Entrevista com a professora Lana Cavalcanti
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/4018 |
Resumo: | Professora Titular da Universidade Federal de Goiás, Lana Cavalcanti é um dos principais expoentes da pesquisa da educação geográfica. Sua trajetória foi pioneira uma vez que cumpriu importante papel no estabelecimento do campo no Brasil quando a geografia escolar ainda buscava o seu espaço no início da década de 1990. De lá para cá, o campo se consolidou e suas reflexões têm acompanhado os diferentes movimentos e reorientações de agendas e preocupações. Recentemente no ano de 2019 lançou seu último livro intitulado “Pensar pela Geografia: ensino e relevância social”, que além de questões sobre o processo de ensino e aprendizagem, lança luz sobre o estatuto epistemológico da ciência ao afirmar que a Geografia serve para pensar, frisando assim a importância do “pensamento geográfico”. Assim como seus textos, a conversar com a professora Lana Cavalcanti é leve, clara e muito preocupada com uma geografia viva que acontece diariamente nas salas de aula. Na entrevista, Lana faz um balanço sobre a formação do campo, seu panorama atual e compartilha suas preocupações diante de projeções futuras. |
id |
CP2-1_a7ffc8da56215a97389579015c1906ef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/4018 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
Entrevista com a professora Lana CavalcantiEducação GeográficaGeografía EscolarEnsino de GeografiaRaciocínio GeográficoPensamento GeográficoProfessora Titular da Universidade Federal de Goiás, Lana Cavalcanti é um dos principais expoentes da pesquisa da educação geográfica. Sua trajetória foi pioneira uma vez que cumpriu importante papel no estabelecimento do campo no Brasil quando a geografia escolar ainda buscava o seu espaço no início da década de 1990. De lá para cá, o campo se consolidou e suas reflexões têm acompanhado os diferentes movimentos e reorientações de agendas e preocupações. Recentemente no ano de 2019 lançou seu último livro intitulado “Pensar pela Geografia: ensino e relevância social”, que além de questões sobre o processo de ensino e aprendizagem, lança luz sobre o estatuto epistemológico da ciência ao afirmar que a Geografia serve para pensar, frisando assim a importância do “pensamento geográfico”. Assim como seus textos, a conversar com a professora Lana Cavalcanti é leve, clara e muito preocupada com uma geografia viva que acontece diariamente nas salas de aula. Na entrevista, Lana faz um balanço sobre a formação do campo, seu panorama atual e compartilha suas preocupações diante de projeções futuras.Imperial Editora do Colégio Pedro II2022-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEntrevista com convidadoapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/4018Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 9 n. 18 (2022): DOSSIÊ RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO NA GEOGRAFIA ESCOLAR; 187-1982358-446710.33025/grgcp2.v9i18reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/4018/2505Copyright (c) 2023 Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro IIinfo:eu-repo/semantics/openAccessScalercio, Vitor SOARES2023-12-31T21:15:33Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/4018Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2023-12-31T21:15:33Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Entrevista com a professora Lana Cavalcanti |
title |
Entrevista com a professora Lana Cavalcanti |
spellingShingle |
Entrevista com a professora Lana Cavalcanti Scalercio, Vitor SOARES Educação Geográfica Geografía Escolar Ensino de Geografia Raciocínio Geográfico Pensamento Geográfico |
title_short |
Entrevista com a professora Lana Cavalcanti |
title_full |
Entrevista com a professora Lana Cavalcanti |
title_fullStr |
Entrevista com a professora Lana Cavalcanti |
title_full_unstemmed |
Entrevista com a professora Lana Cavalcanti |
title_sort |
Entrevista com a professora Lana Cavalcanti |
author |
Scalercio, Vitor SOARES |
author_facet |
Scalercio, Vitor SOARES |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Scalercio, Vitor SOARES |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Geográfica Geografía Escolar Ensino de Geografia Raciocínio Geográfico Pensamento Geográfico |
topic |
Educação Geográfica Geografía Escolar Ensino de Geografia Raciocínio Geográfico Pensamento Geográfico |
description |
Professora Titular da Universidade Federal de Goiás, Lana Cavalcanti é um dos principais expoentes da pesquisa da educação geográfica. Sua trajetória foi pioneira uma vez que cumpriu importante papel no estabelecimento do campo no Brasil quando a geografia escolar ainda buscava o seu espaço no início da década de 1990. De lá para cá, o campo se consolidou e suas reflexões têm acompanhado os diferentes movimentos e reorientações de agendas e preocupações. Recentemente no ano de 2019 lançou seu último livro intitulado “Pensar pela Geografia: ensino e relevância social”, que além de questões sobre o processo de ensino e aprendizagem, lança luz sobre o estatuto epistemológico da ciência ao afirmar que a Geografia serve para pensar, frisando assim a importância do “pensamento geográfico”. Assim como seus textos, a conversar com a professora Lana Cavalcanti é leve, clara e muito preocupada com uma geografia viva que acontece diariamente nas salas de aula. Na entrevista, Lana faz um balanço sobre a formação do campo, seu panorama atual e compartilha suas preocupações diante de projeções futuras. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Entrevista com convidado |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/4018 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/4018 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/4018/2505 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 9 n. 18 (2022): DOSSIÊ RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO NA GEOGRAFIA ESCOLAR; 187-198 2358-4467 10.33025/grgcp2.v9i18 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042177568178176 |