O Uso de Imagens na Educação Infantil como Instrumento de Letramento: Uma Análise por Meio dos Conceitos da Semiótica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Ana Carolina Vieira de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Farias, Jessica Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/796
Resumo: Este trabalho se propõe a tratar do uso da imagem na Educação Infantil. Na atividade de criação de histórias a partir de imagens, a criança une elementos que traz da sua realidade para formar suas próprias narrativas. Ao se inserir em um ambiente letrado, ela se apropria do mundo da leitura, e a imagem exerce a função de aproximá-lo do livro. Saber interpretar essa imagem e fazer uso da sua função é fundamental. O papel do/a professor/a, nesse caso, é mediar essa aproximação, enriquecendo o momento de contação e criação de histórias, escutando o discurso do/a aluno/a. Este trabalho está fundamentado nos conceitos de letramento de Magda Soares (2006) e nos conceitos de Lúcia Santaella (1983), baseados na teoria Semiótica de extração peirceana. A obra analisada e utilizada como proposta de atividade foi o livro imagético “O fim da fila”, de Marcelo Pimentel (2011), que provocou o relato aqui exposto.
id CP2-1_d405d7135085df10d659ebc6b14980e1
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/796
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling O Uso de Imagens na Educação Infantil como Instrumento de Letramento: Uma Análise por Meio dos Conceitos da Semióticaletramentoimagemsemióticaprática docente.Este trabalho se propõe a tratar do uso da imagem na Educação Infantil. Na atividade de criação de histórias a partir de imagens, a criança une elementos que traz da sua realidade para formar suas próprias narrativas. Ao se inserir em um ambiente letrado, ela se apropria do mundo da leitura, e a imagem exerce a função de aproximá-lo do livro. Saber interpretar essa imagem e fazer uso da sua função é fundamental. O papel do/a professor/a, nesse caso, é mediar essa aproximação, enriquecendo o momento de contação e criação de histórias, escutando o discurso do/a aluno/a. Este trabalho está fundamentado nos conceitos de letramento de Magda Soares (2006) e nos conceitos de Lúcia Santaella (1983), baseados na teoria Semiótica de extração peirceana. A obra analisada e utilizada como proposta de atividade foi o livro imagético “O fim da fila”, de Marcelo Pimentel (2011), que provocou o relato aqui exposto.Imperial Editora do Colégio Pedro II2016-10-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/796Cadernos de Educação Básica; v. 1 n. 2 (2016): Práticas de Sala de Aula; 77-852525-28792525-287910.33025/ceb.v1i2reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/796/656Brito, Ana Carolina Vieira deFarias, Jessica Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-13T17:08:40Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/796Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-08-13T17:08:40Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv O Uso de Imagens na Educação Infantil como Instrumento de Letramento: Uma Análise por Meio dos Conceitos da Semiótica
title O Uso de Imagens na Educação Infantil como Instrumento de Letramento: Uma Análise por Meio dos Conceitos da Semiótica
spellingShingle O Uso de Imagens na Educação Infantil como Instrumento de Letramento: Uma Análise por Meio dos Conceitos da Semiótica
Brito, Ana Carolina Vieira de
letramento
imagem
semiótica
prática docente.
title_short O Uso de Imagens na Educação Infantil como Instrumento de Letramento: Uma Análise por Meio dos Conceitos da Semiótica
title_full O Uso de Imagens na Educação Infantil como Instrumento de Letramento: Uma Análise por Meio dos Conceitos da Semiótica
title_fullStr O Uso de Imagens na Educação Infantil como Instrumento de Letramento: Uma Análise por Meio dos Conceitos da Semiótica
title_full_unstemmed O Uso de Imagens na Educação Infantil como Instrumento de Letramento: Uma Análise por Meio dos Conceitos da Semiótica
title_sort O Uso de Imagens na Educação Infantil como Instrumento de Letramento: Uma Análise por Meio dos Conceitos da Semiótica
author Brito, Ana Carolina Vieira de
author_facet Brito, Ana Carolina Vieira de
Farias, Jessica Oliveira
author_role author
author2 Farias, Jessica Oliveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Ana Carolina Vieira de
Farias, Jessica Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv letramento
imagem
semiótica
prática docente.
topic letramento
imagem
semiótica
prática docente.
description Este trabalho se propõe a tratar do uso da imagem na Educação Infantil. Na atividade de criação de histórias a partir de imagens, a criança une elementos que traz da sua realidade para formar suas próprias narrativas. Ao se inserir em um ambiente letrado, ela se apropria do mundo da leitura, e a imagem exerce a função de aproximá-lo do livro. Saber interpretar essa imagem e fazer uso da sua função é fundamental. O papel do/a professor/a, nesse caso, é mediar essa aproximação, enriquecendo o momento de contação e criação de histórias, escutando o discurso do/a aluno/a. Este trabalho está fundamentado nos conceitos de letramento de Magda Soares (2006) e nos conceitos de Lúcia Santaella (1983), baseados na teoria Semiótica de extração peirceana. A obra analisada e utilizada como proposta de atividade foi o livro imagético “O fim da fila”, de Marcelo Pimentel (2011), que provocou o relato aqui exposto.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/796
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/796
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/796/656
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Educação Básica; v. 1 n. 2 (2016): Práticas de Sala de Aula; 77-85
2525-2879
2525-2879
10.33025/ceb.v1i2
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042180150820864