INICIAÇÃO TECNOLÓGICA COM O SCRATCH PARA ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE CAMBUCI - RJ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DA SILVA, DANIELE PEREIRA
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Macieira de Aguiar, Dináh Pinheiro, Lima, Kissila França, de Matos, Marize Bastos, Defante, Rodrigo Ignácio, Merlim, Ronald dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3596
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar uma sequência didática, estruturada em oficinas, com o intuito de evidenciar o programa Scratch como ferramenta de iniciação tecnológica para estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. As atividades de iniciação tecnológica foram desenvolvidas no ano de 2021 em sete oficinas, realizadas de forma remota, com encontros síncronos e atividades assíncronas, utilizando a programação visual na construção de animações e jogos. As oficinas foram ofertadas para alunos do 8º e 9º anos de três escolas da rede municipal do município de Cambuci - RJ, sendo abordados conteúdos de programação, tais como definição de algoritmos, comandos de repetição, estruturas de decisão, variáveis e operadores matemáticos. Os estudantes foram avaliados por meio de tarefas na plataforma Scratch e participação nos encontros síncronos. Os resultados mostraram que os alunos conseguiram criar projetos no Scratch utilizando os conceitos de programação apresentados nas oficinas. Os discentes avaliaram as oficinas positivamente e indicaram que gostariam que o Scratch fosse utilizado pelos seus professores em sala de aula.
id CP2-1_371a13632f9acd5cd8d4f7e31215abaa
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3596
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling INICIAÇÃO TECNOLÓGICA COM O SCRATCH PARA ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE CAMBUCI - RJEnsino FundamentalIniciação TecnológicaTecnologias digitais da informação e comunicação.Este artigo tem como objetivo apresentar uma sequência didática, estruturada em oficinas, com o intuito de evidenciar o programa Scratch como ferramenta de iniciação tecnológica para estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. As atividades de iniciação tecnológica foram desenvolvidas no ano de 2021 em sete oficinas, realizadas de forma remota, com encontros síncronos e atividades assíncronas, utilizando a programação visual na construção de animações e jogos. As oficinas foram ofertadas para alunos do 8º e 9º anos de três escolas da rede municipal do município de Cambuci - RJ, sendo abordados conteúdos de programação, tais como definição de algoritmos, comandos de repetição, estruturas de decisão, variáveis e operadores matemáticos. Os estudantes foram avaliados por meio de tarefas na plataforma Scratch e participação nos encontros síncronos. Os resultados mostraram que os alunos conseguiram criar projetos no Scratch utilizando os conceitos de programação apresentados nas oficinas. Os discentes avaliaram as oficinas positivamente e indicaram que gostariam que o Scratch fosse utilizado pelos seus professores em sala de aula.Imperial Editora do Colégio Pedro II2024-08-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3596Cadernos de Educação Básica; v. 8 n. 1 (2024); 171-185 2525-28792525-287910.33025/ceb.v8i1reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3596/2571Copyright (c) 2024 Cadernos de Educação Básicainfo:eu-repo/semantics/openAccessDA SILVA, DANIELE PEREIRAMacieira de Aguiar, Dináh PinheiroLima, Kissila Françade Matos, Marize BastosDefante, Rodrigo IgnácioMerlim, Ronald dos Santos2024-08-15T23:10:24Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3596Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2024-08-15T23:10:24Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv INICIAÇÃO TECNOLÓGICA COM O SCRATCH PARA ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE CAMBUCI - RJ
title INICIAÇÃO TECNOLÓGICA COM O SCRATCH PARA ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE CAMBUCI - RJ
spellingShingle INICIAÇÃO TECNOLÓGICA COM O SCRATCH PARA ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE CAMBUCI - RJ
DA SILVA, DANIELE PEREIRA
Ensino Fundamental
Iniciação Tecnológica
Tecnologias digitais da informação e comunicação.
title_short INICIAÇÃO TECNOLÓGICA COM O SCRATCH PARA ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE CAMBUCI - RJ
title_full INICIAÇÃO TECNOLÓGICA COM O SCRATCH PARA ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE CAMBUCI - RJ
title_fullStr INICIAÇÃO TECNOLÓGICA COM O SCRATCH PARA ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE CAMBUCI - RJ
title_full_unstemmed INICIAÇÃO TECNOLÓGICA COM O SCRATCH PARA ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE CAMBUCI - RJ
title_sort INICIAÇÃO TECNOLÓGICA COM O SCRATCH PARA ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE CAMBUCI - RJ
author DA SILVA, DANIELE PEREIRA
author_facet DA SILVA, DANIELE PEREIRA
Macieira de Aguiar, Dináh Pinheiro
Lima, Kissila França
de Matos, Marize Bastos
Defante, Rodrigo Ignácio
Merlim, Ronald dos Santos
author_role author
author2 Macieira de Aguiar, Dináh Pinheiro
Lima, Kissila França
de Matos, Marize Bastos
Defante, Rodrigo Ignácio
Merlim, Ronald dos Santos
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv DA SILVA, DANIELE PEREIRA
Macieira de Aguiar, Dináh Pinheiro
Lima, Kissila França
de Matos, Marize Bastos
Defante, Rodrigo Ignácio
Merlim, Ronald dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Fundamental
Iniciação Tecnológica
Tecnologias digitais da informação e comunicação.
topic Ensino Fundamental
Iniciação Tecnológica
Tecnologias digitais da informação e comunicação.
description Este artigo tem como objetivo apresentar uma sequência didática, estruturada em oficinas, com o intuito de evidenciar o programa Scratch como ferramenta de iniciação tecnológica para estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. As atividades de iniciação tecnológica foram desenvolvidas no ano de 2021 em sete oficinas, realizadas de forma remota, com encontros síncronos e atividades assíncronas, utilizando a programação visual na construção de animações e jogos. As oficinas foram ofertadas para alunos do 8º e 9º anos de três escolas da rede municipal do município de Cambuci - RJ, sendo abordados conteúdos de programação, tais como definição de algoritmos, comandos de repetição, estruturas de decisão, variáveis e operadores matemáticos. Os estudantes foram avaliados por meio de tarefas na plataforma Scratch e participação nos encontros síncronos. Os resultados mostraram que os alunos conseguiram criar projetos no Scratch utilizando os conceitos de programação apresentados nas oficinas. Os discentes avaliaram as oficinas positivamente e indicaram que gostariam que o Scratch fosse utilizado pelos seus professores em sala de aula.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-08-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3596
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3596
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3596/2571
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Cadernos de Educação Básica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Cadernos de Educação Básica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Educação Básica; v. 8 n. 1 (2024); 171-185
2525-2879
2525-2879
10.33025/ceb.v8i1
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042180983390208