PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA E LITERATURA NO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3146 |
Resumo: | RESUMO: Este texto se ancorou teórica e metodologicamente na perspectiva professor-reflexivo, considerando as contribuições da etnografia da prática escolar. Assume como objetivo relatar experiências de leitura e escrita na educação infantil, abrangendo tanto a creche quanto a pré-escola. Na organização textual, abordamos o direito à educação da criança pequena, conquista desde a promulgação da Constituição Federal de 1988. A indissociabilidade entre a ação e a reflexão possibilitou o desenvolvimento deste texto, que trouxe relatos acerca do desdobramento de ações envolvendo professoras, crianças, livros, literatura, leitura e escrita. As atividades tinham como referência: literatura como direito, alfabetização discursiva e a compreensão de que o saber de mundo antecede à leitura da palavra. A experiência na creche evidenciou que, antes mesmo da experiência escolar com a alfabetização, a leitura de mundo das crianças revela que o processo de leitura e escrita acontece de forma silábica e fonética, sendo vários os momentos nos quais a associação entre som e sílaba foi espontaneamente traduzida pelas crianças. Na pré-escola foi possível observar que, ao aproximar crianças de idades e séries diferentes para compartilharem uma prática de leitura que foge ao ato de ler como ação burocrática ou que precisa de um mediador adulto para existir, elas se envolvem na ação com responsabilidade, desejo e autonomia |
id |
CP2-1_b11967056be5c0af9589fa7178ac39de |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3146 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA E LITERATURA NO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTILEducação InfantilLiteraturaLeitura e EscritaRESUMO: Este texto se ancorou teórica e metodologicamente na perspectiva professor-reflexivo, considerando as contribuições da etnografia da prática escolar. Assume como objetivo relatar experiências de leitura e escrita na educação infantil, abrangendo tanto a creche quanto a pré-escola. Na organização textual, abordamos o direito à educação da criança pequena, conquista desde a promulgação da Constituição Federal de 1988. A indissociabilidade entre a ação e a reflexão possibilitou o desenvolvimento deste texto, que trouxe relatos acerca do desdobramento de ações envolvendo professoras, crianças, livros, literatura, leitura e escrita. As atividades tinham como referência: literatura como direito, alfabetização discursiva e a compreensão de que o saber de mundo antecede à leitura da palavra. A experiência na creche evidenciou que, antes mesmo da experiência escolar com a alfabetização, a leitura de mundo das crianças revela que o processo de leitura e escrita acontece de forma silábica e fonética, sendo vários os momentos nos quais a associação entre som e sílaba foi espontaneamente traduzida pelas crianças. Na pré-escola foi possível observar que, ao aproximar crianças de idades e séries diferentes para compartilharem uma prática de leitura que foge ao ato de ler como ação burocrática ou que precisa de um mediador adulto para existir, elas se envolvem na ação com responsabilidade, desejo e autonomiaImperial Editora do Colégio Pedro II2022-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3146Cadernos de Educação Básica; v. 7 n. 1 (2022); 77-892525-28792525-287910.33025/ceb.v7i1reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3146/2281Gonçalves, Adriana CorrêaSilva, Queiti Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-20T16:26:05Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3146Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2022-05-20T16:26:05Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA E LITERATURA NO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title |
PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA E LITERATURA NO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL |
spellingShingle |
PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA E LITERATURA NO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL Gonçalves, Adriana Corrêa Educação Infantil Literatura Leitura e Escrita |
title_short |
PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA E LITERATURA NO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_full |
PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA E LITERATURA NO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_fullStr |
PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA E LITERATURA NO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_full_unstemmed |
PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA E LITERATURA NO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_sort |
PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA E LITERATURA NO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL |
author |
Gonçalves, Adriana Corrêa |
author_facet |
Gonçalves, Adriana Corrêa Silva, Queiti Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Queiti Pereira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Adriana Corrêa Silva, Queiti Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Infantil Literatura Leitura e Escrita |
topic |
Educação Infantil Literatura Leitura e Escrita |
description |
RESUMO: Este texto se ancorou teórica e metodologicamente na perspectiva professor-reflexivo, considerando as contribuições da etnografia da prática escolar. Assume como objetivo relatar experiências de leitura e escrita na educação infantil, abrangendo tanto a creche quanto a pré-escola. Na organização textual, abordamos o direito à educação da criança pequena, conquista desde a promulgação da Constituição Federal de 1988. A indissociabilidade entre a ação e a reflexão possibilitou o desenvolvimento deste texto, que trouxe relatos acerca do desdobramento de ações envolvendo professoras, crianças, livros, literatura, leitura e escrita. As atividades tinham como referência: literatura como direito, alfabetização discursiva e a compreensão de que o saber de mundo antecede à leitura da palavra. A experiência na creche evidenciou que, antes mesmo da experiência escolar com a alfabetização, a leitura de mundo das crianças revela que o processo de leitura e escrita acontece de forma silábica e fonética, sendo vários os momentos nos quais a associação entre som e sílaba foi espontaneamente traduzida pelas crianças. Na pré-escola foi possível observar que, ao aproximar crianças de idades e séries diferentes para compartilharem uma prática de leitura que foge ao ato de ler como ação burocrática ou que precisa de um mediador adulto para existir, elas se envolvem na ação com responsabilidade, desejo e autonomia |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3146 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3146 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3146/2281 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Educação Básica; v. 7 n. 1 (2022); 77-89 2525-2879 2525-2879 10.33025/ceb.v7i1 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042180911038464 |