Saberes de fresta: a Pedagogia da Encruzilhada e a inserção dos conteúdos de Geografia Física na Geografia Escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Sarah Almeida de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2477
Resumo: Este trabalho é um ensaio que busca propor algumas reflexões e caminhos possíveis para a inserção dos conteúdos de Geografia Física nos currículos de Geografia na educação básica. Para tal, enquanto abordagem metodológica, articula experiências docentes e proposições teóricas apresentadas nas obras Pedagogia das Encruzilhadas de Luiz Rufino, e “Intervenção: Geografia Física Crítica”, de Rebeca Lave, Matthew Wilson e Elizabeth Barron. Nesse diálogo, o texto apresenta inquietações e percepções sobre as condições de inserção das temáticas físico-naturais na Geografia Escolar, destacando as possibilidades e potencialidade dos saberes da Geografia Física pensada do ponto de vista dos saberes da encruzilhada.
id CP2-1_97c0cd829a44cec492502d45f9c11dad
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2477
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling Saberes de fresta: a Pedagogia da Encruzilhada e a inserção dos conteúdos de Geografia Física na Geografia EscolarGeografia FísicaGeografia EscolarPedagogia da Encruzilhada.Ensino de GeografiaEste trabalho é um ensaio que busca propor algumas reflexões e caminhos possíveis para a inserção dos conteúdos de Geografia Física nos currículos de Geografia na educação básica. Para tal, enquanto abordagem metodológica, articula experiências docentes e proposições teóricas apresentadas nas obras Pedagogia das Encruzilhadas de Luiz Rufino, e “Intervenção: Geografia Física Crítica”, de Rebeca Lave, Matthew Wilson e Elizabeth Barron. Nesse diálogo, o texto apresenta inquietações e percepções sobre as condições de inserção das temáticas físico-naturais na Geografia Escolar, destacando as possibilidades e potencialidade dos saberes da Geografia Física pensada do ponto de vista dos saberes da encruzilhada.Imperial Editora do Colégio Pedro II2020-11-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2477Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 7 n. 14 (2020): GIRAMUNDO, DÉCIMA QUARTA EDIÇÃO; 55-652358-446710.33025/grgcp2.v8i14reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2477/1983Oliveira, Sarah Almeida deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-31T18:25:22Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2477Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-03-31T18:25:22Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv Saberes de fresta: a Pedagogia da Encruzilhada e a inserção dos conteúdos de Geografia Física na Geografia Escolar
title Saberes de fresta: a Pedagogia da Encruzilhada e a inserção dos conteúdos de Geografia Física na Geografia Escolar
spellingShingle Saberes de fresta: a Pedagogia da Encruzilhada e a inserção dos conteúdos de Geografia Física na Geografia Escolar
Oliveira, Sarah Almeida de
Geografia Física
Geografia Escolar
Pedagogia da Encruzilhada.
Ensino de Geografia
title_short Saberes de fresta: a Pedagogia da Encruzilhada e a inserção dos conteúdos de Geografia Física na Geografia Escolar
title_full Saberes de fresta: a Pedagogia da Encruzilhada e a inserção dos conteúdos de Geografia Física na Geografia Escolar
title_fullStr Saberes de fresta: a Pedagogia da Encruzilhada e a inserção dos conteúdos de Geografia Física na Geografia Escolar
title_full_unstemmed Saberes de fresta: a Pedagogia da Encruzilhada e a inserção dos conteúdos de Geografia Física na Geografia Escolar
title_sort Saberes de fresta: a Pedagogia da Encruzilhada e a inserção dos conteúdos de Geografia Física na Geografia Escolar
author Oliveira, Sarah Almeida de
author_facet Oliveira, Sarah Almeida de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Sarah Almeida de
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia Física
Geografia Escolar
Pedagogia da Encruzilhada.
Ensino de Geografia
topic Geografia Física
Geografia Escolar
Pedagogia da Encruzilhada.
Ensino de Geografia
description Este trabalho é um ensaio que busca propor algumas reflexões e caminhos possíveis para a inserção dos conteúdos de Geografia Física nos currículos de Geografia na educação básica. Para tal, enquanto abordagem metodológica, articula experiências docentes e proposições teóricas apresentadas nas obras Pedagogia das Encruzilhadas de Luiz Rufino, e “Intervenção: Geografia Física Crítica”, de Rebeca Lave, Matthew Wilson e Elizabeth Barron. Nesse diálogo, o texto apresenta inquietações e percepções sobre as condições de inserção das temáticas físico-naturais na Geografia Escolar, destacando as possibilidades e potencialidade dos saberes da Geografia Física pensada do ponto de vista dos saberes da encruzilhada.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2477
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2477
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2477/1983
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 7 n. 14 (2020): GIRAMUNDO, DÉCIMA QUARTA EDIÇÃO; 55-65
2358-4467
10.33025/grgcp2.v8i14
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042177027112960