MODELAGEM MATEMÁTICA DA LEI DE RESFRIAMENTO DE NEWTON APLICADA NO ENSINO MÉDIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andreis, Greice da Silva Lorenzzetti
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Lorenço, Franciele
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2763
Resumo: Este relato de experiência traz uma atividade desenvolvida junto a uma turma de formandos do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), visando relacionar a teoria estudada no curso com sua prática docente por meio da Modelagem Matemática. A partir da equação diferencial da lei empírica de resfriamento de Newton, abordada na disciplina de Equações Diferenciais, a turma foi desafiada a propor uma alteração no modelo matemático ou adequá-lo para que ele pudesse ser utilizado em uma aula do Ensino Fundamental ou Médio, tendo a Modelagem Matemática como estratégia de ensino e de aprendizagem. A atividade proposta pelos estudantes foi vivenciada e, após discussão das possíveis melhorias, foi aplicada com um grupo de alunos voluntários do 2º ano do Ensino Médio Técnico Integrado da própria Instituição. A atividade proporcionou aos formandos estabelecer uma relação entre os conteúdos teóricos e a prática de sala de aula por meio da Modelagem Matemática. Aos estudantes do Ensino Médio Técnico Integrado, proporcionou uma rica experiência envolvendo conceitos da Física e da Matemática.
id CP2-1_2e4299b8ac5b880a7c3565d1f76e9c54
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2763
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling MODELAGEM MATEMÁTICA DA LEI DE RESFRIAMENTO DE NEWTON APLICADA NO ENSINO MÉDIOEste relato de experiência traz uma atividade desenvolvida junto a uma turma de formandos do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), visando relacionar a teoria estudada no curso com sua prática docente por meio da Modelagem Matemática. A partir da equação diferencial da lei empírica de resfriamento de Newton, abordada na disciplina de Equações Diferenciais, a turma foi desafiada a propor uma alteração no modelo matemático ou adequá-lo para que ele pudesse ser utilizado em uma aula do Ensino Fundamental ou Médio, tendo a Modelagem Matemática como estratégia de ensino e de aprendizagem. A atividade proposta pelos estudantes foi vivenciada e, após discussão das possíveis melhorias, foi aplicada com um grupo de alunos voluntários do 2º ano do Ensino Médio Técnico Integrado da própria Instituição. A atividade proporcionou aos formandos estabelecer uma relação entre os conteúdos teóricos e a prática de sala de aula por meio da Modelagem Matemática. Aos estudantes do Ensino Médio Técnico Integrado, proporcionou uma rica experiência envolvendo conceitos da Física e da Matemática.Imperial Editora do Colégio Pedro II2020-04-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2763Cadernos de Educação Básica; v. 4 n. 2: 2019; 132-1422525-28792525-287910.33025/ceb.v4i2reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2763/1758Andreis, Greice da Silva LorenzzettiLorenço, Francieleinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-31T13:18:28Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2763Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-08-31T13:18:28Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv MODELAGEM MATEMÁTICA DA LEI DE RESFRIAMENTO DE NEWTON APLICADA NO ENSINO MÉDIO
title MODELAGEM MATEMÁTICA DA LEI DE RESFRIAMENTO DE NEWTON APLICADA NO ENSINO MÉDIO
spellingShingle MODELAGEM MATEMÁTICA DA LEI DE RESFRIAMENTO DE NEWTON APLICADA NO ENSINO MÉDIO
Andreis, Greice da Silva Lorenzzetti
title_short MODELAGEM MATEMÁTICA DA LEI DE RESFRIAMENTO DE NEWTON APLICADA NO ENSINO MÉDIO
title_full MODELAGEM MATEMÁTICA DA LEI DE RESFRIAMENTO DE NEWTON APLICADA NO ENSINO MÉDIO
title_fullStr MODELAGEM MATEMÁTICA DA LEI DE RESFRIAMENTO DE NEWTON APLICADA NO ENSINO MÉDIO
title_full_unstemmed MODELAGEM MATEMÁTICA DA LEI DE RESFRIAMENTO DE NEWTON APLICADA NO ENSINO MÉDIO
title_sort MODELAGEM MATEMÁTICA DA LEI DE RESFRIAMENTO DE NEWTON APLICADA NO ENSINO MÉDIO
author Andreis, Greice da Silva Lorenzzetti
author_facet Andreis, Greice da Silva Lorenzzetti
Lorenço, Franciele
author_role author
author2 Lorenço, Franciele
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andreis, Greice da Silva Lorenzzetti
Lorenço, Franciele
description Este relato de experiência traz uma atividade desenvolvida junto a uma turma de formandos do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), visando relacionar a teoria estudada no curso com sua prática docente por meio da Modelagem Matemática. A partir da equação diferencial da lei empírica de resfriamento de Newton, abordada na disciplina de Equações Diferenciais, a turma foi desafiada a propor uma alteração no modelo matemático ou adequá-lo para que ele pudesse ser utilizado em uma aula do Ensino Fundamental ou Médio, tendo a Modelagem Matemática como estratégia de ensino e de aprendizagem. A atividade proposta pelos estudantes foi vivenciada e, após discussão das possíveis melhorias, foi aplicada com um grupo de alunos voluntários do 2º ano do Ensino Médio Técnico Integrado da própria Instituição. A atividade proporcionou aos formandos estabelecer uma relação entre os conteúdos teóricos e a prática de sala de aula por meio da Modelagem Matemática. Aos estudantes do Ensino Médio Técnico Integrado, proporcionou uma rica experiência envolvendo conceitos da Física e da Matemática.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2763
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2763
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2763/1758
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Educação Básica; v. 4 n. 2: 2019; 132-142
2525-2879
2525-2879
10.33025/ceb.v4i2
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042180537745408