Mangás, jovens e escola: desafios e possibilidades para o ensino de geografia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/929 |
Resumo: | O presente texto é fruto dos resultados de pesquisa acerca das potencialidades dos mangás em contribuição ao processo de ensino de geografia. Nosso objetivo é argumentar sobre a intrínseca relação entre os jovens estudantes e esse artefato midiático global num contexto escolar específico, verificando possibilidades desse artefato para esse processo de ensino em nível fundamental. Nos baseamos em revisão bibliográfica sobre a temática abordada, aplicamos questionários semifechados e realizamos grupos focais como principais abordagens metodológicas para a pesquisa. Entendemos que os mangás alcançam o público jovem de estudantes colaboradores da pesquisa, e são passíveis de interpretação e relações geográficas. Entretanto verificamos que para um efetivo uso desse artefato, seja necessário valorizar os conteúdos básicos de geografia e o ensino formal, essenciais em meio a um processo educativo lúdico e atrativo. |
id |
CP2-1_db0f1e6fcd56e0dda37d4051a955e295 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/929 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
Mangás, jovens e escola: desafios e possibilidades para o ensino de geografiaJovensMangásEscolaCultura MidiáticaEnsino de Geografia.Jovensmangásensino de geografia.O presente texto é fruto dos resultados de pesquisa acerca das potencialidades dos mangás em contribuição ao processo de ensino de geografia. Nosso objetivo é argumentar sobre a intrínseca relação entre os jovens estudantes e esse artefato midiático global num contexto escolar específico, verificando possibilidades desse artefato para esse processo de ensino em nível fundamental. Nos baseamos em revisão bibliográfica sobre a temática abordada, aplicamos questionários semifechados e realizamos grupos focais como principais abordagens metodológicas para a pesquisa. Entendemos que os mangás alcançam o público jovem de estudantes colaboradores da pesquisa, e são passíveis de interpretação e relações geográficas. Entretanto verificamos que para um efetivo uso desse artefato, seja necessário valorizar os conteúdos básicos de geografia e o ensino formal, essenciais em meio a um processo educativo lúdico e atrativo.Imperial Editora do Colégio Pedro II2018-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/929Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 3 n. 6 (2016): GIRAMUNDO, SEXTA EDIÇÃO; 41-492358-446710.33025/grgcp2.v3i6reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/929/1187Coelho, Vagner LimiroGuimarães, Iara Vieirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-29T20:55:26Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/929Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2018-06-29T20:55:26Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mangás, jovens e escola: desafios e possibilidades para o ensino de geografia |
title |
Mangás, jovens e escola: desafios e possibilidades para o ensino de geografia |
spellingShingle |
Mangás, jovens e escola: desafios e possibilidades para o ensino de geografia Coelho, Vagner Limiro Jovens Mangás Escola Cultura Midiática Ensino de Geografia. Jovens mangás ensino de geografia. |
title_short |
Mangás, jovens e escola: desafios e possibilidades para o ensino de geografia |
title_full |
Mangás, jovens e escola: desafios e possibilidades para o ensino de geografia |
title_fullStr |
Mangás, jovens e escola: desafios e possibilidades para o ensino de geografia |
title_full_unstemmed |
Mangás, jovens e escola: desafios e possibilidades para o ensino de geografia |
title_sort |
Mangás, jovens e escola: desafios e possibilidades para o ensino de geografia |
author |
Coelho, Vagner Limiro |
author_facet |
Coelho, Vagner Limiro Guimarães, Iara Vieira |
author_role |
author |
author2 |
Guimarães, Iara Vieira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coelho, Vagner Limiro Guimarães, Iara Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jovens Mangás Escola Cultura Midiática Ensino de Geografia. Jovens mangás ensino de geografia. |
topic |
Jovens Mangás Escola Cultura Midiática Ensino de Geografia. Jovens mangás ensino de geografia. |
description |
O presente texto é fruto dos resultados de pesquisa acerca das potencialidades dos mangás em contribuição ao processo de ensino de geografia. Nosso objetivo é argumentar sobre a intrínseca relação entre os jovens estudantes e esse artefato midiático global num contexto escolar específico, verificando possibilidades desse artefato para esse processo de ensino em nível fundamental. Nos baseamos em revisão bibliográfica sobre a temática abordada, aplicamos questionários semifechados e realizamos grupos focais como principais abordagens metodológicas para a pesquisa. Entendemos que os mangás alcançam o público jovem de estudantes colaboradores da pesquisa, e são passíveis de interpretação e relações geográficas. Entretanto verificamos que para um efetivo uso desse artefato, seja necessário valorizar os conteúdos básicos de geografia e o ensino formal, essenciais em meio a um processo educativo lúdico e atrativo. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/929 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/929 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/929/1187 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 3 n. 6 (2016): GIRAMUNDO, SEXTA EDIÇÃO; 41-49 2358-4467 10.33025/grgcp2.v3i6 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042176665354240 |