Museu de Ciências lugar do público! Um estudo de caso acerca do público espontâneo que visita um museu de ciências no Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paula, Livia Mascarenhas de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
Texto Completo: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/13507
Resumo: Os museus e centros de ciência são importantes ferramentas para a divulgação e popularização da ciência, constituindo-se como espaços culturais de construção do saber. Para que estes possam verificar e avaliar a eficácia das atividades oferecidas, bem como as relações que tem estabelecido com seu público, é fundamental conhecer quem são seus visitantes. Considerando diversos trabalhos acerca dos estudos de público em museus de ciências, entendemos que é de extrema importância que estes espaços realizem estudos de seu público visitante, para que o museu tenha subsídios para avaliar suas atividades, abrangência e efetividade, além de seu público em potencial, com o intuito de verificar em que grau tem atingido sua comunidade adjacente. A presente proposta visa traçar o perfil do público espontâneo que visita um museu de ciências do Rio de Janeiro, assim como as relações que este público estabelece com o museu e para tal buscamos delinear as expectativas que este público tem em relação ao museu e que tipo de apropriação estes visitantes fazem do espaço. Buscamos também verificar se a comunidade do entorno visita esse espaço e de que forma se apropria ou não do mesmo. A presente pesquisa tem como base uma investigação orientada pelos padrões da pesquisa qualitativa, utilizando como recursos para a coleta de dados: questionários, análise documental e observação participante Os resultados do presente estudo apontam que o público mais frequente no museu estudado compõe-se principalmente de famílias e grupos de amigos que vão em busca de conhecimento ou mesmo para levar alguma criança para a visita e que no geral, moram próximos ao museu. Em contraponto, a população residente do entorno que não visita o museu, não o faz porque não sabe que atividades são oferecidas ou mesmo o que é um museu de ciências. Estes resultados demonstram as relações existentes entre o público espontâneo de um museu de ciências e o espaço museal, bem como dos residentes do entorno com o museu, salientando a necessidade de se ampliar as ações que possam atender não só o público cativo, mas também aqueles que não têm o hábito de frequentar o museu. Além disso, cremos que estes resultados podem possibilitar reflexões por parte dos museus de ciências acerca da importância de se estreitar as relações do público com o museu, permitindo assim, uma maior apropriação do espaço museal por estes, além de possibilitar a ampliação da frequência de visitação a esses espaços de divulgação e popularização da ciência
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Considerando diversos trabalhos acerca dos estudos de público em museus de ciências, entendemos que é de extrema importância que estes espaços realizem estudos de seu público visitante, para que o museu tenha subsídios para avaliar suas atividades, abrangência e efetividade, além de seu público em potencial, com o intuito de verificar em que grau tem atingido sua comunidade adjacente. A presente proposta visa traçar o perfil do público espontâneo que visita um museu de ciências do Rio de Janeiro, assim como as relações que este público estabelece com o museu e para tal buscamos delinear as expectativas que este público tem em relação ao museu e que tipo de apropriação estes visitantes fazem do espaço. Buscamos também verificar se a comunidade do entorno visita esse espaço e de que forma se apropria ou não do mesmo. A presente pesquisa tem como base uma investigação orientada pelos padrões da pesquisa qualitativa, utilizando como recursos para a coleta de dados: questionários, análise documental e observação participante Os resultados do presente estudo apontam que o público mais frequente no museu estudado compõe-se principalmente de famílias e grupos de amigos que vão em busca de conhecimento ou mesmo para levar alguma criança para a visita e que no geral, moram próximos ao museu. Em contraponto, a população residente do entorno que não visita o museu, não o faz porque não sabe que atividades são oferecidas ou mesmo o que é um museu de ciências. Estes resultados demonstram as relações existentes entre o público espontâneo de um museu de ciências e o espaço museal, bem como dos residentes do entorno com o museu, salientando a necessidade de se ampliar as ações que possam atender não só o público cativo, mas também aqueles que não têm o hábito de frequentar o museu. Além disso, cremos que estes resultados podem possibilitar reflexões por parte dos museus de ciências acerca da importância de se estreitar as relações do público com o museu, permitindo assim, uma maior apropriação do espaço museal por estes, além de possibilitar a ampliação da frequência de visitação a esses espaços de divulgação e popularização da ciênciaThe museums and science centers are important tools for the dissemination and popularization of science, const ituting themselves as cultural spaces of knowledge construction. To enable them to verify and evaluate the effectiveness of activities offered, as well as the relationships that the museum has established with its audience, it is critical to know who your visitors are. Whereas many works concerning studies of the public in science museums, we believe it is extremely important that these spaces make studies of their visiting public, so that the museum has grants to assess their activities, scope and effectiv eness, as well as its potential audience , in order to ascertain to what degree has reached its adjacent community. This proposal aims to profile the spontaneous public visiting a science museum in Rio de Janeiro, as well as the relationships with the publ ic makes this museum and for that we seek to outline the expectations that the public has about the museum and what kind ownership of these visitors make space. We seek also check the surrounding community visit this space and how it appropriates the same or not. This research is based on an investigation guided by the standards of qualitative research, using as resources for data collection: questionnaires, documentary analysis and participant observation. The results of this study indicate that the public was more frequent in Espaço Ciência Viva consists mainly of families and groups of friends who are in search of knowledge or even to take a child to visit and in general, reside near the museum. In contrast, the resident population of the surroundings tha t do not visit the museum, do not do it because they do not know what activities are offered or what is a science museum. These results demonstrate the relationship between the public spontaneously of a science museum and the museum space, as well as resid ents surrounding with the museum, stressing the need to increase the actions that can meet not only the captive audience, but also those who do not posseum the habit of frequenting the museum. Moreover, we believe that these findings may allow reflection b y the science museums about the importance of strengthening relations between the publics and the museum thus enabling greater ownership of the museum space for these, besides enabling the expansion of the frequency of visitation to these places of dissemi nation and popularization of science.Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, BrasilporMuseu de Ciências lugar do público! Um estudo de caso acerca do público espontâneo que visita um museu de ciências no Rio de Janeiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis2013-02-21Pós-Graduação Ensino em Biociências e SaúdeFundação Oswaldo Cruz. 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