ESTUDO SOCIOGEOGRÁFICO: UMA ANÁLISE DA REALIDADE SOCIAL DOS DISCENTES DO COLÉGIO PEDRO II - UNIDADE DE SÃO CRISTOVÃO III

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Perrut, Igor
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Scalercio, Vitor
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/2120
Resumo: O artigo apresenta uma interpretação sociológica dos “marcadores sociais da diferença” que estruturam a realidade social dos discentes cotistas e não cotistas do Colégio Pedro II, campusde São Cristóvão III. Além de uma análise comparada das realidades familiares dos alunos segundo a forma de ingresso na instituição, realizamos uma breve discussão sobre teorias sociológicas da estratificação social e estruturas de classe, bem como fazemos apontamentos sobre temáticas do ensino de Sociologia que, identificadas pelo levantamento de dados, aparecem como componentes de grande potencialidade pedagógica. A discussão se baseia na análise de cerca dos 700 questionários aplicados e respondidos pelos discentes da unidade durante os anos de 2017 e 2018, integrando a base de dados resultante do projeto “Mapeando meus Colegas: a cartografia como ferramenta de Análise e Compreensão do Espaço Urbano do Rio de Janeiro” que, coordenado por um dos autores desse artigo no Colégio Pedro II, foi desenvolvido pelo grupo de pesquisa LENpGEO e contou com alunos de iniciação científica para aplicação dos questionários durante as aulas de geografia na unidade.Palavras chave: Estratificação educacional; Estrutura de classes; Cartografia; Mapeamento Discente
id CP2-1_42126520e94c4a06a16b0edaf1ec4174
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2120
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling ESTUDO SOCIOGEOGRÁFICO: UMA ANÁLISE DA REALIDADE SOCIAL DOS DISCENTES DO COLÉGIO PEDRO II - UNIDADE DE SÃO CRISTOVÃO IIIO artigo apresenta uma interpretação sociológica dos “marcadores sociais da diferença” que estruturam a realidade social dos discentes cotistas e não cotistas do Colégio Pedro II, campusde São Cristóvão III. Além de uma análise comparada das realidades familiares dos alunos segundo a forma de ingresso na instituição, realizamos uma breve discussão sobre teorias sociológicas da estratificação social e estruturas de classe, bem como fazemos apontamentos sobre temáticas do ensino de Sociologia que, identificadas pelo levantamento de dados, aparecem como componentes de grande potencialidade pedagógica. A discussão se baseia na análise de cerca dos 700 questionários aplicados e respondidos pelos discentes da unidade durante os anos de 2017 e 2018, integrando a base de dados resultante do projeto “Mapeando meus Colegas: a cartografia como ferramenta de Análise e Compreensão do Espaço Urbano do Rio de Janeiro” que, coordenado por um dos autores desse artigo no Colégio Pedro II, foi desenvolvido pelo grupo de pesquisa LENpGEO e contou com alunos de iniciação científica para aplicação dos questionários durante as aulas de geografia na unidade.Palavras chave: Estratificação educacional; Estrutura de classes; Cartografia; Mapeamento DiscenteImperial Editora do Colégio Pedro II2019-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/2120Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia; n. 23: Educar para a Cidadania: princípios e métodos do fazer sociológico na escola; 19-381983-007610.33025/rps.v0i23reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/2120/1428Perrut, IgorScalercio, Vitorinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-17T22:50:34Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2120Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2019-07-17T22:50:34Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv ESTUDO SOCIOGEOGRÁFICO: UMA ANÁLISE DA REALIDADE SOCIAL DOS DISCENTES DO COLÉGIO PEDRO II - UNIDADE DE SÃO CRISTOVÃO III
title ESTUDO SOCIOGEOGRÁFICO: UMA ANÁLISE DA REALIDADE SOCIAL DOS DISCENTES DO COLÉGIO PEDRO II - UNIDADE DE SÃO CRISTOVÃO III
spellingShingle ESTUDO SOCIOGEOGRÁFICO: UMA ANÁLISE DA REALIDADE SOCIAL DOS DISCENTES DO COLÉGIO PEDRO II - UNIDADE DE SÃO CRISTOVÃO III
Perrut, Igor
title_short ESTUDO SOCIOGEOGRÁFICO: UMA ANÁLISE DA REALIDADE SOCIAL DOS DISCENTES DO COLÉGIO PEDRO II - UNIDADE DE SÃO CRISTOVÃO III
title_full ESTUDO SOCIOGEOGRÁFICO: UMA ANÁLISE DA REALIDADE SOCIAL DOS DISCENTES DO COLÉGIO PEDRO II - UNIDADE DE SÃO CRISTOVÃO III
title_fullStr ESTUDO SOCIOGEOGRÁFICO: UMA ANÁLISE DA REALIDADE SOCIAL DOS DISCENTES DO COLÉGIO PEDRO II - UNIDADE DE SÃO CRISTOVÃO III
title_full_unstemmed ESTUDO SOCIOGEOGRÁFICO: UMA ANÁLISE DA REALIDADE SOCIAL DOS DISCENTES DO COLÉGIO PEDRO II - UNIDADE DE SÃO CRISTOVÃO III
title_sort ESTUDO SOCIOGEOGRÁFICO: UMA ANÁLISE DA REALIDADE SOCIAL DOS DISCENTES DO COLÉGIO PEDRO II - UNIDADE DE SÃO CRISTOVÃO III
author Perrut, Igor
author_facet Perrut, Igor
Scalercio, Vitor
author_role author
author2 Scalercio, Vitor
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Perrut, Igor
Scalercio, Vitor
description O artigo apresenta uma interpretação sociológica dos “marcadores sociais da diferença” que estruturam a realidade social dos discentes cotistas e não cotistas do Colégio Pedro II, campusde São Cristóvão III. Além de uma análise comparada das realidades familiares dos alunos segundo a forma de ingresso na instituição, realizamos uma breve discussão sobre teorias sociológicas da estratificação social e estruturas de classe, bem como fazemos apontamentos sobre temáticas do ensino de Sociologia que, identificadas pelo levantamento de dados, aparecem como componentes de grande potencialidade pedagógica. A discussão se baseia na análise de cerca dos 700 questionários aplicados e respondidos pelos discentes da unidade durante os anos de 2017 e 2018, integrando a base de dados resultante do projeto “Mapeando meus Colegas: a cartografia como ferramenta de Análise e Compreensão do Espaço Urbano do Rio de Janeiro” que, coordenado por um dos autores desse artigo no Colégio Pedro II, foi desenvolvido pelo grupo de pesquisa LENpGEO e contou com alunos de iniciação científica para aplicação dos questionários durante as aulas de geografia na unidade.Palavras chave: Estratificação educacional; Estrutura de classes; Cartografia; Mapeamento Discente
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/2120
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/2120
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/2120/1428
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia; n. 23: Educar para a Cidadania: princípios e métodos do fazer sociológico na escola; 19-38
1983-0076
10.33025/rps.v0i23
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042175864242176