“Vidas negras importam; vidas indígenas importam”: reflexões sobre a Geografia em projeto de ensino no 8º ano do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3441 |
Resumo: | Iniciado durante o período de ensino remoto emergencial no Colégio de Aplicação da UFRJ nos anos de 2020 e 2021, o projeto “Vidas Negras Importam; Vidas Indígenas Importam” manteve seu propósito de transgressão da perspectiva branca, europeia e colonizadora através da centralização de vozes usualmente postas à margem. Abordaremos então este projeto de ensino, buscando cumprir neste trabalho o objetivo de apresentar experiências que articulam a Geografia Escolar e as relações étnico-raciais. Assim, buscamos tratar sobre: a inserção da Geografia e suas possibilidades pedagógicas, refletindo sobre os temas tratados e suas abordagens; os diálogos disciplinares e transdisciplinares, vislumbrando os encontros do projeto como fortalecedores do conhecimento e levando em conta os relatos dos docentes envolvidos; e considerando a contribuição dos conhecimentos geográficos para uma educação antirracista. |
id |
CP2-1_8e5b9bc1e46ae367d41dac4828651143 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3441 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
“Vidas negras importam; vidas indígenas importam”: reflexões sobre a Geografia em projeto de ensino no 8º ano do ensino fundamentalProjeto de EnsinoGeografia EscolarRelações Étnico-RaciaisEducação Antirracista.Ensino de GeografiaIniciado durante o período de ensino remoto emergencial no Colégio de Aplicação da UFRJ nos anos de 2020 e 2021, o projeto “Vidas Negras Importam; Vidas Indígenas Importam” manteve seu propósito de transgressão da perspectiva branca, europeia e colonizadora através da centralização de vozes usualmente postas à margem. Abordaremos então este projeto de ensino, buscando cumprir neste trabalho o objetivo de apresentar experiências que articulam a Geografia Escolar e as relações étnico-raciais. Assim, buscamos tratar sobre: a inserção da Geografia e suas possibilidades pedagógicas, refletindo sobre os temas tratados e suas abordagens; os diálogos disciplinares e transdisciplinares, vislumbrando os encontros do projeto como fortalecedores do conhecimento e levando em conta os relatos dos docentes envolvidos; e considerando a contribuição dos conhecimentos geográficos para uma educação antirracista.Imperial Editora do Colégio Pedro II2022-09-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3441Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 8 n. 15 (2021): GEOGRAFIAS NEGRAS NO ESPAÇO ESCOLAR (PARTE 1); 91-1012358-446710.33025/grgcp2.v8i15reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3441/2351Celestino, Maria Clara LeadebalOliveira, Sarah Almeida deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-03T14:44:38Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3441Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2022-10-03T14:44:38Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
“Vidas negras importam; vidas indígenas importam”: reflexões sobre a Geografia em projeto de ensino no 8º ano do ensino fundamental |
title |
“Vidas negras importam; vidas indígenas importam”: reflexões sobre a Geografia em projeto de ensino no 8º ano do ensino fundamental |
spellingShingle |
“Vidas negras importam; vidas indígenas importam”: reflexões sobre a Geografia em projeto de ensino no 8º ano do ensino fundamental Celestino, Maria Clara Leadebal Projeto de Ensino Geografia Escolar Relações Étnico-Raciais Educação Antirracista. Ensino de Geografia |
title_short |
“Vidas negras importam; vidas indígenas importam”: reflexões sobre a Geografia em projeto de ensino no 8º ano do ensino fundamental |
title_full |
“Vidas negras importam; vidas indígenas importam”: reflexões sobre a Geografia em projeto de ensino no 8º ano do ensino fundamental |
title_fullStr |
“Vidas negras importam; vidas indígenas importam”: reflexões sobre a Geografia em projeto de ensino no 8º ano do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
“Vidas negras importam; vidas indígenas importam”: reflexões sobre a Geografia em projeto de ensino no 8º ano do ensino fundamental |
title_sort |
“Vidas negras importam; vidas indígenas importam”: reflexões sobre a Geografia em projeto de ensino no 8º ano do ensino fundamental |
author |
Celestino, Maria Clara Leadebal |
author_facet |
Celestino, Maria Clara Leadebal Oliveira, Sarah Almeida de |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Sarah Almeida de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Celestino, Maria Clara Leadebal Oliveira, Sarah Almeida de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Projeto de Ensino Geografia Escolar Relações Étnico-Raciais Educação Antirracista. Ensino de Geografia |
topic |
Projeto de Ensino Geografia Escolar Relações Étnico-Raciais Educação Antirracista. Ensino de Geografia |
description |
Iniciado durante o período de ensino remoto emergencial no Colégio de Aplicação da UFRJ nos anos de 2020 e 2021, o projeto “Vidas Negras Importam; Vidas Indígenas Importam” manteve seu propósito de transgressão da perspectiva branca, europeia e colonizadora através da centralização de vozes usualmente postas à margem. Abordaremos então este projeto de ensino, buscando cumprir neste trabalho o objetivo de apresentar experiências que articulam a Geografia Escolar e as relações étnico-raciais. Assim, buscamos tratar sobre: a inserção da Geografia e suas possibilidades pedagógicas, refletindo sobre os temas tratados e suas abordagens; os diálogos disciplinares e transdisciplinares, vislumbrando os encontros do projeto como fortalecedores do conhecimento e levando em conta os relatos dos docentes envolvidos; e considerando a contribuição dos conhecimentos geográficos para uma educação antirracista. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3441 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3441 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3441/2351 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 8 n. 15 (2021): GEOGRAFIAS NEGRAS NO ESPAÇO ESCOLAR (PARTE 1); 91-101 2358-4467 10.33025/grgcp2.v8i15 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042177500020736 |