O Uso de Imagens na Educação Infantil como Instrumento de Letramento: Uma Análise por Meio dos Conceitos da Semiótica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/796 |
Resumo: | Este trabalho se propõe a tratar do uso da imagem na Educação Infantil. Na atividade de criação de histórias a partir de imagens, a criança une elementos que traz da sua realidade para formar suas próprias narrativas. Ao se inserir em um ambiente letrado, ela se apropria do mundo da leitura, e a imagem exerce a função de aproximá-lo do livro. Saber interpretar essa imagem e fazer uso da sua função é fundamental. O papel do/a professor/a, nesse caso, é mediar essa aproximação, enriquecendo o momento de contação e criação de histórias, escutando o discurso do/a aluno/a. Este trabalho está fundamentado nos conceitos de letramento de Magda Soares (2006) e nos conceitos de Lúcia Santaella (1983), baseados na teoria Semiótica de extração peirceana. A obra analisada e utilizada como proposta de atividade foi o livro imagético “O fim da fila”, de Marcelo Pimentel (2011), que provocou o relato aqui exposto. |
id |
CP2-1_d405d7135085df10d659ebc6b14980e1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/796 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
O Uso de Imagens na Educação Infantil como Instrumento de Letramento: Uma Análise por Meio dos Conceitos da Semióticaletramentoimagemsemióticaprática docente.Este trabalho se propõe a tratar do uso da imagem na Educação Infantil. Na atividade de criação de histórias a partir de imagens, a criança une elementos que traz da sua realidade para formar suas próprias narrativas. Ao se inserir em um ambiente letrado, ela se apropria do mundo da leitura, e a imagem exerce a função de aproximá-lo do livro. Saber interpretar essa imagem e fazer uso da sua função é fundamental. O papel do/a professor/a, nesse caso, é mediar essa aproximação, enriquecendo o momento de contação e criação de histórias, escutando o discurso do/a aluno/a. Este trabalho está fundamentado nos conceitos de letramento de Magda Soares (2006) e nos conceitos de Lúcia Santaella (1983), baseados na teoria Semiótica de extração peirceana. A obra analisada e utilizada como proposta de atividade foi o livro imagético “O fim da fila”, de Marcelo Pimentel (2011), que provocou o relato aqui exposto.Imperial Editora do Colégio Pedro II2016-10-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/796Cadernos de Educação Básica; v. 1 n. 2 (2016): Práticas de Sala de Aula; 77-852525-28792525-287910.33025/ceb.v1i2reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/796/656Brito, Ana Carolina Vieira deFarias, Jessica Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-13T17:08:40Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/796Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-08-13T17:08:40Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Uso de Imagens na Educação Infantil como Instrumento de Letramento: Uma Análise por Meio dos Conceitos da Semiótica |
title |
O Uso de Imagens na Educação Infantil como Instrumento de Letramento: Uma Análise por Meio dos Conceitos da Semiótica |
spellingShingle |
O Uso de Imagens na Educação Infantil como Instrumento de Letramento: Uma Análise por Meio dos Conceitos da Semiótica Brito, Ana Carolina Vieira de letramento imagem semiótica prática docente. |
title_short |
O Uso de Imagens na Educação Infantil como Instrumento de Letramento: Uma Análise por Meio dos Conceitos da Semiótica |
title_full |
O Uso de Imagens na Educação Infantil como Instrumento de Letramento: Uma Análise por Meio dos Conceitos da Semiótica |
title_fullStr |
O Uso de Imagens na Educação Infantil como Instrumento de Letramento: Uma Análise por Meio dos Conceitos da Semiótica |
title_full_unstemmed |
O Uso de Imagens na Educação Infantil como Instrumento de Letramento: Uma Análise por Meio dos Conceitos da Semiótica |
title_sort |
O Uso de Imagens na Educação Infantil como Instrumento de Letramento: Uma Análise por Meio dos Conceitos da Semiótica |
author |
Brito, Ana Carolina Vieira de |
author_facet |
Brito, Ana Carolina Vieira de Farias, Jessica Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Farias, Jessica Oliveira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brito, Ana Carolina Vieira de Farias, Jessica Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
letramento imagem semiótica prática docente. |
topic |
letramento imagem semiótica prática docente. |
description |
Este trabalho se propõe a tratar do uso da imagem na Educação Infantil. Na atividade de criação de histórias a partir de imagens, a criança une elementos que traz da sua realidade para formar suas próprias narrativas. Ao se inserir em um ambiente letrado, ela se apropria do mundo da leitura, e a imagem exerce a função de aproximá-lo do livro. Saber interpretar essa imagem e fazer uso da sua função é fundamental. O papel do/a professor/a, nesse caso, é mediar essa aproximação, enriquecendo o momento de contação e criação de histórias, escutando o discurso do/a aluno/a. Este trabalho está fundamentado nos conceitos de letramento de Magda Soares (2006) e nos conceitos de Lúcia Santaella (1983), baseados na teoria Semiótica de extração peirceana. A obra analisada e utilizada como proposta de atividade foi o livro imagético “O fim da fila”, de Marcelo Pimentel (2011), que provocou o relato aqui exposto. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/796 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/796 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/796/656 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Educação Básica; v. 1 n. 2 (2016): Práticas de Sala de Aula; 77-85 2525-2879 2525-2879 10.33025/ceb.v1i2 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042180150820864 |