ESTUDO SOCIOGEOGRÁFICO: UMA ANÁLISE DA REALIDADE SOCIAL DOS DISCENTES DO COLÉGIO PEDRO II - UNIDADE DE SÃO CRISTOVÃO III
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/2120 |
Resumo: | O artigo apresenta uma interpretação sociológica dos “marcadores sociais da diferença” que estruturam a realidade social dos discentes cotistas e não cotistas do Colégio Pedro II, campusde São Cristóvão III. Além de uma análise comparada das realidades familiares dos alunos segundo a forma de ingresso na instituição, realizamos uma breve discussão sobre teorias sociológicas da estratificação social e estruturas de classe, bem como fazemos apontamentos sobre temáticas do ensino de Sociologia que, identificadas pelo levantamento de dados, aparecem como componentes de grande potencialidade pedagógica. A discussão se baseia na análise de cerca dos 700 questionários aplicados e respondidos pelos discentes da unidade durante os anos de 2017 e 2018, integrando a base de dados resultante do projeto “Mapeando meus Colegas: a cartografia como ferramenta de Análise e Compreensão do Espaço Urbano do Rio de Janeiro” que, coordenado por um dos autores desse artigo no Colégio Pedro II, foi desenvolvido pelo grupo de pesquisa LENpGEO e contou com alunos de iniciação científica para aplicação dos questionários durante as aulas de geografia na unidade.Palavras chave: Estratificação educacional; Estrutura de classes; Cartografia; Mapeamento Discente |
id |
CP2-1_42126520e94c4a06a16b0edaf1ec4174 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2120 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
ESTUDO SOCIOGEOGRÁFICO: UMA ANÁLISE DA REALIDADE SOCIAL DOS DISCENTES DO COLÉGIO PEDRO II - UNIDADE DE SÃO CRISTOVÃO IIIO artigo apresenta uma interpretação sociológica dos “marcadores sociais da diferença” que estruturam a realidade social dos discentes cotistas e não cotistas do Colégio Pedro II, campusde São Cristóvão III. Além de uma análise comparada das realidades familiares dos alunos segundo a forma de ingresso na instituição, realizamos uma breve discussão sobre teorias sociológicas da estratificação social e estruturas de classe, bem como fazemos apontamentos sobre temáticas do ensino de Sociologia que, identificadas pelo levantamento de dados, aparecem como componentes de grande potencialidade pedagógica. A discussão se baseia na análise de cerca dos 700 questionários aplicados e respondidos pelos discentes da unidade durante os anos de 2017 e 2018, integrando a base de dados resultante do projeto “Mapeando meus Colegas: a cartografia como ferramenta de Análise e Compreensão do Espaço Urbano do Rio de Janeiro” que, coordenado por um dos autores desse artigo no Colégio Pedro II, foi desenvolvido pelo grupo de pesquisa LENpGEO e contou com alunos de iniciação científica para aplicação dos questionários durante as aulas de geografia na unidade.Palavras chave: Estratificação educacional; Estrutura de classes; Cartografia; Mapeamento DiscenteImperial Editora do Colégio Pedro II2019-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/2120Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia; n. 23: Educar para a Cidadania: princípios e métodos do fazer sociológico na escola; 19-381983-007610.33025/rps.v0i23reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/2120/1428Perrut, IgorScalercio, Vitorinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-17T22:50:34Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2120Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2019-07-17T22:50:34Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESTUDO SOCIOGEOGRÁFICO: UMA ANÁLISE DA REALIDADE SOCIAL DOS DISCENTES DO COLÉGIO PEDRO II - UNIDADE DE SÃO CRISTOVÃO III |
title |
ESTUDO SOCIOGEOGRÁFICO: UMA ANÁLISE DA REALIDADE SOCIAL DOS DISCENTES DO COLÉGIO PEDRO II - UNIDADE DE SÃO CRISTOVÃO III |
spellingShingle |
ESTUDO SOCIOGEOGRÁFICO: UMA ANÁLISE DA REALIDADE SOCIAL DOS DISCENTES DO COLÉGIO PEDRO II - UNIDADE DE SÃO CRISTOVÃO III Perrut, Igor |
title_short |
ESTUDO SOCIOGEOGRÁFICO: UMA ANÁLISE DA REALIDADE SOCIAL DOS DISCENTES DO COLÉGIO PEDRO II - UNIDADE DE SÃO CRISTOVÃO III |
title_full |
ESTUDO SOCIOGEOGRÁFICO: UMA ANÁLISE DA REALIDADE SOCIAL DOS DISCENTES DO COLÉGIO PEDRO II - UNIDADE DE SÃO CRISTOVÃO III |
title_fullStr |
ESTUDO SOCIOGEOGRÁFICO: UMA ANÁLISE DA REALIDADE SOCIAL DOS DISCENTES DO COLÉGIO PEDRO II - UNIDADE DE SÃO CRISTOVÃO III |
title_full_unstemmed |
ESTUDO SOCIOGEOGRÁFICO: UMA ANÁLISE DA REALIDADE SOCIAL DOS DISCENTES DO COLÉGIO PEDRO II - UNIDADE DE SÃO CRISTOVÃO III |
title_sort |
ESTUDO SOCIOGEOGRÁFICO: UMA ANÁLISE DA REALIDADE SOCIAL DOS DISCENTES DO COLÉGIO PEDRO II - UNIDADE DE SÃO CRISTOVÃO III |
author |
Perrut, Igor |
author_facet |
Perrut, Igor Scalercio, Vitor |
author_role |
author |
author2 |
Scalercio, Vitor |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Perrut, Igor Scalercio, Vitor |
description |
O artigo apresenta uma interpretação sociológica dos “marcadores sociais da diferença” que estruturam a realidade social dos discentes cotistas e não cotistas do Colégio Pedro II, campusde São Cristóvão III. Além de uma análise comparada das realidades familiares dos alunos segundo a forma de ingresso na instituição, realizamos uma breve discussão sobre teorias sociológicas da estratificação social e estruturas de classe, bem como fazemos apontamentos sobre temáticas do ensino de Sociologia que, identificadas pelo levantamento de dados, aparecem como componentes de grande potencialidade pedagógica. A discussão se baseia na análise de cerca dos 700 questionários aplicados e respondidos pelos discentes da unidade durante os anos de 2017 e 2018, integrando a base de dados resultante do projeto “Mapeando meus Colegas: a cartografia como ferramenta de Análise e Compreensão do Espaço Urbano do Rio de Janeiro” que, coordenado por um dos autores desse artigo no Colégio Pedro II, foi desenvolvido pelo grupo de pesquisa LENpGEO e contou com alunos de iniciação científica para aplicação dos questionários durante as aulas de geografia na unidade.Palavras chave: Estratificação educacional; Estrutura de classes; Cartografia; Mapeamento Discente |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/2120 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/2120 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/2120/1428 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia; n. 23: Educar para a Cidadania: princípios e métodos do fazer sociológico na escola; 19-38 1983-0076 10.33025/rps.v0i23 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042175864242176 |