DESAFIOS E PERSPECTIVAS DOS ALUNOS DA EJA NA ESCOLA CONTEMPORÂNEA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3051 |
Resumo: | Este artigo faz uma reflexão sobre quem são os sujeitos da EJA na contemporaneidade e os desafios enfrentados pelos alunos dentro da escola. Por isso, esta investigação traz como problema: qual é o perfil do educando da EJA na atualidade e quais são os desafios por eles enfrentam nas salas de aula de nossas escolas? Tem como objetivo geral identificar quem são os educandos da EJA na contemporaneidade e traçar os principais desafios que os alunos enfrentam no processo de ensino-aprendizagem, dentro das escolas. Os procedimentos metodológicos adotados apontam para a realização de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com o dispositivo estratégico da pesquisa participante. Os resultados obtidos foram os seguintes: percebemos que o perfil dos estudantes está pautado pela busca de seus direitos; entendem que este retorno é um recomeço muito importante para a vida; são destacadas as possibilidades para fortalecer as demandas dentro e fora da escola, para torná-los sujeitos de conhecimento e de construção do seu próprio futuro. |
id |
CP2-1_76fe8957c38dbf134c53077a4abcca0f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3051 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
DESAFIOS E PERSPECTIVAS DOS ALUNOS DA EJA NA ESCOLA CONTEMPORÂNEAEste artigo faz uma reflexão sobre quem são os sujeitos da EJA na contemporaneidade e os desafios enfrentados pelos alunos dentro da escola. Por isso, esta investigação traz como problema: qual é o perfil do educando da EJA na atualidade e quais são os desafios por eles enfrentam nas salas de aula de nossas escolas? Tem como objetivo geral identificar quem são os educandos da EJA na contemporaneidade e traçar os principais desafios que os alunos enfrentam no processo de ensino-aprendizagem, dentro das escolas. Os procedimentos metodológicos adotados apontam para a realização de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com o dispositivo estratégico da pesquisa participante. Os resultados obtidos foram os seguintes: percebemos que o perfil dos estudantes está pautado pela busca de seus direitos; entendem que este retorno é um recomeço muito importante para a vida; são destacadas as possibilidades para fortalecer as demandas dentro e fora da escola, para torná-los sujeitos de conhecimento e de construção do seu próprio futuro.Imperial Editora do Colégio Pedro II2021-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3051Cadernos de Educação Básica; v. 5 n. 3 (2020); 25-442525-28792525-287910.33025/ceb.v5i3reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3051/1900Costa, Danielle Sobral PortoAmorim, Antonioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-12T15:27:36Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3051Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-02-12T15:27:36Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
DESAFIOS E PERSPECTIVAS DOS ALUNOS DA EJA NA ESCOLA CONTEMPORÂNEA |
title |
DESAFIOS E PERSPECTIVAS DOS ALUNOS DA EJA NA ESCOLA CONTEMPORÂNEA |
spellingShingle |
DESAFIOS E PERSPECTIVAS DOS ALUNOS DA EJA NA ESCOLA CONTEMPORÂNEA Costa, Danielle Sobral Porto |
title_short |
DESAFIOS E PERSPECTIVAS DOS ALUNOS DA EJA NA ESCOLA CONTEMPORÂNEA |
title_full |
DESAFIOS E PERSPECTIVAS DOS ALUNOS DA EJA NA ESCOLA CONTEMPORÂNEA |
title_fullStr |
DESAFIOS E PERSPECTIVAS DOS ALUNOS DA EJA NA ESCOLA CONTEMPORÂNEA |
title_full_unstemmed |
DESAFIOS E PERSPECTIVAS DOS ALUNOS DA EJA NA ESCOLA CONTEMPORÂNEA |
title_sort |
DESAFIOS E PERSPECTIVAS DOS ALUNOS DA EJA NA ESCOLA CONTEMPORÂNEA |
author |
Costa, Danielle Sobral Porto |
author_facet |
Costa, Danielle Sobral Porto Amorim, Antonio |
author_role |
author |
author2 |
Amorim, Antonio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Danielle Sobral Porto Amorim, Antonio |
description |
Este artigo faz uma reflexão sobre quem são os sujeitos da EJA na contemporaneidade e os desafios enfrentados pelos alunos dentro da escola. Por isso, esta investigação traz como problema: qual é o perfil do educando da EJA na atualidade e quais são os desafios por eles enfrentam nas salas de aula de nossas escolas? Tem como objetivo geral identificar quem são os educandos da EJA na contemporaneidade e traçar os principais desafios que os alunos enfrentam no processo de ensino-aprendizagem, dentro das escolas. Os procedimentos metodológicos adotados apontam para a realização de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com o dispositivo estratégico da pesquisa participante. Os resultados obtidos foram os seguintes: percebemos que o perfil dos estudantes está pautado pela busca de seus direitos; entendem que este retorno é um recomeço muito importante para a vida; são destacadas as possibilidades para fortalecer as demandas dentro e fora da escola, para torná-los sujeitos de conhecimento e de construção do seu próprio futuro. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3051 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3051 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3051/1900 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Educação Básica; v. 5 n. 3 (2020); 25-44 2525-2879 2525-2879 10.33025/ceb.v5i3 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042180609048576 |