O CAMPO DE EXPERIÊNCIAS CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS DE CRIANÇAS PEQUENAS EM EIRUNEPÉ, AMAZONAS: The field of experiences body, gestures, and movements of young children in Eirunepé, Amazonas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3979 |
Resumo: | A investigação teve como o objetivo principal compreender as manifestações presentes no campo de experiências corpo, gestos e movimentos em crianças de 4 e 5 anos no contexto de Eirunepé, Amazonas. Um estudo de natureza aplicada do tipo pesquisa-ação, em etapas complementares, foi direcionado um olhar às práticas lúdicas das crianças no município, traçando-se assim um panorama contextual. Posteriormente, foi delineado um conjunto de cinco encontros, cada um com duração de quatro horas, para a implementação de planos de aula estruturados com rodinha de conversas inicial, atividades práticas e rodinha de conversa final. Os resultados indicaram que os comportamentos observados nas crianças não diferem substancialmente de outras regiões geografias diversas, abordadas em análises anteriores. No entanto, incorpora elementos reveladores, como a descoberta de que as atividades sistematizadas possibilitam que as crianças demonstrem capacidade de interação, estímulo à competitividade e trabalho em equipe, impulsionando a cooperação e a superação de desafios. Abstract This study aims to understand the educational process of young children in the context of Eirunepé, Amazonas. Characterized as action research, it is based on the authors' experiences in the local context prior to the investigation. From this foundation, theoretical support and application followed. To this end, five four-hour sessions were conducted to implement lesson plans, all organized as follows: an initial discussion circle, practical activities, and a final discussion circle. Analyses revealed that the children's behaviors indicated that systematic activities enhance interaction skills, stimulate competitiveness and teamwork, fostering cooperation and the ability to overcome challenges. Therefore, the following strategies are recommended to continue this process: methodologies that consider the students' age, appropriate spaces for activities, and the integration of practice and planning. Keywords: Physical Education; Young Children; Field of Experiences. |
id |
CP2-1_b70638ae2a4993cc24c055fb293a2268 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3979 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
O CAMPO DE EXPERIÊNCIAS CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS DE CRIANÇAS PEQUENAS EM EIRUNEPÉ, AMAZONAS: The field of experiences body, gestures, and movements of young children in Eirunepé, AmazonasEducação Física; Criança pequena; Campo de experiências.A investigação teve como o objetivo principal compreender as manifestações presentes no campo de experiências corpo, gestos e movimentos em crianças de 4 e 5 anos no contexto de Eirunepé, Amazonas. Um estudo de natureza aplicada do tipo pesquisa-ação, em etapas complementares, foi direcionado um olhar às práticas lúdicas das crianças no município, traçando-se assim um panorama contextual. Posteriormente, foi delineado um conjunto de cinco encontros, cada um com duração de quatro horas, para a implementação de planos de aula estruturados com rodinha de conversas inicial, atividades práticas e rodinha de conversa final. Os resultados indicaram que os comportamentos observados nas crianças não diferem substancialmente de outras regiões geografias diversas, abordadas em análises anteriores. No entanto, incorpora elementos reveladores, como a descoberta de que as atividades sistematizadas possibilitam que as crianças demonstrem capacidade de interação, estímulo à competitividade e trabalho em equipe, impulsionando a cooperação e a superação de desafios. Abstract This study aims to understand the educational process of young children in the context of Eirunepé, Amazonas. Characterized as action research, it is based on the authors' experiences in the local context prior to the investigation. From this foundation, theoretical support and application followed. To this end, five four-hour sessions were conducted to implement lesson plans, all organized as follows: an initial discussion circle, practical activities, and a final discussion circle. Analyses revealed that the children's behaviors indicated that systematic activities enhance interaction skills, stimulate competitiveness and teamwork, fostering cooperation and the ability to overcome challenges. Therefore, the following strategies are recommended to continue this process: methodologies that consider the students' age, appropriate spaces for activities, and the integration of practice and planning. Keywords: Physical Education; Young Children; Field of Experiences.Imperial Editora do Colégio Pedro II2024-07-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3979Temas em Educação Física Escolar; v. 9 n. 1 (2024): JAN/DEZ Publicação contínua; e24112525-591610.33025/tefe.v9i1reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3979/2565Copyright (c) 2024 Temas em Educação Física Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Francisco IrapuanAlves Arruda, Antônio RobertoMonteiro de Oliveira, Antonio EdsonRodrigues da Silva, Fábio Junior2024-07-30T10:59:15Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3979Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2024-07-30T10:59:15Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O CAMPO DE EXPERIÊNCIAS CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS DE CRIANÇAS PEQUENAS EM EIRUNEPÉ, AMAZONAS: The field of experiences body, gestures, and movements of young children in Eirunepé, Amazonas |
title |
O CAMPO DE EXPERIÊNCIAS CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS DE CRIANÇAS PEQUENAS EM EIRUNEPÉ, AMAZONAS: The field of experiences body, gestures, and movements of young children in Eirunepé, Amazonas |
spellingShingle |
O CAMPO DE EXPERIÊNCIAS CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS DE CRIANÇAS PEQUENAS EM EIRUNEPÉ, AMAZONAS: The field of experiences body, gestures, and movements of young children in Eirunepé, Amazonas Ribeiro, Francisco Irapuan Educação Física; Criança pequena; Campo de experiências. |
title_short |
O CAMPO DE EXPERIÊNCIAS CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS DE CRIANÇAS PEQUENAS EM EIRUNEPÉ, AMAZONAS: The field of experiences body, gestures, and movements of young children in Eirunepé, Amazonas |
title_full |
O CAMPO DE EXPERIÊNCIAS CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS DE CRIANÇAS PEQUENAS EM EIRUNEPÉ, AMAZONAS: The field of experiences body, gestures, and movements of young children in Eirunepé, Amazonas |
title_fullStr |
O CAMPO DE EXPERIÊNCIAS CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS DE CRIANÇAS PEQUENAS EM EIRUNEPÉ, AMAZONAS: The field of experiences body, gestures, and movements of young children in Eirunepé, Amazonas |
title_full_unstemmed |
O CAMPO DE EXPERIÊNCIAS CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS DE CRIANÇAS PEQUENAS EM EIRUNEPÉ, AMAZONAS: The field of experiences body, gestures, and movements of young children in Eirunepé, Amazonas |
title_sort |
O CAMPO DE EXPERIÊNCIAS CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS DE CRIANÇAS PEQUENAS EM EIRUNEPÉ, AMAZONAS: The field of experiences body, gestures, and movements of young children in Eirunepé, Amazonas |
author |
Ribeiro, Francisco Irapuan |
author_facet |
Ribeiro, Francisco Irapuan Alves Arruda, Antônio Roberto Monteiro de Oliveira, Antonio Edson Rodrigues da Silva, Fábio Junior |
author_role |
author |
author2 |
Alves Arruda, Antônio Roberto Monteiro de Oliveira, Antonio Edson Rodrigues da Silva, Fábio Junior |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Francisco Irapuan Alves Arruda, Antônio Roberto Monteiro de Oliveira, Antonio Edson Rodrigues da Silva, Fábio Junior |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física; Criança pequena; Campo de experiências. |
topic |
Educação Física; Criança pequena; Campo de experiências. |
description |
A investigação teve como o objetivo principal compreender as manifestações presentes no campo de experiências corpo, gestos e movimentos em crianças de 4 e 5 anos no contexto de Eirunepé, Amazonas. Um estudo de natureza aplicada do tipo pesquisa-ação, em etapas complementares, foi direcionado um olhar às práticas lúdicas das crianças no município, traçando-se assim um panorama contextual. Posteriormente, foi delineado um conjunto de cinco encontros, cada um com duração de quatro horas, para a implementação de planos de aula estruturados com rodinha de conversas inicial, atividades práticas e rodinha de conversa final. Os resultados indicaram que os comportamentos observados nas crianças não diferem substancialmente de outras regiões geografias diversas, abordadas em análises anteriores. No entanto, incorpora elementos reveladores, como a descoberta de que as atividades sistematizadas possibilitam que as crianças demonstrem capacidade de interação, estímulo à competitividade e trabalho em equipe, impulsionando a cooperação e a superação de desafios. Abstract This study aims to understand the educational process of young children in the context of Eirunepé, Amazonas. Characterized as action research, it is based on the authors' experiences in the local context prior to the investigation. From this foundation, theoretical support and application followed. To this end, five four-hour sessions were conducted to implement lesson plans, all organized as follows: an initial discussion circle, practical activities, and a final discussion circle. Analyses revealed that the children's behaviors indicated that systematic activities enhance interaction skills, stimulate competitiveness and teamwork, fostering cooperation and the ability to overcome challenges. Therefore, the following strategies are recommended to continue this process: methodologies that consider the students' age, appropriate spaces for activities, and the integration of practice and planning. Keywords: Physical Education; Young Children; Field of Experiences. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-07-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3979 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3979 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3979/2565 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Temas em Educação Física Escolar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Temas em Educação Física Escolar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Temas em Educação Física Escolar; v. 9 n. 1 (2024): JAN/DEZ Publicação contínua; e2411 2525-5916 10.33025/tefe.v9i1 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042179277357056 |