PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA E LITERATURA NO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Adriana Corrêa
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Silva, Queiti Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3146
Resumo: RESUMO: Este texto se ancorou teórica e metodologicamente na perspectiva professor-reflexivo, considerando as contribuições da etnografia da prática escolar. Assume como objetivo relatar experiências de leitura e escrita na educação infantil, abrangendo tanto a creche quanto a pré-escola. Na organização textual, abordamos o direito à educação da criança pequena, conquista desde a promulgação da Constituição Federal de 1988. A indissociabilidade entre a ação e a reflexão possibilitou o desenvolvimento deste texto, que trouxe relatos acerca do desdobramento de ações envolvendo professoras, crianças, livros, literatura, leitura e escrita. As atividades tinham como referência: literatura como direito, alfabetização discursiva e a compreensão de que o saber de mundo antecede à leitura da palavra. A experiência na creche evidenciou que, antes mesmo da experiência escolar com a alfabetização, a leitura de mundo das crianças revela que o processo de leitura e escrita acontece de forma silábica e fonética, sendo vários os momentos nos quais a associação entre som e sílaba foi espontaneamente traduzida pelas crianças. Na pré-escola foi possível observar que, ao aproximar crianças de idades e séries diferentes para compartilharem uma prática de leitura que foge ao ato de ler como ação burocrática ou que precisa de um mediador adulto para existir, elas se envolvem na ação com responsabilidade, desejo e autonomia
id CP2-1_b11967056be5c0af9589fa7178ac39de
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3146
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA E LITERATURA NO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTILEducação InfantilLiteraturaLeitura e EscritaRESUMO: Este texto se ancorou teórica e metodologicamente na perspectiva professor-reflexivo, considerando as contribuições da etnografia da prática escolar. Assume como objetivo relatar experiências de leitura e escrita na educação infantil, abrangendo tanto a creche quanto a pré-escola. Na organização textual, abordamos o direito à educação da criança pequena, conquista desde a promulgação da Constituição Federal de 1988. A indissociabilidade entre a ação e a reflexão possibilitou o desenvolvimento deste texto, que trouxe relatos acerca do desdobramento de ações envolvendo professoras, crianças, livros, literatura, leitura e escrita. As atividades tinham como referência: literatura como direito, alfabetização discursiva e a compreensão de que o saber de mundo antecede à leitura da palavra. A experiência na creche evidenciou que, antes mesmo da experiência escolar com a alfabetização, a leitura de mundo das crianças revela que o processo de leitura e escrita acontece de forma silábica e fonética, sendo vários os momentos nos quais a associação entre som e sílaba foi espontaneamente traduzida pelas crianças. Na pré-escola foi possível observar que, ao aproximar crianças de idades e séries diferentes para compartilharem uma prática de leitura que foge ao ato de ler como ação burocrática ou que precisa de um mediador adulto para existir, elas se envolvem na ação com responsabilidade, desejo e autonomiaImperial Editora do Colégio Pedro II2022-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3146Cadernos de Educação Básica; v. 7 n. 1 (2022); 77-892525-28792525-287910.33025/ceb.v7i1reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3146/2281Gonçalves, Adriana CorrêaSilva, Queiti Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-20T16:26:05Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3146Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2022-05-20T16:26:05Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA E LITERATURA NO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
title PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA E LITERATURA NO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
spellingShingle PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA E LITERATURA NO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Gonçalves, Adriana Corrêa
Educação Infantil
Literatura
Leitura e Escrita
title_short PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA E LITERATURA NO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_full PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA E LITERATURA NO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_fullStr PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA E LITERATURA NO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_full_unstemmed PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA E LITERATURA NO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_sort PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA E LITERATURA NO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
author Gonçalves, Adriana Corrêa
author_facet Gonçalves, Adriana Corrêa
Silva, Queiti Pereira
author_role author
author2 Silva, Queiti Pereira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Adriana Corrêa
Silva, Queiti Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
Literatura
Leitura e Escrita
topic Educação Infantil
Literatura
Leitura e Escrita
description RESUMO: Este texto se ancorou teórica e metodologicamente na perspectiva professor-reflexivo, considerando as contribuições da etnografia da prática escolar. Assume como objetivo relatar experiências de leitura e escrita na educação infantil, abrangendo tanto a creche quanto a pré-escola. Na organização textual, abordamos o direito à educação da criança pequena, conquista desde a promulgação da Constituição Federal de 1988. A indissociabilidade entre a ação e a reflexão possibilitou o desenvolvimento deste texto, que trouxe relatos acerca do desdobramento de ações envolvendo professoras, crianças, livros, literatura, leitura e escrita. As atividades tinham como referência: literatura como direito, alfabetização discursiva e a compreensão de que o saber de mundo antecede à leitura da palavra. A experiência na creche evidenciou que, antes mesmo da experiência escolar com a alfabetização, a leitura de mundo das crianças revela que o processo de leitura e escrita acontece de forma silábica e fonética, sendo vários os momentos nos quais a associação entre som e sílaba foi espontaneamente traduzida pelas crianças. Na pré-escola foi possível observar que, ao aproximar crianças de idades e séries diferentes para compartilharem uma prática de leitura que foge ao ato de ler como ação burocrática ou que precisa de um mediador adulto para existir, elas se envolvem na ação com responsabilidade, desejo e autonomia
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3146
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3146
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3146/2281
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Educação Básica; v. 7 n. 1 (2022); 77-89
2525-2879
2525-2879
10.33025/ceb.v7i1
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042180911038464