REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE ARTES E A LUDICIDADE NA INFÂNCIA: DUAS INSTÂNCIAS MUTUAMENTE DEPENDENTES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barduni Filho, Jairo
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: de Andrade, Glauciana Alice
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2423
Resumo: O presente artigo busca discutir a importância das atividades artísticas como ferramentas pedagógicas no trabalho com as crianças. O estudo de cunho qualitativo elenca aspectos favoráveis que tais atividades podem proporcionar como compreensão dos conteúdos curriculares de forma lúdica e prazerosa bem como desenvolvimento da imaginação, criação, abstração e a possibilidade que a professora tem de trabalhar demais eixos pedagógicos de forma interdisciplinar. A pesquisa, de cunho bibliográfico e de campo, contou com entrevistas semi-estruturadas com docentes que atuam no ensino fundamental da rede pública. A análise e discussão das entrevistas nos indicam que o trabalho com atividades artísticas e a ludicidade são mutuamente dependentes e fundamentais no processo de ensino-aprendizagem contribuindo com o processo de construção da identidade da criança.
id CP2-1_977563c5944d750ac0cdc645a26393a4
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2423
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE ARTES E A LUDICIDADE NA INFÂNCIA: DUAS INSTÂNCIAS MUTUAMENTE DEPENDENTESEnsino de artesAtividades artísticasLudicidadeInfância.O presente artigo busca discutir a importância das atividades artísticas como ferramentas pedagógicas no trabalho com as crianças. O estudo de cunho qualitativo elenca aspectos favoráveis que tais atividades podem proporcionar como compreensão dos conteúdos curriculares de forma lúdica e prazerosa bem como desenvolvimento da imaginação, criação, abstração e a possibilidade que a professora tem de trabalhar demais eixos pedagógicos de forma interdisciplinar. A pesquisa, de cunho bibliográfico e de campo, contou com entrevistas semi-estruturadas com docentes que atuam no ensino fundamental da rede pública. A análise e discussão das entrevistas nos indicam que o trabalho com atividades artísticas e a ludicidade são mutuamente dependentes e fundamentais no processo de ensino-aprendizagem contribuindo com o processo de construção da identidade da criança.Imperial Editora do Colégio Pedro II2019-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2423Cadernos de Educação Básica; v. 4 n. 3: 2019; 34-522525-28792525-287910.33025/ceb.v4i3reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2423/1624Barduni Filho, Jairode Andrade, Glauciana Aliceinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-30T21:16:44Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2423Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-08-30T21:16:44Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE ARTES E A LUDICIDADE NA INFÂNCIA: DUAS INSTÂNCIAS MUTUAMENTE DEPENDENTES
title REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE ARTES E A LUDICIDADE NA INFÂNCIA: DUAS INSTÂNCIAS MUTUAMENTE DEPENDENTES
spellingShingle REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE ARTES E A LUDICIDADE NA INFÂNCIA: DUAS INSTÂNCIAS MUTUAMENTE DEPENDENTES
Barduni Filho, Jairo
Ensino de artes
Atividades artísticas
Ludicidade
Infância.
title_short REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE ARTES E A LUDICIDADE NA INFÂNCIA: DUAS INSTÂNCIAS MUTUAMENTE DEPENDENTES
title_full REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE ARTES E A LUDICIDADE NA INFÂNCIA: DUAS INSTÂNCIAS MUTUAMENTE DEPENDENTES
title_fullStr REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE ARTES E A LUDICIDADE NA INFÂNCIA: DUAS INSTÂNCIAS MUTUAMENTE DEPENDENTES
title_full_unstemmed REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE ARTES E A LUDICIDADE NA INFÂNCIA: DUAS INSTÂNCIAS MUTUAMENTE DEPENDENTES
title_sort REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE ARTES E A LUDICIDADE NA INFÂNCIA: DUAS INSTÂNCIAS MUTUAMENTE DEPENDENTES
author Barduni Filho, Jairo
author_facet Barduni Filho, Jairo
de Andrade, Glauciana Alice
author_role author
author2 de Andrade, Glauciana Alice
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barduni Filho, Jairo
de Andrade, Glauciana Alice
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de artes
Atividades artísticas
Ludicidade
Infância.
topic Ensino de artes
Atividades artísticas
Ludicidade
Infância.
description O presente artigo busca discutir a importância das atividades artísticas como ferramentas pedagógicas no trabalho com as crianças. O estudo de cunho qualitativo elenca aspectos favoráveis que tais atividades podem proporcionar como compreensão dos conteúdos curriculares de forma lúdica e prazerosa bem como desenvolvimento da imaginação, criação, abstração e a possibilidade que a professora tem de trabalhar demais eixos pedagógicos de forma interdisciplinar. A pesquisa, de cunho bibliográfico e de campo, contou com entrevistas semi-estruturadas com docentes que atuam no ensino fundamental da rede pública. A análise e discussão das entrevistas nos indicam que o trabalho com atividades artísticas e a ludicidade são mutuamente dependentes e fundamentais no processo de ensino-aprendizagem contribuindo com o processo de construção da identidade da criança.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2423
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2423
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2423/1624
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Educação Básica; v. 4 n. 3: 2019; 34-52
2525-2879
2525-2879
10.33025/ceb.v4i3
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042180491608064