A formação docente em geografia: por uma mudança de paradigma científico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes, Victória Sabbado
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Kaercher, Nestor André
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/544
Resumo: O presente artigo tem o intuito de provocar uma reflexão concernente à formação inicial do professor de Geografia com o enfoque para os saberes docentes e o modelo de formação universitária. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica e uma pesquisa documental visando fundamentar as explicitações teóricas empreendidas. Diante do paradigma dominante na universidade, assentado na perspectiva da ciência moderna, observam-se alguns limites para a formação de educadores capazes de lidar com a complexidade do contexto escolar contemporâneo, como a visão dicotomizada entre teoria e prática, o modelo aplicacionista e a desconsideração do caráter afetivo do trabalho docente. Repensar a formação inicial remete ao questionamento constante sobre a visão de ciência e de ensino predominante em âmbito acadêmico. Portanto, a mudança do paradigma da modernidade para o da ciência pós-moderna constitui um caminho profícuo ao pautar-se na racionalidade prático-reflexiva, na integração entre os saberes, na consideração de incertezas e na articulação entre razão e emoção. Uma formação docente baseada nestes princípios poderá contribuir para o desenvolvimento de um ensino de Geografia com cor e sentido aos educandos.
id CP2-1_d91dc3929a9e3f97d08df4d639d94e02
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/544
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling A formação docente em geografia: por uma mudança de paradigma científicoFormação DocenteGeografiaParadigma CientíficoFormação do professor de GeografiaO presente artigo tem o intuito de provocar uma reflexão concernente à formação inicial do professor de Geografia com o enfoque para os saberes docentes e o modelo de formação universitária. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica e uma pesquisa documental visando fundamentar as explicitações teóricas empreendidas. Diante do paradigma dominante na universidade, assentado na perspectiva da ciência moderna, observam-se alguns limites para a formação de educadores capazes de lidar com a complexidade do contexto escolar contemporâneo, como a visão dicotomizada entre teoria e prática, o modelo aplicacionista e a desconsideração do caráter afetivo do trabalho docente. Repensar a formação inicial remete ao questionamento constante sobre a visão de ciência e de ensino predominante em âmbito acadêmico. Portanto, a mudança do paradigma da modernidade para o da ciência pós-moderna constitui um caminho profícuo ao pautar-se na racionalidade prático-reflexiva, na integração entre os saberes, na consideração de incertezas e na articulação entre razão e emoção. Uma formação docente baseada nestes princípios poderá contribuir para o desenvolvimento de um ensino de Geografia com cor e sentido aos educandos.Imperial Editora do Colégio Pedro II2016-05-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/544Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 2 n. 4 (2015): GIRAMUNDO, QUARTA EDIÇÃO; 47-592358-446710.33025/grgcp2.v2i4reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/544/566Menezes, Victória SabbadoKaercher, Nestor Andréinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-23T17:07:33Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/544Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2016-05-23T17:07:33Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv A formação docente em geografia: por uma mudança de paradigma científico
title A formação docente em geografia: por uma mudança de paradigma científico
spellingShingle A formação docente em geografia: por uma mudança de paradigma científico
Menezes, Victória Sabbado
Formação Docente
Geografia
Paradigma Científico
Formação do professor de Geografia
title_short A formação docente em geografia: por uma mudança de paradigma científico
title_full A formação docente em geografia: por uma mudança de paradigma científico
title_fullStr A formação docente em geografia: por uma mudança de paradigma científico
title_full_unstemmed A formação docente em geografia: por uma mudança de paradigma científico
title_sort A formação docente em geografia: por uma mudança de paradigma científico
author Menezes, Victória Sabbado
author_facet Menezes, Victória Sabbado
Kaercher, Nestor André
author_role author
author2 Kaercher, Nestor André
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Menezes, Victória Sabbado
Kaercher, Nestor André
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Docente
Geografia
Paradigma Científico
Formação do professor de Geografia
topic Formação Docente
Geografia
Paradigma Científico
Formação do professor de Geografia
description O presente artigo tem o intuito de provocar uma reflexão concernente à formação inicial do professor de Geografia com o enfoque para os saberes docentes e o modelo de formação universitária. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica e uma pesquisa documental visando fundamentar as explicitações teóricas empreendidas. Diante do paradigma dominante na universidade, assentado na perspectiva da ciência moderna, observam-se alguns limites para a formação de educadores capazes de lidar com a complexidade do contexto escolar contemporâneo, como a visão dicotomizada entre teoria e prática, o modelo aplicacionista e a desconsideração do caráter afetivo do trabalho docente. Repensar a formação inicial remete ao questionamento constante sobre a visão de ciência e de ensino predominante em âmbito acadêmico. Portanto, a mudança do paradigma da modernidade para o da ciência pós-moderna constitui um caminho profícuo ao pautar-se na racionalidade prático-reflexiva, na integração entre os saberes, na consideração de incertezas e na articulação entre razão e emoção. Uma formação docente baseada nestes princípios poderá contribuir para o desenvolvimento de um ensino de Geografia com cor e sentido aos educandos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/544
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/544
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/544/566
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 2 n. 4 (2015): GIRAMUNDO, QUARTA EDIÇÃO; 47-59
2358-4467
10.33025/grgcp2.v2i4
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042176643334144