano, como forma de tornar os conteúdos da climatologia significativos para os alunos. As atividades foram realizadas com os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, do Colégio Pedro II, Campus Realengo II, como parte da pesquisa elaborada durante o Programa de Residência Docente, da referida instituição, um programa que é voltado para formação continuada dos professores que atuam na Educação Básica, na rede pública de ensino. Dessa forma, este artigo apresenta a discussão teórica em relação à climatologia geográfica e a climatologia urbana no Ensino de Geografia e, posteriormente, mostra os resultados obtidos em três aulas com as turmas do 6º ano: iniciando com os conceitos básicos sobre tempo e clima, elementos e fatores climáticos; perpassando na segunda aula para a compreensão de como os elementos do tempo são medidos, a partir da atividade de coleta de dados com os instrumentos meteorológicos, sistematizando-os em gráficos; e a terceira aula, quando foram abordados temas relacionados com o clima urbano, buscando sempre trabalhar e compreender a realidade do bairro da escola e os adjacentes, trazendo o tema para a realidade vivenciada pelos alunos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/1919 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/1919 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/1919/1478 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 4 n. 7 (2017): GIRAMUNDO, SÉTIMA EDIÇÃO; 113-125 2358-4467 10.33025/grgcp2.v4i7 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042176990412800 |