Diferenças de aprendizagem autorregulada em estudantes de pós-graduação: uma análise relacionando idade e gênero ao uso de estratégias
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista Catarinense da Ciência Contábil (Online) |
Texto Completo: | https://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/3075 |
Resumo: | Os primeiros estudos envolvendo a autorregulação na aprendizagem surgiram na década de 1980, quando os pesquisadores começaram a analisar como os alunos conduziam o aprendizado de forma independente. O objetivo deste estudo pretende analisar as implicações da idade e gênero no nível de aprendizagem autorregulada em estudantes de mestrado e doutorado em Contabilidade no Brasil. Os resultados indicaram que a variável gênero influencia significativamente o nível de aprendizagem autorregulada do estudante. Limitações relevantes deste estudo podem ser consideradas como oportunidades para futuras pesquisas: a amostra foi retirada de um público específico; a pesquisa pode exibir um viés de métodos comuns; e houve baixa participação de estudantes de mestrado profissional. Estudos futuros podem adotar diferentes estratégias metodológicas e/ou envolver amostras mais diversas ou acompanhar os alunos por mais tempo. |
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Diferenças de aprendizagem autorregulada em estudantes de pós-graduação: uma análise relacionando idade e gênero ao uso de estratégiasDifferences in self-regulated learning in postgraduate students: an analysis relating age and gender to the use of strategiesSelf-regulated learningAgeGenderAccounting Education.Aprendizagem autorreguladaIdadeGêneroEducação Contábil.Os primeiros estudos envolvendo a autorregulação na aprendizagem surgiram na década de 1980, quando os pesquisadores começaram a analisar como os alunos conduziam o aprendizado de forma independente. O objetivo deste estudo pretende analisar as implicações da idade e gênero no nível de aprendizagem autorregulada em estudantes de mestrado e doutorado em Contabilidade no Brasil. Os resultados indicaram que a variável gênero influencia significativamente o nível de aprendizagem autorregulada do estudante. Limitações relevantes deste estudo podem ser consideradas como oportunidades para futuras pesquisas: a amostra foi retirada de um público específico; a pesquisa pode exibir um viés de métodos comuns; e houve baixa participação de estudantes de mestrado profissional. Estudos futuros podem adotar diferentes estratégias metodológicas e/ou envolver amostras mais diversas ou acompanhar os alunos por mais tempo.The first studies involving self-regulation in learning emerged in the 1980s when researchers began to analyze how students conducted learning independently. This study aims to analyze the implications of age and gender on the level of self-regulated learning in master and doctorate students in Accounting in Brazil. The results indicated that the gender variable significantly influences the student's self-regulated learning level. Relevant limitations of this study can be considered as opportunities for future research: the sample was taken from a specific audience; research may show a bias in common methods, and there was low participation of professional master students. Future studies may adopt different methodological strategies and/or involve more diverse samples or accompany students for longer.Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina2020-11-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/octet-streamhttps://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/307510.16930/2237-766220203075Revista Catarinense da Ciência Contábil; v. 19 (2020): RCCC2237-76621808-3781reponame:Revista Catarinense da Ciência Contábil (Online)instname:Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC)instacron:CRCSCporenghttps://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/3075/2221https://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/3075/2222https://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/3075/2225Copyright (c) 2020 Revista Catarinense da Ciência Contábilinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima Filho, Raimundo NonatoCasa Nova, Silvia Pereira de Castro2021-05-23T03:57:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3075Revistahttp://www.atena.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/crcscPRIhttp://revista.crcsc.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/CRCSC/oai||revista@crcsc.org.br2237-76621808-3781opendoar:2021-05-23T03:57:46Revista Catarinense da Ciência Contábil (Online) - Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC)false |
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