O que o skate pode dizer sobre o ensino de geografia?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Luciano Hermes da
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Diniz, Nelson
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/50
Resumo: Este artigo pretende problematizar a prática do skate de rua como objeto de reflexão no âmbito do ensino de Geografia. Objetiva demonstrar como os skatistas protagonizam a ressignificação da cidade através de usos originais do mobiliário urbano. Trata-se de reforçar o movimento que articula as práticas espaciais dos jovens aos conteúdos e temas tradicionais da Geografia. A partir da referência ao conceito de espaço público, busca-se demonstrar que o recurso às práticas cotidianas da juventude permite problematizar conflitos, relações identitárias e processos relacionados à produção social do espaço.
id CP2-1_b5a2a8ac6ae6ae2989e5aafb2ec9917a
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/50
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling O que o skate pode dizer sobre o ensino de geografia?SkateContra-usoPráticas espaciaisJuventudeEnsino de Geografia.Este artigo pretende problematizar a prática do skate de rua como objeto de reflexão no âmbito do ensino de Geografia. Objetiva demonstrar como os skatistas protagonizam a ressignificação da cidade através de usos originais do mobiliário urbano. Trata-se de reforçar o movimento que articula as práticas espaciais dos jovens aos conteúdos e temas tradicionais da Geografia. A partir da referência ao conceito de espaço público, busca-se demonstrar que o recurso às práticas cotidianas da juventude permite problematizar conflitos, relações identitárias e processos relacionados à produção social do espaço.Imperial Editora do Colégio Pedro II2015-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/50Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 1 n. 2 (2014): GIRAMUNDO, SEGUNDA EDIÇÃO; 91-972358-446710.33025/grgcp2.v1i2reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/50/26Silva, Luciano Hermes daDiniz, Nelsoninfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-04-06T14:09:49Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/50Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2016-04-06T14:09:49Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv O que o skate pode dizer sobre o ensino de geografia?
title O que o skate pode dizer sobre o ensino de geografia?
spellingShingle O que o skate pode dizer sobre o ensino de geografia?
Silva, Luciano Hermes da
Skate
Contra-uso
Práticas espaciais
Juventude
Ensino de Geografia.
title_short O que o skate pode dizer sobre o ensino de geografia?
title_full O que o skate pode dizer sobre o ensino de geografia?
title_fullStr O que o skate pode dizer sobre o ensino de geografia?
title_full_unstemmed O que o skate pode dizer sobre o ensino de geografia?
title_sort O que o skate pode dizer sobre o ensino de geografia?
author Silva, Luciano Hermes da
author_facet Silva, Luciano Hermes da
Diniz, Nelson
author_role author
author2 Diniz, Nelson
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Luciano Hermes da
Diniz, Nelson
dc.subject.por.fl_str_mv Skate
Contra-uso
Práticas espaciais
Juventude
Ensino de Geografia.
topic Skate
Contra-uso
Práticas espaciais
Juventude
Ensino de Geografia.
description Este artigo pretende problematizar a prática do skate de rua como objeto de reflexão no âmbito do ensino de Geografia. Objetiva demonstrar como os skatistas protagonizam a ressignificação da cidade através de usos originais do mobiliário urbano. Trata-se de reforçar o movimento que articula as práticas espaciais dos jovens aos conteúdos e temas tradicionais da Geografia. A partir da referência ao conceito de espaço público, busca-se demonstrar que o recurso às práticas cotidianas da juventude permite problematizar conflitos, relações identitárias e processos relacionados à produção social do espaço.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/50
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/50
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/50/26
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 1 n. 2 (2014): GIRAMUNDO, SEGUNDA EDIÇÃO; 91-97
2358-4467
10.33025/grgcp2.v1i2
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042176603488256