O clima urbano no ensino de geografia: por uma climatologia geográfica significativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Da Silva, Michele Souza
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/1919
Resumo: O presente trabalho traz a discussão e os resultados acerca da climatologia na sala de aula, com foco no clima urbano, como forma de tornar os conteúdos da climatologia significativos para os alunos. As atividades foram realizadas com os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, do Colégio Pedro II, Campus Realengo II, como parte da pesquisa elaborada durante o Programa de Residência Docente, da referida instituição, um programa que é voltado para formação continuada dos professores que atuam na Educação Básica, na rede pública de ensino. Dessa forma, este artigo apresenta a discussão teórica em relação à climatologia geográfica e a climatologia urbana no Ensino de Geografia e, posteriormente, mostra os resultados obtidos em três aulas com as turmas do 6º ano: iniciando com os conceitos básicos sobre tempo e clima, elementos e fatores climáticos; perpassando na segunda aula para a compreensão de como os elementos do tempo são medidos, a partir da atividade de coleta de dados com os instrumentos meteorológicos, sistematizando-os em gráficos; e a terceira aula, quando foram abordados temas relacionados com o clima urbano, buscando sempre trabalhar e compreender a realidade do bairro da escola e os adjacentes, trazendo o tema para a realidade vivenciada pelos alunos.
id CP2-1_1e04f30ada5ba6bfc34f8dbadaa93074
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1919
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling O clima urbano no ensino de geografia: por uma climatologia geográfica significativaEnsino de GeografiaClimatologia EscolarClima Urbano.ClimatologiaEnsino de GeografiaO presente trabalho traz a discussão e os resultados acerca da climatologia na sala de aula, com foco no clima urbano, como forma de tornar os conteúdos da climatologia significativos para os alunos. As atividades foram realizadas com os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, do Colégio Pedro II, Campus Realengo II, como parte da pesquisa elaborada durante o Programa de Residência Docente, da referida instituição, um programa que é voltado para formação continuada dos professores que atuam na Educação Básica, na rede pública de ensino. Dessa forma, este artigo apresenta a discussão teórica em relação à climatologia geográfica e a climatologia urbana no Ensino de Geografia e, posteriormente, mostra os resultados obtidos em três aulas com as turmas do 6º ano: iniciando com os conceitos básicos sobre tempo e clima, elementos e fatores climáticos; perpassando na segunda aula para a compreensão de como os elementos do tempo são medidos, a partir da atividade de coleta de dados com os instrumentos meteorológicos, sistematizando-os em gráficos; e a terceira aula, quando foram abordados temas relacionados com o clima urbano, buscando sempre trabalhar e compreender a realidade do bairro da escola e os adjacentes, trazendo o tema para a realidade vivenciada pelos alunos.Imperial Editora do Colégio Pedro II2019-11-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/1919Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 4 n. 7 (2017): GIRAMUNDO, SÉTIMA EDIÇÃO; 113-1252358-446710.33025/grgcp2.v4i7reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/1919/1478Da Silva, Michele Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-08T15:56:46Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1919Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2019-11-08T15:56:46Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv O clima urbano no ensino de geografia: por uma climatologia geográfica significativa
title O clima urbano no ensino de geografia: por uma climatologia geográfica significativa
spellingShingle O clima urbano no ensino de geografia: por uma climatologia geográfica significativa
Da Silva, Michele Souza
Ensino de Geografia
Climatologia Escolar
Clima Urbano.
Climatologia
Ensino de Geografia
title_short O clima urbano no ensino de geografia: por uma climatologia geográfica significativa
title_full O clima urbano no ensino de geografia: por uma climatologia geográfica significativa
title_fullStr O clima urbano no ensino de geografia: por uma climatologia geográfica significativa
title_full_unstemmed O clima urbano no ensino de geografia: por uma climatologia geográfica significativa
title_sort O clima urbano no ensino de geografia: por uma climatologia geográfica significativa
author Da Silva, Michele Souza
author_facet Da Silva, Michele Souza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Da Silva, Michele Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Geografia
Climatologia Escolar
Clima Urbano.
Climatologia
Ensino de Geografia
topic Ensino de Geografia
Climatologia Escolar
Clima Urbano.
Climatologia
Ensino de Geografia
description O presente trabalho traz a discussão e os resultados acerca da climatologia na sala de aula, com foco no clima urbano, como forma de tornar os conteúdos da climatologia significativos para os alunos. As atividades foram realizadas com os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, do Colégio Pedro II, Campus Realengo II, como parte da pesquisa elaborada durante o Programa de Residência Docente, da referida instituição, um programa que é voltado para formação continuada dos professores que atuam na Educação Básica, na rede pública de ensino. Dessa forma, este artigo apresenta a discussão teórica em relação à climatologia geográfica e a climatologia urbana no Ensino de Geografia e, posteriormente, mostra os resultados obtidos em três aulas com as turmas do 6º ano: iniciando com os conceitos básicos sobre tempo e clima, elementos e fatores climáticos; perpassando na segunda aula para a compreensão de como os elementos do tempo são medidos, a partir da atividade de coleta de dados com os instrumentos meteorológicos, sistematizando-os em gráficos; e a terceira aula, quando foram abordados temas relacionados com o clima urbano, buscando sempre trabalhar e compreender a realidade do bairro da escola e os adjacentes, trazendo o tema para a realidade vivenciada pelos alunos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/1919
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/1919
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/1919/1478
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 4 n. 7 (2017): GIRAMUNDO, SÉTIMA EDIÇÃO; 113-125
2358-4467
10.33025/grgcp2.v4i7
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042176990412800