Construindo o conhecimento geográfico: uma proposta de ensino-aprendizagem a partir de charges

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Thomas, Bruna Letícia
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Rodrigues, Aline de Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3807
Resumo: Entende-se que se faz necessário tornar a Geografia mais significativa na vida dos alunos, de forma a evidenciar que a disciplina está presente nas suas vidas e que contribui para sua formação como cidadão do mundo. Juntamente a isso, compreende-se que o aluno deve ser visto como sujeito ativo do seu processo de aprendizagem, de forma a desenvolver autonomia, senso crítico e que consiga construir o seu próprio raciocínio e conhecimento geográfico. Deste modo, esta pesquisa visou elaborar uma proposta de ensino sobre movimentos de massa e áreas de risco de forma a promover a construção do conhecimento geográfico para alunos do ensino médio a partir de uma linguagem diversificada, a das charges. Para isso, foi elaborada uma sequência didática que foi aplicada em duas turmas de 1º ano do ensino médio, a qual culminou com os alunos criando suas próprias charges. Considerando os resultados obtidos, acredita-se que a utilização deste recurso didático foi relevante para a construção do saber geográfico pelos alunos, uma vez que suas criações apresentam a relação de fatores geográficos, naturais e sociais, e a presença da criticidade, humor e ironia tão comuns na linguagem das charges.
id CP2-1_f4e03a3ce5ca3ce49069652b9d22ecd6
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3807
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling Construindo o conhecimento geográfico: uma proposta de ensino-aprendizagem a partir de chargesConhecimento geográficoEnsino-aprendizagem de GeografiaChargesMovimentos de MassaÁreas de RiscoEnsino de GeografiaEntende-se que se faz necessário tornar a Geografia mais significativa na vida dos alunos, de forma a evidenciar que a disciplina está presente nas suas vidas e que contribui para sua formação como cidadão do mundo. Juntamente a isso, compreende-se que o aluno deve ser visto como sujeito ativo do seu processo de aprendizagem, de forma a desenvolver autonomia, senso crítico e que consiga construir o seu próprio raciocínio e conhecimento geográfico. Deste modo, esta pesquisa visou elaborar uma proposta de ensino sobre movimentos de massa e áreas de risco de forma a promover a construção do conhecimento geográfico para alunos do ensino médio a partir de uma linguagem diversificada, a das charges. Para isso, foi elaborada uma sequência didática que foi aplicada em duas turmas de 1º ano do ensino médio, a qual culminou com os alunos criando suas próprias charges. Considerando os resultados obtidos, acredita-se que a utilização deste recurso didático foi relevante para a construção do saber geográfico pelos alunos, uma vez que suas criações apresentam a relação de fatores geográficos, naturais e sociais, e a presença da criticidade, humor e ironia tão comuns na linguagem das charges.Imperial Editora do Colégio Pedro II2022-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3807Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 9 n. 18 (2022): DOSSIÊ RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO NA GEOGRAFIA ESCOLAR; 121-1282358-446710.33025/grgcp2.v9i18reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3807/2506Copyright (c) 2023 Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro IIinfo:eu-repo/semantics/openAccessThomas, Bruna LetíciaRodrigues, Aline de Lima2023-12-31T21:15:55Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3807Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2023-12-31T21:15:55Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv Construindo o conhecimento geográfico: uma proposta de ensino-aprendizagem a partir de charges
title Construindo o conhecimento geográfico: uma proposta de ensino-aprendizagem a partir de charges
spellingShingle Construindo o conhecimento geográfico: uma proposta de ensino-aprendizagem a partir de charges
Thomas, Bruna Letícia
Conhecimento geográfico
Ensino-aprendizagem de Geografia
Charges
Movimentos de Massa
Áreas de Risco
Ensino de Geografia
title_short Construindo o conhecimento geográfico: uma proposta de ensino-aprendizagem a partir de charges
title_full Construindo o conhecimento geográfico: uma proposta de ensino-aprendizagem a partir de charges
title_fullStr Construindo o conhecimento geográfico: uma proposta de ensino-aprendizagem a partir de charges
title_full_unstemmed Construindo o conhecimento geográfico: uma proposta de ensino-aprendizagem a partir de charges
title_sort Construindo o conhecimento geográfico: uma proposta de ensino-aprendizagem a partir de charges
author Thomas, Bruna Letícia
author_facet Thomas, Bruna Letícia
Rodrigues, Aline de Lima
author_role author
author2 Rodrigues, Aline de Lima
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Thomas, Bruna Letícia
Rodrigues, Aline de Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimento geográfico
Ensino-aprendizagem de Geografia
Charges
Movimentos de Massa
Áreas de Risco
Ensino de Geografia
topic Conhecimento geográfico
Ensino-aprendizagem de Geografia
Charges
Movimentos de Massa
Áreas de Risco
Ensino de Geografia
description Entende-se que se faz necessário tornar a Geografia mais significativa na vida dos alunos, de forma a evidenciar que a disciplina está presente nas suas vidas e que contribui para sua formação como cidadão do mundo. Juntamente a isso, compreende-se que o aluno deve ser visto como sujeito ativo do seu processo de aprendizagem, de forma a desenvolver autonomia, senso crítico e que consiga construir o seu próprio raciocínio e conhecimento geográfico. Deste modo, esta pesquisa visou elaborar uma proposta de ensino sobre movimentos de massa e áreas de risco de forma a promover a construção do conhecimento geográfico para alunos do ensino médio a partir de uma linguagem diversificada, a das charges. Para isso, foi elaborada uma sequência didática que foi aplicada em duas turmas de 1º ano do ensino médio, a qual culminou com os alunos criando suas próprias charges. Considerando os resultados obtidos, acredita-se que a utilização deste recurso didático foi relevante para a construção do saber geográfico pelos alunos, uma vez que suas criações apresentam a relação de fatores geográficos, naturais e sociais, e a presença da criticidade, humor e ironia tão comuns na linguagem das charges.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3807
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3807
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3807/2506
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 9 n. 18 (2022): DOSSIÊ RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO NA GEOGRAFIA ESCOLAR; 121-128
2358-4467
10.33025/grgcp2.v9i18
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042177543012352