INICIAÇÃO TECNOLÓGICA COM O SCRATCH PARA ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE CAMBUCI - RJ
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3596 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo apresentar uma sequência didática, estruturada em oficinas, com o intuito de evidenciar o programa Scratch como ferramenta de iniciação tecnológica para estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. As atividades de iniciação tecnológica foram desenvolvidas no ano de 2021 em sete oficinas, realizadas de forma remota, com encontros síncronos e atividades assíncronas, utilizando a programação visual na construção de animações e jogos. As oficinas foram ofertadas para alunos do 8º e 9º anos de três escolas da rede municipal do município de Cambuci - RJ, sendo abordados conteúdos de programação, tais como definição de algoritmos, comandos de repetição, estruturas de decisão, variáveis e operadores matemáticos. Os estudantes foram avaliados por meio de tarefas na plataforma Scratch e participação nos encontros síncronos. Os resultados mostraram que os alunos conseguiram criar projetos no Scratch utilizando os conceitos de programação apresentados nas oficinas. Os discentes avaliaram as oficinas positivamente e indicaram que gostariam que o Scratch fosse utilizado pelos seus professores em sala de aula. |
id |
CP2-1_371a13632f9acd5cd8d4f7e31215abaa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3596 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
INICIAÇÃO TECNOLÓGICA COM O SCRATCH PARA ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE CAMBUCI - RJEnsino FundamentalIniciação TecnológicaTecnologias digitais da informação e comunicação.Este artigo tem como objetivo apresentar uma sequência didática, estruturada em oficinas, com o intuito de evidenciar o programa Scratch como ferramenta de iniciação tecnológica para estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. As atividades de iniciação tecnológica foram desenvolvidas no ano de 2021 em sete oficinas, realizadas de forma remota, com encontros síncronos e atividades assíncronas, utilizando a programação visual na construção de animações e jogos. As oficinas foram ofertadas para alunos do 8º e 9º anos de três escolas da rede municipal do município de Cambuci - RJ, sendo abordados conteúdos de programação, tais como definição de algoritmos, comandos de repetição, estruturas de decisão, variáveis e operadores matemáticos. Os estudantes foram avaliados por meio de tarefas na plataforma Scratch e participação nos encontros síncronos. Os resultados mostraram que os alunos conseguiram criar projetos no Scratch utilizando os conceitos de programação apresentados nas oficinas. Os discentes avaliaram as oficinas positivamente e indicaram que gostariam que o Scratch fosse utilizado pelos seus professores em sala de aula.Imperial Editora do Colégio Pedro II2024-08-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3596Cadernos de Educação Básica; v. 8 n. 1 (2024); 171-185 2525-28792525-287910.33025/ceb.v8i1reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3596/2571Copyright (c) 2024 Cadernos de Educação Básicainfo:eu-repo/semantics/openAccessDA SILVA, DANIELE PEREIRAMacieira de Aguiar, Dináh PinheiroLima, Kissila Françade Matos, Marize BastosDefante, Rodrigo IgnácioMerlim, Ronald dos Santos2024-08-15T23:10:24Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3596Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2024-08-15T23:10:24Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
INICIAÇÃO TECNOLÓGICA COM O SCRATCH PARA ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE CAMBUCI - RJ |
title |
INICIAÇÃO TECNOLÓGICA COM O SCRATCH PARA ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE CAMBUCI - RJ |
spellingShingle |
INICIAÇÃO TECNOLÓGICA COM O SCRATCH PARA ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE CAMBUCI - RJ DA SILVA, DANIELE PEREIRA Ensino Fundamental Iniciação Tecnológica Tecnologias digitais da informação e comunicação. |
title_short |
INICIAÇÃO TECNOLÓGICA COM O SCRATCH PARA ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE CAMBUCI - RJ |
title_full |
INICIAÇÃO TECNOLÓGICA COM O SCRATCH PARA ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE CAMBUCI - RJ |
title_fullStr |
INICIAÇÃO TECNOLÓGICA COM O SCRATCH PARA ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE CAMBUCI - RJ |
title_full_unstemmed |
INICIAÇÃO TECNOLÓGICA COM O SCRATCH PARA ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE CAMBUCI - RJ |
title_sort |
INICIAÇÃO TECNOLÓGICA COM O SCRATCH PARA ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE CAMBUCI - RJ |
author |
DA SILVA, DANIELE PEREIRA |
author_facet |
DA SILVA, DANIELE PEREIRA Macieira de Aguiar, Dináh Pinheiro Lima, Kissila França de Matos, Marize Bastos Defante, Rodrigo Ignácio Merlim, Ronald dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Macieira de Aguiar, Dináh Pinheiro Lima, Kissila França de Matos, Marize Bastos Defante, Rodrigo Ignácio Merlim, Ronald dos Santos |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
DA SILVA, DANIELE PEREIRA Macieira de Aguiar, Dináh Pinheiro Lima, Kissila França de Matos, Marize Bastos Defante, Rodrigo Ignácio Merlim, Ronald dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Fundamental Iniciação Tecnológica Tecnologias digitais da informação e comunicação. |
topic |
Ensino Fundamental Iniciação Tecnológica Tecnologias digitais da informação e comunicação. |
description |
Este artigo tem como objetivo apresentar uma sequência didática, estruturada em oficinas, com o intuito de evidenciar o programa Scratch como ferramenta de iniciação tecnológica para estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. As atividades de iniciação tecnológica foram desenvolvidas no ano de 2021 em sete oficinas, realizadas de forma remota, com encontros síncronos e atividades assíncronas, utilizando a programação visual na construção de animações e jogos. As oficinas foram ofertadas para alunos do 8º e 9º anos de três escolas da rede municipal do município de Cambuci - RJ, sendo abordados conteúdos de programação, tais como definição de algoritmos, comandos de repetição, estruturas de decisão, variáveis e operadores matemáticos. Os estudantes foram avaliados por meio de tarefas na plataforma Scratch e participação nos encontros síncronos. Os resultados mostraram que os alunos conseguiram criar projetos no Scratch utilizando os conceitos de programação apresentados nas oficinas. Os discentes avaliaram as oficinas positivamente e indicaram que gostariam que o Scratch fosse utilizado pelos seus professores em sala de aula. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-08-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3596 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3596 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3596/2571 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Cadernos de Educação Básica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Cadernos de Educação Básica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Educação Básica; v. 8 n. 1 (2024); 171-185 2525-2879 2525-2879 10.33025/ceb.v8i1 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042180983390208 |