MODELAGEM MATEMÁTICA DA LEI DE RESFRIAMENTO DE NEWTON APLICADA NO ENSINO MÉDIO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2763 |
Resumo: | Este relato de experiência traz uma atividade desenvolvida junto a uma turma de formandos do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), visando relacionar a teoria estudada no curso com sua prática docente por meio da Modelagem Matemática. A partir da equação diferencial da lei empírica de resfriamento de Newton, abordada na disciplina de Equações Diferenciais, a turma foi desafiada a propor uma alteração no modelo matemático ou adequá-lo para que ele pudesse ser utilizado em uma aula do Ensino Fundamental ou Médio, tendo a Modelagem Matemática como estratégia de ensino e de aprendizagem. A atividade proposta pelos estudantes foi vivenciada e, após discussão das possíveis melhorias, foi aplicada com um grupo de alunos voluntários do 2º ano do Ensino Médio Técnico Integrado da própria Instituição. A atividade proporcionou aos formandos estabelecer uma relação entre os conteúdos teóricos e a prática de sala de aula por meio da Modelagem Matemática. Aos estudantes do Ensino Médio Técnico Integrado, proporcionou uma rica experiência envolvendo conceitos da Física e da Matemática. |
id |
CP2-1_2e4299b8ac5b880a7c3565d1f76e9c54 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2763 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
MODELAGEM MATEMÁTICA DA LEI DE RESFRIAMENTO DE NEWTON APLICADA NO ENSINO MÉDIOEste relato de experiência traz uma atividade desenvolvida junto a uma turma de formandos do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), visando relacionar a teoria estudada no curso com sua prática docente por meio da Modelagem Matemática. A partir da equação diferencial da lei empírica de resfriamento de Newton, abordada na disciplina de Equações Diferenciais, a turma foi desafiada a propor uma alteração no modelo matemático ou adequá-lo para que ele pudesse ser utilizado em uma aula do Ensino Fundamental ou Médio, tendo a Modelagem Matemática como estratégia de ensino e de aprendizagem. A atividade proposta pelos estudantes foi vivenciada e, após discussão das possíveis melhorias, foi aplicada com um grupo de alunos voluntários do 2º ano do Ensino Médio Técnico Integrado da própria Instituição. A atividade proporcionou aos formandos estabelecer uma relação entre os conteúdos teóricos e a prática de sala de aula por meio da Modelagem Matemática. Aos estudantes do Ensino Médio Técnico Integrado, proporcionou uma rica experiência envolvendo conceitos da Física e da Matemática.Imperial Editora do Colégio Pedro II2020-04-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2763Cadernos de Educação Básica; v. 4 n. 2: 2019; 132-1422525-28792525-287910.33025/ceb.v4i2reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2763/1758Andreis, Greice da Silva LorenzzettiLorenço, Francieleinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-31T13:18:28Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2763Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-08-31T13:18:28Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
MODELAGEM MATEMÁTICA DA LEI DE RESFRIAMENTO DE NEWTON APLICADA NO ENSINO MÉDIO |
title |
MODELAGEM MATEMÁTICA DA LEI DE RESFRIAMENTO DE NEWTON APLICADA NO ENSINO MÉDIO |
spellingShingle |
MODELAGEM MATEMÁTICA DA LEI DE RESFRIAMENTO DE NEWTON APLICADA NO ENSINO MÉDIO Andreis, Greice da Silva Lorenzzetti |
title_short |
MODELAGEM MATEMÁTICA DA LEI DE RESFRIAMENTO DE NEWTON APLICADA NO ENSINO MÉDIO |
title_full |
MODELAGEM MATEMÁTICA DA LEI DE RESFRIAMENTO DE NEWTON APLICADA NO ENSINO MÉDIO |
title_fullStr |
MODELAGEM MATEMÁTICA DA LEI DE RESFRIAMENTO DE NEWTON APLICADA NO ENSINO MÉDIO |
title_full_unstemmed |
MODELAGEM MATEMÁTICA DA LEI DE RESFRIAMENTO DE NEWTON APLICADA NO ENSINO MÉDIO |
title_sort |
MODELAGEM MATEMÁTICA DA LEI DE RESFRIAMENTO DE NEWTON APLICADA NO ENSINO MÉDIO |
author |
Andreis, Greice da Silva Lorenzzetti |
author_facet |
Andreis, Greice da Silva Lorenzzetti Lorenço, Franciele |
author_role |
author |
author2 |
Lorenço, Franciele |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andreis, Greice da Silva Lorenzzetti Lorenço, Franciele |
description |
Este relato de experiência traz uma atividade desenvolvida junto a uma turma de formandos do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), visando relacionar a teoria estudada no curso com sua prática docente por meio da Modelagem Matemática. A partir da equação diferencial da lei empírica de resfriamento de Newton, abordada na disciplina de Equações Diferenciais, a turma foi desafiada a propor uma alteração no modelo matemático ou adequá-lo para que ele pudesse ser utilizado em uma aula do Ensino Fundamental ou Médio, tendo a Modelagem Matemática como estratégia de ensino e de aprendizagem. A atividade proposta pelos estudantes foi vivenciada e, após discussão das possíveis melhorias, foi aplicada com um grupo de alunos voluntários do 2º ano do Ensino Médio Técnico Integrado da própria Instituição. A atividade proporcionou aos formandos estabelecer uma relação entre os conteúdos teóricos e a prática de sala de aula por meio da Modelagem Matemática. Aos estudantes do Ensino Médio Técnico Integrado, proporcionou uma rica experiência envolvendo conceitos da Física e da Matemática. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2763 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2763 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2763/1758 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Educação Básica; v. 4 n. 2: 2019; 132-142 2525-2879 2525-2879 10.33025/ceb.v4i2 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042180537745408 |