Práticas de ensino de Forragicultura: um relato de experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Confortin, Anna Carolina Cerato
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2902
Resumo: O presente artigo tem como objetivo desenvolver um relato de experiência de práticas de ensino na área de Forragicultura. Estas práticas foram desenvolvidas com o intuito de facilitar o processo de ensino-aprendizagem de alguns conteúdos programáticos por meio de metodologias ativas de ensino. As atividades foram desenvolvidas com alunos do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio e do Curso de Bacharelado em Zootecnia do Instituto Federal Farroupilha nas disciplinas de Forragicultura e Forragicultura I, respectivamente. Os alunos do ensino médio trabalharam em grupos para produzir e apresentar materiais concretos ou outros materiais didáticos, tais como vídeos e folhetos, para elucidar Terminologias em Forragicultura. Já os estudantes do ensino superior produziram vídeos valorizando a Forragicultura como área de estudo e atuação do Zootecnista. As etapas seguidas para a realização da atividade foram a formação de grupos, pesquisa bibliográfica, elaboração dos materiais propriamente dita e apresentação dos trabalhos para a turma. Observou-se ao longo do processo que os estudantes demostraram entusiasmo e motivação no desenvolvimento do trabalho proposto. As práticas de ensino realizadas permitiram ainda o exercício e aprimoramento de habilidades importantes como o trabalho em equipe, a curiosidade científica, a organização e a criticidade.
id CP2-1_9c05007d56c92a933a58321840e15a1f
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2902
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling Práticas de ensino de Forragicultura: um relato de experiênciamaterial concretometodologias ativaspráticas de ensinoZootecniaO presente artigo tem como objetivo desenvolver um relato de experiência de práticas de ensino na área de Forragicultura. Estas práticas foram desenvolvidas com o intuito de facilitar o processo de ensino-aprendizagem de alguns conteúdos programáticos por meio de metodologias ativas de ensino. As atividades foram desenvolvidas com alunos do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio e do Curso de Bacharelado em Zootecnia do Instituto Federal Farroupilha nas disciplinas de Forragicultura e Forragicultura I, respectivamente. Os alunos do ensino médio trabalharam em grupos para produzir e apresentar materiais concretos ou outros materiais didáticos, tais como vídeos e folhetos, para elucidar Terminologias em Forragicultura. Já os estudantes do ensino superior produziram vídeos valorizando a Forragicultura como área de estudo e atuação do Zootecnista. As etapas seguidas para a realização da atividade foram a formação de grupos, pesquisa bibliográfica, elaboração dos materiais propriamente dita e apresentação dos trabalhos para a turma. Observou-se ao longo do processo que os estudantes demostraram entusiasmo e motivação no desenvolvimento do trabalho proposto. As práticas de ensino realizadas permitiram ainda o exercício e aprimoramento de habilidades importantes como o trabalho em equipe, a curiosidade científica, a organização e a criticidade.Imperial Editora do Colégio Pedro II2021-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2902Cadernos de Educação Básica; v. 6 n. 3 (2021); 225-2322525-28792525-287910.33025/ceb.v6i3reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2902/2143Confortin, Anna Carolina Ceratoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-20T12:21:27Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2902Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-12-20T12:21:27Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv Práticas de ensino de Forragicultura: um relato de experiência
title Práticas de ensino de Forragicultura: um relato de experiência
spellingShingle Práticas de ensino de Forragicultura: um relato de experiência
Confortin, Anna Carolina Cerato
material concreto
metodologias ativas
práticas de ensino
Zootecnia
title_short Práticas de ensino de Forragicultura: um relato de experiência
title_full Práticas de ensino de Forragicultura: um relato de experiência
title_fullStr Práticas de ensino de Forragicultura: um relato de experiência
title_full_unstemmed Práticas de ensino de Forragicultura: um relato de experiência
title_sort Práticas de ensino de Forragicultura: um relato de experiência
author Confortin, Anna Carolina Cerato
author_facet Confortin, Anna Carolina Cerato
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Confortin, Anna Carolina Cerato
dc.subject.por.fl_str_mv material concreto
metodologias ativas
práticas de ensino
Zootecnia
topic material concreto
metodologias ativas
práticas de ensino
Zootecnia
description O presente artigo tem como objetivo desenvolver um relato de experiência de práticas de ensino na área de Forragicultura. Estas práticas foram desenvolvidas com o intuito de facilitar o processo de ensino-aprendizagem de alguns conteúdos programáticos por meio de metodologias ativas de ensino. As atividades foram desenvolvidas com alunos do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio e do Curso de Bacharelado em Zootecnia do Instituto Federal Farroupilha nas disciplinas de Forragicultura e Forragicultura I, respectivamente. Os alunos do ensino médio trabalharam em grupos para produzir e apresentar materiais concretos ou outros materiais didáticos, tais como vídeos e folhetos, para elucidar Terminologias em Forragicultura. Já os estudantes do ensino superior produziram vídeos valorizando a Forragicultura como área de estudo e atuação do Zootecnista. As etapas seguidas para a realização da atividade foram a formação de grupos, pesquisa bibliográfica, elaboração dos materiais propriamente dita e apresentação dos trabalhos para a turma. Observou-se ao longo do processo que os estudantes demostraram entusiasmo e motivação no desenvolvimento do trabalho proposto. As práticas de ensino realizadas permitiram ainda o exercício e aprimoramento de habilidades importantes como o trabalho em equipe, a curiosidade científica, a organização e a criticidade.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2902
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2902
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2902/2143
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Educação Básica; v. 6 n. 3 (2021); 225-232
2525-2879
2525-2879
10.33025/ceb.v6i3
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042180576542720