O CAMPO DE EXPERIÊNCIAS CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS DE CRIANÇAS PEQUENAS EM EIRUNEPÉ, AMAZONAS: The field of experiences body, gestures, and movements of young children in Eirunepé, Amazonas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Francisco Irapuan
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Alves Arruda, Antônio Roberto, Monteiro de Oliveira, Antonio Edson, Rodrigues da Silva, Fábio Junior
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3979
Resumo: A investigação teve como o objetivo principal compreender as manifestações presentes no campo de experiências corpo, gestos e movimentos em crianças de 4 e 5 anos no contexto de Eirunepé, Amazonas. Um estudo de natureza aplicada do tipo pesquisa-ação, em etapas complementares, foi direcionado um olhar às práticas lúdicas das crianças no município, traçando-se assim um panorama contextual. Posteriormente, foi delineado um conjunto de cinco encontros, cada um com duração de quatro horas, para a implementação de planos de aula estruturados com rodinha de conversas inicial, atividades práticas e rodinha de conversa final. Os resultados indicaram que os comportamentos observados nas crianças não diferem substancialmente de outras regiões geografias diversas, abordadas em análises anteriores. No entanto, incorpora elementos reveladores, como a descoberta de que as atividades sistematizadas possibilitam que as crianças demonstrem capacidade de interação, estímulo à competitividade e trabalho em equipe, impulsionando a cooperação e a superação de desafios. Abstract This study aims to understand the educational process of young children in the context of Eirunepé, Amazonas. Characterized as action research, it is based on the authors' experiences in the local context prior to the investigation. From this foundation, theoretical support and application followed. To this end, five four-hour sessions were conducted to implement lesson plans, all organized as follows: an initial discussion circle, practical activities, and a final discussion circle. Analyses revealed that the children's behaviors indicated that systematic activities enhance interaction skills, stimulate competitiveness and teamwork, fostering cooperation and the ability to overcome challenges. Therefore, the following strategies are recommended to continue this process: methodologies that consider the students' age, appropriate spaces for activities, and the integration of practice and planning. Keywords: Physical Education; Young Children; Field of Experiences.
id CP2-1_b70638ae2a4993cc24c055fb293a2268
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3979
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling O CAMPO DE EXPERIÊNCIAS CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS DE CRIANÇAS PEQUENAS EM EIRUNEPÉ, AMAZONAS: The field of experiences body, gestures, and movements of young children in Eirunepé, AmazonasEducação Física; Criança pequena; Campo de experiências.A investigação teve como o objetivo principal compreender as manifestações presentes no campo de experiências corpo, gestos e movimentos em crianças de 4 e 5 anos no contexto de Eirunepé, Amazonas. Um estudo de natureza aplicada do tipo pesquisa-ação, em etapas complementares, foi direcionado um olhar às práticas lúdicas das crianças no município, traçando-se assim um panorama contextual. Posteriormente, foi delineado um conjunto de cinco encontros, cada um com duração de quatro horas, para a implementação de planos de aula estruturados com rodinha de conversas inicial, atividades práticas e rodinha de conversa final. Os resultados indicaram que os comportamentos observados nas crianças não diferem substancialmente de outras regiões geografias diversas, abordadas em análises anteriores. No entanto, incorpora elementos reveladores, como a descoberta de que as atividades sistematizadas possibilitam que as crianças demonstrem capacidade de interação, estímulo à competitividade e trabalho em equipe, impulsionando a cooperação e a superação de desafios. Abstract This study aims to understand the educational process of young children in the context of Eirunepé, Amazonas. Characterized as action research, it is based on the authors' experiences in the local context prior to the investigation. From this foundation, theoretical support and application followed. To this end, five four-hour sessions were conducted to implement lesson plans, all organized as follows: an initial discussion circle, practical activities, and a final discussion circle. Analyses revealed that the children's behaviors indicated that systematic activities enhance interaction skills, stimulate competitiveness and teamwork, fostering cooperation and the ability to overcome challenges. Therefore, the following strategies are recommended to continue this process: methodologies that consider the students' age, appropriate spaces for activities, and the integration of practice and planning. Keywords: Physical Education; Young Children; Field of Experiences.Imperial Editora do Colégio Pedro II2024-07-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3979Temas em Educação Física Escolar; v. 9 n. 1 (2024): JAN/DEZ Publicação contínua; e24112525-591610.33025/tefe.v9i1reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3979/2565Copyright (c) 2024 Temas em Educação Física Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Francisco IrapuanAlves Arruda, Antônio RobertoMonteiro de Oliveira, Antonio EdsonRodrigues da Silva, Fábio Junior2024-07-30T10:59:15Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3979Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2024-07-30T10:59:15Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv O CAMPO DE EXPERIÊNCIAS CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS DE CRIANÇAS PEQUENAS EM EIRUNEPÉ, AMAZONAS: The field of experiences body, gestures, and movements of young children in Eirunepé, Amazonas
title O CAMPO DE EXPERIÊNCIAS CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS DE CRIANÇAS PEQUENAS EM EIRUNEPÉ, AMAZONAS: The field of experiences body, gestures, and movements of young children in Eirunepé, Amazonas
spellingShingle O CAMPO DE EXPERIÊNCIAS CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS DE CRIANÇAS PEQUENAS EM EIRUNEPÉ, AMAZONAS: The field of experiences body, gestures, and movements of young children in Eirunepé, Amazonas
Ribeiro, Francisco Irapuan
Educação Física; Criança pequena; Campo de experiências.
title_short O CAMPO DE EXPERIÊNCIAS CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS DE CRIANÇAS PEQUENAS EM EIRUNEPÉ, AMAZONAS: The field of experiences body, gestures, and movements of young children in Eirunepé, Amazonas
title_full O CAMPO DE EXPERIÊNCIAS CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS DE CRIANÇAS PEQUENAS EM EIRUNEPÉ, AMAZONAS: The field of experiences body, gestures, and movements of young children in Eirunepé, Amazonas
title_fullStr O CAMPO DE EXPERIÊNCIAS CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS DE CRIANÇAS PEQUENAS EM EIRUNEPÉ, AMAZONAS: The field of experiences body, gestures, and movements of young children in Eirunepé, Amazonas
title_full_unstemmed O CAMPO DE EXPERIÊNCIAS CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS DE CRIANÇAS PEQUENAS EM EIRUNEPÉ, AMAZONAS: The field of experiences body, gestures, and movements of young children in Eirunepé, Amazonas
title_sort O CAMPO DE EXPERIÊNCIAS CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS DE CRIANÇAS PEQUENAS EM EIRUNEPÉ, AMAZONAS: The field of experiences body, gestures, and movements of young children in Eirunepé, Amazonas
author Ribeiro, Francisco Irapuan
author_facet Ribeiro, Francisco Irapuan
Alves Arruda, Antônio Roberto
Monteiro de Oliveira, Antonio Edson
Rodrigues da Silva, Fábio Junior
author_role author
author2 Alves Arruda, Antônio Roberto
Monteiro de Oliveira, Antonio Edson
Rodrigues da Silva, Fábio Junior
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Francisco Irapuan
Alves Arruda, Antônio Roberto
Monteiro de Oliveira, Antonio Edson
Rodrigues da Silva, Fábio Junior
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física; Criança pequena; Campo de experiências.
topic Educação Física; Criança pequena; Campo de experiências.
description A investigação teve como o objetivo principal compreender as manifestações presentes no campo de experiências corpo, gestos e movimentos em crianças de 4 e 5 anos no contexto de Eirunepé, Amazonas. Um estudo de natureza aplicada do tipo pesquisa-ação, em etapas complementares, foi direcionado um olhar às práticas lúdicas das crianças no município, traçando-se assim um panorama contextual. Posteriormente, foi delineado um conjunto de cinco encontros, cada um com duração de quatro horas, para a implementação de planos de aula estruturados com rodinha de conversas inicial, atividades práticas e rodinha de conversa final. Os resultados indicaram que os comportamentos observados nas crianças não diferem substancialmente de outras regiões geografias diversas, abordadas em análises anteriores. No entanto, incorpora elementos reveladores, como a descoberta de que as atividades sistematizadas possibilitam que as crianças demonstrem capacidade de interação, estímulo à competitividade e trabalho em equipe, impulsionando a cooperação e a superação de desafios. Abstract This study aims to understand the educational process of young children in the context of Eirunepé, Amazonas. Characterized as action research, it is based on the authors' experiences in the local context prior to the investigation. From this foundation, theoretical support and application followed. To this end, five four-hour sessions were conducted to implement lesson plans, all organized as follows: an initial discussion circle, practical activities, and a final discussion circle. Analyses revealed that the children's behaviors indicated that systematic activities enhance interaction skills, stimulate competitiveness and teamwork, fostering cooperation and the ability to overcome challenges. Therefore, the following strategies are recommended to continue this process: methodologies that consider the students' age, appropriate spaces for activities, and the integration of practice and planning. Keywords: Physical Education; Young Children; Field of Experiences.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-07-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3979
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3979
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3979/2565
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Temas em Educação Física Escolar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Temas em Educação Física Escolar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Temas em Educação Física Escolar; v. 9 n. 1 (2024): JAN/DEZ Publicação contínua; e2411
2525-5916
10.33025/tefe.v9i1
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042179277357056