Mangás, jovens e escola: desafios e possibilidades para o ensino de geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Vagner Limiro
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Guimarães, Iara Vieira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/929
Resumo: O presente texto é fruto dos resultados de pesquisa acerca das potencialidades dos mangás em contribuição ao processo de ensino de geografia. Nosso objetivo é argumentar sobre a intrínseca relação entre os jovens estudantes e esse artefato midiático global num contexto escolar específico, verificando possibilidades desse artefato para esse processo de ensino em nível fundamental. Nos baseamos em revisão bibliográfica sobre a temática abordada, aplicamos questionários semifechados e realizamos grupos focais como principais abordagens metodológicas para a pesquisa. Entendemos que os mangás alcançam o público jovem de estudantes colaboradores da pesquisa, e são passíveis de interpretação e relações geográficas. Entretanto verificamos que para um efetivo uso desse artefato, seja necessário valorizar os conteúdos básicos de geografia e o ensino formal, essenciais em meio a um processo educativo lúdico e atrativo.
id CP2-1_db0f1e6fcd56e0dda37d4051a955e295
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/929
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling Mangás, jovens e escola: desafios e possibilidades para o ensino de geografiaJovensMangásEscolaCultura MidiáticaEnsino de Geografia.Jovensmangásensino de geografia.O presente texto é fruto dos resultados de pesquisa acerca das potencialidades dos mangás em contribuição ao processo de ensino de geografia. Nosso objetivo é argumentar sobre a intrínseca relação entre os jovens estudantes e esse artefato midiático global num contexto escolar específico, verificando possibilidades desse artefato para esse processo de ensino em nível fundamental. Nos baseamos em revisão bibliográfica sobre a temática abordada, aplicamos questionários semifechados e realizamos grupos focais como principais abordagens metodológicas para a pesquisa. Entendemos que os mangás alcançam o público jovem de estudantes colaboradores da pesquisa, e são passíveis de interpretação e relações geográficas. Entretanto verificamos que para um efetivo uso desse artefato, seja necessário valorizar os conteúdos básicos de geografia e o ensino formal, essenciais em meio a um processo educativo lúdico e atrativo.Imperial Editora do Colégio Pedro II2018-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/929Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 3 n. 6 (2016): GIRAMUNDO, SEXTA EDIÇÃO; 41-492358-446710.33025/grgcp2.v3i6reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/929/1187Coelho, Vagner LimiroGuimarães, Iara Vieirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-29T20:55:26Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/929Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2018-06-29T20:55:26Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv Mangás, jovens e escola: desafios e possibilidades para o ensino de geografia
title Mangás, jovens e escola: desafios e possibilidades para o ensino de geografia
spellingShingle Mangás, jovens e escola: desafios e possibilidades para o ensino de geografia
Coelho, Vagner Limiro
Jovens
Mangás
Escola
Cultura Midiática
Ensino de Geografia.
Jovens
mangás
ensino de geografia.
title_short Mangás, jovens e escola: desafios e possibilidades para o ensino de geografia
title_full Mangás, jovens e escola: desafios e possibilidades para o ensino de geografia
title_fullStr Mangás, jovens e escola: desafios e possibilidades para o ensino de geografia
title_full_unstemmed Mangás, jovens e escola: desafios e possibilidades para o ensino de geografia
title_sort Mangás, jovens e escola: desafios e possibilidades para o ensino de geografia
author Coelho, Vagner Limiro
author_facet Coelho, Vagner Limiro
Guimarães, Iara Vieira
author_role author
author2 Guimarães, Iara Vieira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Vagner Limiro
Guimarães, Iara Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Jovens
Mangás
Escola
Cultura Midiática
Ensino de Geografia.
Jovens
mangás
ensino de geografia.
topic Jovens
Mangás
Escola
Cultura Midiática
Ensino de Geografia.
Jovens
mangás
ensino de geografia.
description O presente texto é fruto dos resultados de pesquisa acerca das potencialidades dos mangás em contribuição ao processo de ensino de geografia. Nosso objetivo é argumentar sobre a intrínseca relação entre os jovens estudantes e esse artefato midiático global num contexto escolar específico, verificando possibilidades desse artefato para esse processo de ensino em nível fundamental. Nos baseamos em revisão bibliográfica sobre a temática abordada, aplicamos questionários semifechados e realizamos grupos focais como principais abordagens metodológicas para a pesquisa. Entendemos que os mangás alcançam o público jovem de estudantes colaboradores da pesquisa, e são passíveis de interpretação e relações geográficas. Entretanto verificamos que para um efetivo uso desse artefato, seja necessário valorizar os conteúdos básicos de geografia e o ensino formal, essenciais em meio a um processo educativo lúdico e atrativo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/929
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/929
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/929/1187
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 3 n. 6 (2016): GIRAMUNDO, SEXTA EDIÇÃO; 41-49
2358-4467
10.33025/grgcp2.v3i6
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042176665354240