REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE ARTES E A LUDICIDADE NA INFÂNCIA: DUAS INSTÂNCIAS MUTUAMENTE DEPENDENTES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2423 |
Resumo: | O presente artigo busca discutir a importância das atividades artísticas como ferramentas pedagógicas no trabalho com as crianças. O estudo de cunho qualitativo elenca aspectos favoráveis que tais atividades podem proporcionar como compreensão dos conteúdos curriculares de forma lúdica e prazerosa bem como desenvolvimento da imaginação, criação, abstração e a possibilidade que a professora tem de trabalhar demais eixos pedagógicos de forma interdisciplinar. A pesquisa, de cunho bibliográfico e de campo, contou com entrevistas semi-estruturadas com docentes que atuam no ensino fundamental da rede pública. A análise e discussão das entrevistas nos indicam que o trabalho com atividades artísticas e a ludicidade são mutuamente dependentes e fundamentais no processo de ensino-aprendizagem contribuindo com o processo de construção da identidade da criança. |
id |
CP2-1_977563c5944d750ac0cdc645a26393a4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2423 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE ARTES E A LUDICIDADE NA INFÂNCIA: DUAS INSTÂNCIAS MUTUAMENTE DEPENDENTESEnsino de artesAtividades artísticasLudicidadeInfância.O presente artigo busca discutir a importância das atividades artísticas como ferramentas pedagógicas no trabalho com as crianças. O estudo de cunho qualitativo elenca aspectos favoráveis que tais atividades podem proporcionar como compreensão dos conteúdos curriculares de forma lúdica e prazerosa bem como desenvolvimento da imaginação, criação, abstração e a possibilidade que a professora tem de trabalhar demais eixos pedagógicos de forma interdisciplinar. A pesquisa, de cunho bibliográfico e de campo, contou com entrevistas semi-estruturadas com docentes que atuam no ensino fundamental da rede pública. A análise e discussão das entrevistas nos indicam que o trabalho com atividades artísticas e a ludicidade são mutuamente dependentes e fundamentais no processo de ensino-aprendizagem contribuindo com o processo de construção da identidade da criança.Imperial Editora do Colégio Pedro II2019-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2423Cadernos de Educação Básica; v. 4 n. 3: 2019; 34-522525-28792525-287910.33025/ceb.v4i3reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2423/1624Barduni Filho, Jairode Andrade, Glauciana Aliceinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-30T21:16:44Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2423Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-08-30T21:16:44Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE ARTES E A LUDICIDADE NA INFÂNCIA: DUAS INSTÂNCIAS MUTUAMENTE DEPENDENTES |
title |
REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE ARTES E A LUDICIDADE NA INFÂNCIA: DUAS INSTÂNCIAS MUTUAMENTE DEPENDENTES |
spellingShingle |
REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE ARTES E A LUDICIDADE NA INFÂNCIA: DUAS INSTÂNCIAS MUTUAMENTE DEPENDENTES Barduni Filho, Jairo Ensino de artes Atividades artísticas Ludicidade Infância. |
title_short |
REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE ARTES E A LUDICIDADE NA INFÂNCIA: DUAS INSTÂNCIAS MUTUAMENTE DEPENDENTES |
title_full |
REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE ARTES E A LUDICIDADE NA INFÂNCIA: DUAS INSTÂNCIAS MUTUAMENTE DEPENDENTES |
title_fullStr |
REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE ARTES E A LUDICIDADE NA INFÂNCIA: DUAS INSTÂNCIAS MUTUAMENTE DEPENDENTES |
title_full_unstemmed |
REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE ARTES E A LUDICIDADE NA INFÂNCIA: DUAS INSTÂNCIAS MUTUAMENTE DEPENDENTES |
title_sort |
REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE ARTES E A LUDICIDADE NA INFÂNCIA: DUAS INSTÂNCIAS MUTUAMENTE DEPENDENTES |
author |
Barduni Filho, Jairo |
author_facet |
Barduni Filho, Jairo de Andrade, Glauciana Alice |
author_role |
author |
author2 |
de Andrade, Glauciana Alice |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barduni Filho, Jairo de Andrade, Glauciana Alice |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de artes Atividades artísticas Ludicidade Infância. |
topic |
Ensino de artes Atividades artísticas Ludicidade Infância. |
description |
O presente artigo busca discutir a importância das atividades artísticas como ferramentas pedagógicas no trabalho com as crianças. O estudo de cunho qualitativo elenca aspectos favoráveis que tais atividades podem proporcionar como compreensão dos conteúdos curriculares de forma lúdica e prazerosa bem como desenvolvimento da imaginação, criação, abstração e a possibilidade que a professora tem de trabalhar demais eixos pedagógicos de forma interdisciplinar. A pesquisa, de cunho bibliográfico e de campo, contou com entrevistas semi-estruturadas com docentes que atuam no ensino fundamental da rede pública. A análise e discussão das entrevistas nos indicam que o trabalho com atividades artísticas e a ludicidade são mutuamente dependentes e fundamentais no processo de ensino-aprendizagem contribuindo com o processo de construção da identidade da criança. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2423 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2423 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2423/1624 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Educação Básica; v. 4 n. 3: 2019; 34-52 2525-2879 2525-2879 10.33025/ceb.v4i3 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042180491608064 |