TODO DIA É DIA DE ÍNDIO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/anosiniciais/article/view/2238 |
Resumo: | No 19 de abril, o “dia do índio”, é comum as escolas comemorarem a data fantasiando e pintando as crianças, colocar roupas de tecidos que imitam couro, à semelhança do que fazem na Páscoa. Sai o coelhinho, entra o índio. A figura indígena, abordada desta maneira, se torna tão irreal quanto um coelho gigante que traz ovos de chocolate em embalagens coloridas. Por isso, sugerimos algumas atividades para tratar dessa temática sem preconceitos, estereótipos, romantismo ou nostalgia. José Urutau Guajajara - Liderança da Aldeia Maraká'nà, Pedagogo, Mestre em linguística (UFRJ), Doutorando em linguística (UERJ). |
id |
CP2-1_e55d0b1b059580df4bc0dfe485c40662 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2238 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
TODO DIA É DIA DE ÍNDIONo 19 de abril, o “dia do índio”, é comum as escolas comemorarem a data fantasiando e pintando as crianças, colocar roupas de tecidos que imitam couro, à semelhança do que fazem na Páscoa. Sai o coelhinho, entra o índio. A figura indígena, abordada desta maneira, se torna tão irreal quanto um coelho gigante que traz ovos de chocolate em embalagens coloridas. Por isso, sugerimos algumas atividades para tratar dessa temática sem preconceitos, estereótipos, romantismo ou nostalgia. José Urutau Guajajara - Liderança da Aldeia Maraká'nà, Pedagogo, Mestre em linguística (UFRJ), Doutorando em linguística (UERJ).Anos Iniciais em Revista2019-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/anosiniciais/article/view/2238Anos Iniciais em Revista; v. 3 n. 3 (2019): DOSSIÊ “Anos Iniciais: estrutura, diversidade, democracia e carreira docente”2526-7191reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/anosiniciais/article/view/2238/1534GUAJAJARA, José Urutauinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-10T13:42:16Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2238Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2019-12-10T13:42:16Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
TODO DIA É DIA DE ÍNDIO |
title |
TODO DIA É DIA DE ÍNDIO |
spellingShingle |
TODO DIA É DIA DE ÍNDIO GUAJAJARA, José Urutau |
title_short |
TODO DIA É DIA DE ÍNDIO |
title_full |
TODO DIA É DIA DE ÍNDIO |
title_fullStr |
TODO DIA É DIA DE ÍNDIO |
title_full_unstemmed |
TODO DIA É DIA DE ÍNDIO |
title_sort |
TODO DIA É DIA DE ÍNDIO |
author |
GUAJAJARA, José Urutau |
author_facet |
GUAJAJARA, José Urutau |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
GUAJAJARA, José Urutau |
description |
No 19 de abril, o “dia do índio”, é comum as escolas comemorarem a data fantasiando e pintando as crianças, colocar roupas de tecidos que imitam couro, à semelhança do que fazem na Páscoa. Sai o coelhinho, entra o índio. A figura indígena, abordada desta maneira, se torna tão irreal quanto um coelho gigante que traz ovos de chocolate em embalagens coloridas. Por isso, sugerimos algumas atividades para tratar dessa temática sem preconceitos, estereótipos, romantismo ou nostalgia. José Urutau Guajajara - Liderança da Aldeia Maraká'nà, Pedagogo, Mestre em linguística (UFRJ), Doutorando em linguística (UERJ). |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/anosiniciais/article/view/2238 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/anosiniciais/article/view/2238 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/anosiniciais/article/view/2238/1534 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Anos Iniciais em Revista |
publisher.none.fl_str_mv |
Anos Iniciais em Revista |
dc.source.none.fl_str_mv |
Anos Iniciais em Revista; v. 3 n. 3 (2019): DOSSIÊ “Anos Iniciais: estrutura, diversidade, democracia e carreira docente” 2526-7191 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042180126703616 |