Qualidade em serviços públicos de saúde: a percepção dos usuários do hospital universitário em um município paraibano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Daisy Ferreira
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
Texto Completo: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/13693
Resumo: Este estudo aborda a temática da avaliação da qualidade em serviços de saúde sob a perspectiva dos usuários do ambulatório do Hospital Universitário Alcides Carneiro na cidade de Campina Grande - PB. Teve por finalidade avaliar o grau de satisfação destes usuários com os serviços oferecidos na referida instituição, segundo as dimensões da qualidade definidas pelo instrumento SERVQUAL adaptado: tangibilidade, confiabilidade, atendimento, segurança, empatia e acesso. O SERVQUAL é uma ferramenta composta de 44 declarações afirmativas referente à opinião do usuário, sendo 22 referentes à expectativa e as 22 restantes referentes à percepção do usuário. Foram acrescentadas ao instrumento 5 questões sobre acesso, por se considerar como um aspecto importante para o estudo proposto. O gap avaliado por este instrumento, ou seja, a qualidade percebida pelo usuário se apresenta pela subtração entre a percepção e a expectativa, compondo o que os autores chamam de valor SERVQUAL. Os resultados apontaram que os usuários do HUAC encontram-se insatisfeitos com os serviços prestados pela instituição, sendo os aspectos principais para esta insatisfação o não cumprimento das atividades no horário marcado, baixa capacidade dos profissionais em transmitir confiança aos usuários, não disponibilidade de tempo para esclarecer as dúvidas dos usuários, longo tempo de espera para realização do atendimento e o longo tempo entre a marcação e efetivação da consulta. Conclusão geral: A avaliação revelou que os usuários estão insatisfeitos com os serviços prestados pelo HUAC, uma vez que sua expectativa encontra-se acima da qualidade percebida, considerando-se as dimensões da qualidade estudadas
id CRUZ_1ea48257295b6d2696c08b4d7bee4367
oai_identifier_str oai:www.arca.fiocruz.br:icict/13693
network_acronym_str CRUZ
network_name_str Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
repository_id_str 2135
spelling Ribeiro, Daisy FerreiraMarques, Cláudia Diniz LopesMoreira, Rafael da SilveiraGouveia, Giselle CampozanaGouveia, Giselle Campozana2016-04-12T12:32:35Z2016-04-12T12:32:35Z2010RIBEIRO, Daisy Ferreira. Qualidade em serviços públicos de saúde: a percepção dos usuários do hospital universitário em um município paraibano. 2010. 81 f. Dissertação (Saúde pública) - Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, Recife, 2010.https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/13693Este estudo aborda a temática da avaliação da qualidade em serviços de saúde sob a perspectiva dos usuários do ambulatório do Hospital Universitário Alcides Carneiro na cidade de Campina Grande - PB. Teve por finalidade avaliar o grau de satisfação destes usuários com os serviços oferecidos na referida instituição, segundo as dimensões da qualidade definidas pelo instrumento SERVQUAL adaptado: tangibilidade, confiabilidade, atendimento, segurança, empatia e acesso. O SERVQUAL é uma ferramenta composta de 44 declarações afirmativas referente à opinião do usuário, sendo 22 referentes à expectativa e as 22 restantes referentes à percepção do usuário. Foram acrescentadas ao instrumento 5 questões sobre acesso, por se considerar como um aspecto importante para o estudo proposto. O gap avaliado por este instrumento, ou seja, a qualidade percebida pelo usuário se apresenta pela subtração entre a percepção e a expectativa, compondo o que os autores chamam de valor SERVQUAL. Os resultados apontaram que os usuários do HUAC encontram-se insatisfeitos com os serviços prestados pela instituição, sendo os aspectos principais para esta insatisfação o não cumprimento das atividades no horário marcado, baixa capacidade dos profissionais em transmitir confiança aos usuários, não disponibilidade de tempo para esclarecer as dúvidas dos usuários, longo tempo de espera para realização do atendimento e o longo tempo entre a marcação e efetivação da consulta. Conclusão geral: A avaliação revelou que os usuários estão insatisfeitos com os serviços prestados pelo HUAC, uma vez que sua expectativa encontra-se acima da qualidade percebida, considerando-se as dimensões da qualidade estudadasFundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães. Recife, PE, BrasilporCentro de Pesquisas Aggeu MagalhãesAvaliação de Serviços de Saúde Satisfação dos Consumidores Serviços de SaúdeAvaliação de Serviços de SaúdeServiços de SaúdeSatisfação dos ConsumidoresQualidade em serviços públicos de saúde: a percepção dos usuários do hospital universitário em um município paraibanoQuality public health services ^ ba perception of users of a university hospital in the city of Paraibainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis2010-06-21Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas Aggeu MagalhãesMestrado ProfissionalRecife/PEPrograma de Pós-Graduação em Saúde Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZORIGINAL608.pdfapplication/pdf950535https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/13693/1/608.pdfaf14757753af9f68cdc2fab073ee0e6fMD51LICENSElicense.txttext/plain1748https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/13693/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXT608.pdf.txt608.pdf.txtExtracted texttext/plain162777https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/13693/3/608.pdf.txtd519e2bf28fd48681d5cb813e3b2e2ceMD53icict/136932023-10-03 11:22:27.976oai:www.arca.fiocruz.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://www.arca.fiocruz.br/oai/requestrepositorio.arca@fiocruz.bropendoar:21352023-10-03T14:22:27Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Qualidade em serviços públicos de saúde: a percepção dos usuários do hospital universitário em um município paraibano
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Quality public health services ^ ba perception of users of a university hospital in the city of Paraiba
title Qualidade em serviços públicos de saúde: a percepção dos usuários do hospital universitário em um município paraibano
spellingShingle Qualidade em serviços públicos de saúde: a percepção dos usuários do hospital universitário em um município paraibano
Ribeiro, Daisy Ferreira
Avaliação de Serviços de Saúde Satisfação dos Consumidores Serviços de Saúde
Avaliação de Serviços de Saúde
Serviços de Saúde
Satisfação dos Consumidores
title_short Qualidade em serviços públicos de saúde: a percepção dos usuários do hospital universitário em um município paraibano
title_full Qualidade em serviços públicos de saúde: a percepção dos usuários do hospital universitário em um município paraibano
title_fullStr Qualidade em serviços públicos de saúde: a percepção dos usuários do hospital universitário em um município paraibano
title_full_unstemmed Qualidade em serviços públicos de saúde: a percepção dos usuários do hospital universitário em um município paraibano
title_sort Qualidade em serviços públicos de saúde: a percepção dos usuários do hospital universitário em um município paraibano
author Ribeiro, Daisy Ferreira
author_facet Ribeiro, Daisy Ferreira
author_role author
dc.contributor.member.none.fl_str_mv Marques, Cláudia Diniz Lopes
Moreira, Rafael da Silveira
Gouveia, Giselle Campozana
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Daisy Ferreira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gouveia, Giselle Campozana
contributor_str_mv Gouveia, Giselle Campozana
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Avaliação de Serviços de Saúde Satisfação dos Consumidores Serviços de Saúde
topic Avaliação de Serviços de Saúde Satisfação dos Consumidores Serviços de Saúde
Avaliação de Serviços de Saúde
Serviços de Saúde
Satisfação dos Consumidores
dc.subject.decs.pt_BR.fl_str_mv Avaliação de Serviços de Saúde
Serviços de Saúde
Satisfação dos Consumidores
description Este estudo aborda a temática da avaliação da qualidade em serviços de saúde sob a perspectiva dos usuários do ambulatório do Hospital Universitário Alcides Carneiro na cidade de Campina Grande - PB. Teve por finalidade avaliar o grau de satisfação destes usuários com os serviços oferecidos na referida instituição, segundo as dimensões da qualidade definidas pelo instrumento SERVQUAL adaptado: tangibilidade, confiabilidade, atendimento, segurança, empatia e acesso. O SERVQUAL é uma ferramenta composta de 44 declarações afirmativas referente à opinião do usuário, sendo 22 referentes à expectativa e as 22 restantes referentes à percepção do usuário. Foram acrescentadas ao instrumento 5 questões sobre acesso, por se considerar como um aspecto importante para o estudo proposto. O gap avaliado por este instrumento, ou seja, a qualidade percebida pelo usuário se apresenta pela subtração entre a percepção e a expectativa, compondo o que os autores chamam de valor SERVQUAL. Os resultados apontaram que os usuários do HUAC encontram-se insatisfeitos com os serviços prestados pela instituição, sendo os aspectos principais para esta insatisfação o não cumprimento das atividades no horário marcado, baixa capacidade dos profissionais em transmitir confiança aos usuários, não disponibilidade de tempo para esclarecer as dúvidas dos usuários, longo tempo de espera para realização do atendimento e o longo tempo entre a marcação e efetivação da consulta. Conclusão geral: A avaliação revelou que os usuários estão insatisfeitos com os serviços prestados pelo HUAC, uma vez que sua expectativa encontra-se acima da qualidade percebida, considerando-se as dimensões da qualidade estudadas
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-12T12:32:35Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-04-12T12:32:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv RIBEIRO, Daisy Ferreira. Qualidade em serviços públicos de saúde: a percepção dos usuários do hospital universitário em um município paraibano. 2010. 81 f. Dissertação (Saúde pública) - Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, Recife, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/13693
identifier_str_mv RIBEIRO, Daisy Ferreira. Qualidade em serviços públicos de saúde: a percepção dos usuários do hospital universitário em um município paraibano. 2010. 81 f. Dissertação (Saúde pública) - Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, Recife, 2010.
url https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/13693
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães
publisher.none.fl_str_mv Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron:FIOCRUZ
instname_str Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron_str FIOCRUZ
institution FIOCRUZ
reponame_str Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
collection Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
bitstream.url.fl_str_mv https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/13693/1/608.pdf
https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/13693/2/license.txt
https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/13693/3/608.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv af14757753af9f68cdc2fab073ee0e6f
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
d519e2bf28fd48681d5cb813e3b2e2ce
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.arca@fiocruz.br
_version_ 1798324613862653952