Uma análise do efeito carona (Free-Riding), num ambiente de shopping center, em período promocional de vendas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dalmacio, Flavia Zoboli
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Iwagase, Laislla Obara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista Catarinense da Ciência Contábil (Online)
Texto Completo: https://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/2670
Resumo: O objetivo geral deste estudo é analisar se o efeito carona (free-riding) ocorre num ambiente de shopping center, no período do Natal, em campanha promocional de vendas. O free-riding é definido como o efeito de atuação em que “um membro de um grupo obtém benefícios da membresia do grupo, porém não suporta um compartilhamento proporcional dos custos de prover tais benefícios” (Albanese & Van Fleet, 1985, p. 244). Esse efeito é observado sob perspectiva da Teoria Econômica da Regulação, segundo a qual a regulação é instituída principalmente para proteção e benefício do público em geral ou de alguma grande subclasse do público (Stigler, 1971). Para mensurá-lo, foi utilizada uma proxy dos benefícios usufruídos por agentes não (proporcionalmente) contribuintes com a intervenção, bem como aplicaram-se questionários por meio de entrevistas com gerentes de lojas/quiosques dos shopping centers. A partir dos resultados obtidos foi possível constatar evidências do uso dos benefícios da regulação por lojas/quiosques não participantes. Portanto, conclui-se que o free-riding de fato ocorre num ambiente de shopping center, no período do Natal, em campanha promocional de vendas.
id CRCSC-1_e23e914f4815ff82a045c2b12e4d3690
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2670
network_acronym_str CRCSC-1
network_name_str Revista Catarinense da Ciência Contábil (Online)
repository_id_str
spelling Uma análise do efeito carona (Free-Riding), num ambiente de shopping center, em período promocional de vendasAN ANALYSIS OF THE FREE-RIDING EFFECT, IN AN ENVIRONMENT OF SHOPPING CENTRE, IN SALES PROMOTIONAL SEASONTeoria da RegulaçãoFree-ridersShopping center.Theory of RegulationFree-ridersShopping Center.O objetivo geral deste estudo é analisar se o efeito carona (free-riding) ocorre num ambiente de shopping center, no período do Natal, em campanha promocional de vendas. O free-riding é definido como o efeito de atuação em que “um membro de um grupo obtém benefícios da membresia do grupo, porém não suporta um compartilhamento proporcional dos custos de prover tais benefícios” (Albanese & Van Fleet, 1985, p. 244). Esse efeito é observado sob perspectiva da Teoria Econômica da Regulação, segundo a qual a regulação é instituída principalmente para proteção e benefício do público em geral ou de alguma grande subclasse do público (Stigler, 1971). Para mensurá-lo, foi utilizada uma proxy dos benefícios usufruídos por agentes não (proporcionalmente) contribuintes com a intervenção, bem como aplicaram-se questionários por meio de entrevistas com gerentes de lojas/quiosques dos shopping centers. A partir dos resultados obtidos foi possível constatar evidências do uso dos benefícios da regulação por lojas/quiosques não participantes. Portanto, conclui-se que o free-riding de fato ocorre num ambiente de shopping center, no período do Natal, em campanha promocional de vendas.The general aim of this paper is to analyze whether the free-riding tendency happens in an environment of a shopping center, on Christmas season, in sales promotional campaign. The free-riding is defined as an effect of actuation where “a member of a group obtains benefits from group membership, but does not bear a proportional share of the costs of providing the benefits” (Albanese & Van Fleet, 1985, p. 244). This effect is seen under the perspective of The Theory of Economic Regulation, according to which the regulation is instituted primarily for the protection and benefit of the general public or some large subclass of the public (Stigler, 1971). To measure the free-riding, it was used a proxy of benefits enjoyed by agents who don’t (proportionally) contributed with the intervention, as well as the application of questionnaires by interviews with store/kiosk managers in shopping centers. From the results obtained, it was possible to find out evidences for the use of regulation benefits by non-participants stores/kiosks. Therefore, it can be concluded that the free-riding in fact happens in an environment of a shopping center, on Christmas season, in sales promotional campaign.Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina2018-10-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/267010.16930/2237-7662/rccc.v17n52.2670Revista Catarinense da Ciência Contábil; v. 17 n. 52 (2018): Setembro-Dezembro2237-76621808-378110.16930/2237-7662/rccc.v17n52reponame:Revista Catarinense da Ciência Contábil (Online)instname:Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC)instacron:CRCSCporenghttps://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/2670/2031https://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/2670/2044Copyright (c) 2018 REVISTA CATARINENSE DA CIÊNCIA CONTÁBILinfo:eu-repo/semantics/openAccessDalmacio, Flavia ZoboliIwagase, Laislla Obara2021-05-23T04:05:29Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2670Revistahttp://www.atena.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/crcscPRIhttp://revista.crcsc.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/CRCSC/oai||revista@crcsc.org.br2237-76621808-3781opendoar:2021-05-23T04:05:29Revista Catarinense da Ciência Contábil (Online) - Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma análise do efeito carona (Free-Riding), num ambiente de shopping center, em período promocional de vendas
AN ANALYSIS OF THE FREE-RIDING EFFECT, IN AN ENVIRONMENT OF SHOPPING CENTRE, IN SALES PROMOTIONAL SEASON
title Uma análise do efeito carona (Free-Riding), num ambiente de shopping center, em período promocional de vendas
spellingShingle Uma análise do efeito carona (Free-Riding), num ambiente de shopping center, em período promocional de vendas
Dalmacio, Flavia Zoboli
Teoria da Regulação
Free-riders
Shopping center.
Theory of Regulation
Free-riders
Shopping Center.
title_short Uma análise do efeito carona (Free-Riding), num ambiente de shopping center, em período promocional de vendas
title_full Uma análise do efeito carona (Free-Riding), num ambiente de shopping center, em período promocional de vendas
title_fullStr Uma análise do efeito carona (Free-Riding), num ambiente de shopping center, em período promocional de vendas
title_full_unstemmed Uma análise do efeito carona (Free-Riding), num ambiente de shopping center, em período promocional de vendas
title_sort Uma análise do efeito carona (Free-Riding), num ambiente de shopping center, em período promocional de vendas
author Dalmacio, Flavia Zoboli
author_facet Dalmacio, Flavia Zoboli
Iwagase, Laislla Obara
author_role author
author2 Iwagase, Laislla Obara
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dalmacio, Flavia Zoboli
Iwagase, Laislla Obara
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria da Regulação
Free-riders
Shopping center.
Theory of Regulation
Free-riders
Shopping Center.
topic Teoria da Regulação
Free-riders
Shopping center.
Theory of Regulation
Free-riders
Shopping Center.
description O objetivo geral deste estudo é analisar se o efeito carona (free-riding) ocorre num ambiente de shopping center, no período do Natal, em campanha promocional de vendas. O free-riding é definido como o efeito de atuação em que “um membro de um grupo obtém benefícios da membresia do grupo, porém não suporta um compartilhamento proporcional dos custos de prover tais benefícios” (Albanese & Van Fleet, 1985, p. 244). Esse efeito é observado sob perspectiva da Teoria Econômica da Regulação, segundo a qual a regulação é instituída principalmente para proteção e benefício do público em geral ou de alguma grande subclasse do público (Stigler, 1971). Para mensurá-lo, foi utilizada uma proxy dos benefícios usufruídos por agentes não (proporcionalmente) contribuintes com a intervenção, bem como aplicaram-se questionários por meio de entrevistas com gerentes de lojas/quiosques dos shopping centers. A partir dos resultados obtidos foi possível constatar evidências do uso dos benefícios da regulação por lojas/quiosques não participantes. Portanto, conclui-se que o free-riding de fato ocorre num ambiente de shopping center, no período do Natal, em campanha promocional de vendas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/2670
10.16930/2237-7662/rccc.v17n52.2670
url https://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/2670
identifier_str_mv 10.16930/2237-7662/rccc.v17n52.2670
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/2670/2031
https://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/2670/2044
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA CATARINENSE DA CIÊNCIA CONTÁBIL
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA CATARINENSE DA CIÊNCIA CONTÁBIL
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Revista Catarinense da Ciência Contábil; v. 17 n. 52 (2018): Setembro-Dezembro
2237-7662
1808-3781
10.16930/2237-7662/rccc.v17n52
reponame:Revista Catarinense da Ciência Contábil (Online)
instname:Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC)
instacron:CRCSC
instname_str Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC)
instacron_str CRCSC
institution CRCSC
reponame_str Revista Catarinense da Ciência Contábil (Online)
collection Revista Catarinense da Ciência Contábil (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Catarinense da Ciência Contábil (Online) - Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@crcsc.org.br
_version_ 1809731683388227584