TODO DIA É DIA DE ÍNDIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GUAJAJARA, José Urutau
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/anosiniciais/article/view/2238
Resumo: No 19 de abril, o “dia do índio”, é comum as escolas comemorarem a data fantasiando e pintando as crianças, colocar roupas de tecidos que imitam couro, à semelhança do que fazem na Páscoa. Sai o coelhinho, entra o índio. A figura indígena, abordada desta maneira, se torna tão irreal quanto um coelho gigante que traz ovos de chocolate em embalagens coloridas. Por isso, sugerimos algumas atividades para tratar dessa temática sem preconceitos, estereótipos, romantismo ou nostalgia.  José Urutau Guajajara - Liderança da Aldeia Maraká'nà, Pedagogo, Mestre em linguística (UFRJ), Doutorando em linguística (UERJ).
id CP2-1_e55d0b1b059580df4bc0dfe485c40662
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2238
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling TODO DIA É DIA DE ÍNDIONo 19 de abril, o “dia do índio”, é comum as escolas comemorarem a data fantasiando e pintando as crianças, colocar roupas de tecidos que imitam couro, à semelhança do que fazem na Páscoa. Sai o coelhinho, entra o índio. A figura indígena, abordada desta maneira, se torna tão irreal quanto um coelho gigante que traz ovos de chocolate em embalagens coloridas. Por isso, sugerimos algumas atividades para tratar dessa temática sem preconceitos, estereótipos, romantismo ou nostalgia.  José Urutau Guajajara - Liderança da Aldeia Maraká'nà, Pedagogo, Mestre em linguística (UFRJ), Doutorando em linguística (UERJ).Anos Iniciais em Revista2019-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/anosiniciais/article/view/2238Anos Iniciais em Revista; v. 3 n. 3 (2019): DOSSIÊ “Anos Iniciais: estrutura, diversidade, democracia e carreira docente”2526-7191reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/anosiniciais/article/view/2238/1534GUAJAJARA, José Urutauinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-10T13:42:16Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2238Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2019-12-10T13:42:16Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv TODO DIA É DIA DE ÍNDIO
title TODO DIA É DIA DE ÍNDIO
spellingShingle TODO DIA É DIA DE ÍNDIO
GUAJAJARA, José Urutau
title_short TODO DIA É DIA DE ÍNDIO
title_full TODO DIA É DIA DE ÍNDIO
title_fullStr TODO DIA É DIA DE ÍNDIO
title_full_unstemmed TODO DIA É DIA DE ÍNDIO
title_sort TODO DIA É DIA DE ÍNDIO
author GUAJAJARA, José Urutau
author_facet GUAJAJARA, José Urutau
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv GUAJAJARA, José Urutau
description No 19 de abril, o “dia do índio”, é comum as escolas comemorarem a data fantasiando e pintando as crianças, colocar roupas de tecidos que imitam couro, à semelhança do que fazem na Páscoa. Sai o coelhinho, entra o índio. A figura indígena, abordada desta maneira, se torna tão irreal quanto um coelho gigante que traz ovos de chocolate em embalagens coloridas. Por isso, sugerimos algumas atividades para tratar dessa temática sem preconceitos, estereótipos, romantismo ou nostalgia.  José Urutau Guajajara - Liderança da Aldeia Maraká'nà, Pedagogo, Mestre em linguística (UFRJ), Doutorando em linguística (UERJ).
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/anosiniciais/article/view/2238
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/anosiniciais/article/view/2238
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/anosiniciais/article/view/2238/1534
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Anos Iniciais em Revista
publisher.none.fl_str_mv Anos Iniciais em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Anos Iniciais em Revista; v. 3 n. 3 (2019): DOSSIÊ “Anos Iniciais: estrutura, diversidade, democracia e carreira docente”
2526-7191
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042180126703616