Não importa a comida. Ela fica mais gostosa com Coca-Cola: narrativas publicitárias e suas implicações em saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gatto, Alice
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
Texto Completo: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/46254
Resumo: Em nossa pesquisa, observamos tanto a presença da publicidade de Coca-Cola durante o programa BBB19, assim como em seu intervalo comercial. A epidemia de obesidade é combatida mundialmente por instituições de saúde, nosso pressuposto é que a emergência do combate a obesidade tornam visíveis os interesses mercantis que se misturam com habilidade às prescrições do saber oficial da saúde. Como o produto Coca-Cola sem açúcar. Na atual perspectiva do cenário do capital financeiro, da globalização contemporânea, a consequência da convergência tecnológica é uma concentração sem precedentes da propriedade \2013 Rede Globo e Coca-Cola. Nosso horizonte é amplificar a prática comunicativa da publicidade articulada a compreensão do lugar da comunicação nos processos sociais e seus efeitos na saúde. Partimos do entendimento que essas narrativas são espaços simbólicos na disseminação de valores às práticas sociais e que as representações implicam na produção social de sentido a partir dos sistemas de signos projetados.
id CRUZ_562018d48c47ebf6b7f11b637fb74e0b
oai_identifier_str oai:www.arca.fiocruz.br:icict/46254
network_acronym_str CRUZ
network_name_str Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
repository_id_str 2135
spelling Gatto, AliceBorges, Wilson Couto2021-03-04T12:56:15Z2021-03-04T12:56:15Z2020GATTO, Alice. Não importa a comida. Ela fica mais gostosa com Coca-Cola: narrativas publicitárias e suas implicações em saúde. 2020. 139 f. Dissertação (Mestrado em Informação e Comunicação em Saúde) - Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2020.https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/46254Em nossa pesquisa, observamos tanto a presença da publicidade de Coca-Cola durante o programa BBB19, assim como em seu intervalo comercial. A epidemia de obesidade é combatida mundialmente por instituições de saúde, nosso pressuposto é que a emergência do combate a obesidade tornam visíveis os interesses mercantis que se misturam com habilidade às prescrições do saber oficial da saúde. Como o produto Coca-Cola sem açúcar. Na atual perspectiva do cenário do capital financeiro, da globalização contemporânea, a consequência da convergência tecnológica é uma concentração sem precedentes da propriedade \2013 Rede Globo e Coca-Cola. Nosso horizonte é amplificar a prática comunicativa da publicidade articulada a compreensão do lugar da comunicação nos processos sociais e seus efeitos na saúde. Partimos do entendimento que essas narrativas são espaços simbólicos na disseminação de valores às práticas sociais e que as representações implicam na produção social de sentido a partir dos sistemas de signos projetados.Our research, observes both presence of Coke advertising during the Big Brother Brasil 2019 (BBB19) exhibition, as well as in its commercial break. The epidemic of obesity is fought worldwide by health institutions, our assumption is that the emergence status of this fight against obesity made visible market interests that blends itself, skillfully, with the prescriptions of official health knowledge. Resulting in products such as Coke without sugar. In the current perspective of the financial capital scenario, of contemporary globalization, the consequence of technological convergence is an unprecedented concentration of property \2013 Globo Group and Coke. Our horizon is to amplify the communicative practice of advertising, articulating the understanding of the place of communication in social processes and its effects on health. We start from the understanding that these narratives are symbolic spaces in the dissemination of values to social practices and that these representations imply the social production of meaning from the projected sign systems.Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.porCampanha publicitáriaComunicaçãoPublicidadeSaúdePublicidadeBebidas GaseificadasComunicação PersuasivaObesidadeAnálise do DiscursoNão importa a comida. Ela fica mais gostosa com Coca-Cola: narrativas publicitárias e suas implicações em saúdeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis2020Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em SaúdeFundação Oswaldo CruzRio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZLICENSElicense.txttext/plain1748https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/46254/1/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD51ORIGINALalice_gatto_icict_mest_2020.pdfalice_gatto_icict_mest_2020.pdfapplication/pdf32314879https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/46254/2/alice_gatto_icict_mest_2020.pdf28ed0f5d62bf451a8f11f746d8745751MD52TEXTalice_gatto_icict_mest_2020.pdf.txtalice_gatto_icict_mest_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain370168https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/46254/3/alice_gatto_icict_mest_2020.pdf.txtae33ec88665d11ae5705880158499a9aMD53icict/462542021-03-05 02:05:53.873oai:www.arca.fiocruz.br:icict/46254Tk9URTogUExBQ0UgWU9VUiBPV04gTElDRU5TRSBIRVJFClRoaXMgc2FtcGxlIGxpY2Vuc2UgaXMgcHJvdmlkZWQgZm9yIGluZm9ybWF0aW9uYWwgcHVycG9zZXMgb25seS4KCk5PTi1FWENMVVNJVkUgRElTVFJJQlVUSU9OIExJQ0VOU0UKCkJ5IHNpZ25pbmcgYW5kIHN1Ym1pdHRpbmcgdGhpcyBsaWNlbnNlLCB5b3UgKHRoZSBhdXRob3Iocykgb3IgY29weXJpZ2h0Cm93bmVyKSBncmFudHMgdG8gRFNwYWNlIFVuaXZlcnNpdHkgKERTVSkgdGhlIG5vbi1leGNsdXNpdmUgcmlnaHQgdG8gcmVwcm9kdWNlLAp0cmFuc2xhdGUgKGFzIGRlZmluZWQgYmVsb3cpLCBhbmQvb3IgZGlzdHJpYnV0ZSB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gKGluY2x1ZGluZwp0aGUgYWJzdHJhY3QpIHdvcmxkd2lkZSBpbiBwcmludCBhbmQgZWxlY3Ryb25pYyBmb3JtYXQgYW5kIGluIGFueSBtZWRpdW0sCmluY2x1ZGluZyBidXQgbm90IGxpbWl0ZWQgdG8gYXVkaW8gb3IgdmlkZW8uCgpZb3UgYWdyZWUgdGhhdCBEU1UgbWF5LCB3aXRob3V0IGNoYW5naW5nIHRoZSBjb250ZW50LCB0cmFuc2xhdGUgdGhlCnN1Ym1pc3Npb24gdG8gYW55IG1lZGl1bSBvciBmb3JtYXQgZm9yIHRoZSBwdXJwb3NlIG9mIHByZXNlcnZhdGlvbi4KCllvdSBhbHNvIGFncmVlIHRoYXQgRFNVIG1heSBrZWVwIG1vcmUgdGhhbiBvbmUgY29weSBvZiB0aGlzIHN1Ym1pc3Npb24gZm9yCnB1cnBvc2VzIG9mIHNlY3VyaXR5LCBiYWNrLXVwIGFuZCBwcmVzZXJ2YXRpb24uCgpZb3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgdGhlIHN1Ym1pc3Npb24gaXMgeW91ciBvcmlnaW5hbCB3b3JrLCBhbmQgdGhhdCB5b3UgaGF2ZQp0aGUgcmlnaHQgdG8gZ3JhbnQgdGhlIHJpZ2h0cyBjb250YWluZWQgaW4gdGhpcyBsaWNlbnNlLiBZb3UgYWxzbyByZXByZXNlbnQKdGhhdCB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gZG9lcyBub3QsIHRvIHRoZSBiZXN0IG9mIHlvdXIga25vd2xlZGdlLCBpbmZyaW5nZSB1cG9uCmFueW9uZSdzIGNvcHlyaWdodC4KCklmIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uIGNvbnRhaW5zIG1hdGVyaWFsIGZvciB3aGljaCB5b3UgZG8gbm90IGhvbGQgY29weXJpZ2h0LAp5b3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgeW91IGhhdmUgb2J0YWluZWQgdGhlIHVucmVzdHJpY3RlZCBwZXJtaXNzaW9uIG9mIHRoZQpjb3B5cmlnaHQgb3duZXIgdG8gZ3JhbnQgRFNVIHRoZSByaWdodHMgcmVxdWlyZWQgYnkgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBhbmQgdGhhdApzdWNoIHRoaXJkLXBhcnR5IG93bmVkIG1hdGVyaWFsIGlzIGNsZWFybHkgaWRlbnRpZmllZCBhbmQgYWNrbm93bGVkZ2VkCndpdGhpbiB0aGUgdGV4dCBvciBjb250ZW50IG9mIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uLgoKSUYgVEhFIFNVQk1JU1NJT04gSVMgQkFTRUQgVVBPTiBXT1JLIFRIQVQgSEFTIEJFRU4gU1BPTlNPUkVEIE9SIFNVUFBPUlRFRApCWSBBTiBBR0VOQ1kgT1IgT1JHQU5JWkFUSU9OIE9USEVSIFRIQU4gRFNVLCBZT1UgUkVQUkVTRU5UIFRIQVQgWU9VIEhBVkUKRlVMRklMTEVEIEFOWSBSSUdIVCBPRiBSRVZJRVcgT1IgT1RIRVIgT0JMSUdBVElPTlMgUkVRVUlSRUQgQlkgU1VDSApDT05UUkFDVCBPUiBBR1JFRU1FTlQuCgpEU1Ugd2lsbCBjbGVhcmx5IGlkZW50aWZ5IHlvdXIgbmFtZShzKSBhcyB0aGUgYXV0aG9yKHMpIG9yIG93bmVyKHMpIG9mIHRoZQpzdWJtaXNzaW9uLCBhbmQgd2lsbCBub3QgbWFrZSBhbnkgYWx0ZXJhdGlvbiwgb3RoZXIgdGhhbiBhcyBhbGxvd2VkIGJ5IHRoaXMKbGljZW5zZSwgdG8geW91ciBzdWJtaXNzaW9uLgo=Repositório InstitucionalPUBhttps://www.arca.fiocruz.br/oai/requestrepositorio.arca@fiocruz.bropendoar:21352021-03-05T05:05:53Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Não importa a comida. Ela fica mais gostosa com Coca-Cola: narrativas publicitárias e suas implicações em saúde
title Não importa a comida. Ela fica mais gostosa com Coca-Cola: narrativas publicitárias e suas implicações em saúde
spellingShingle Não importa a comida. Ela fica mais gostosa com Coca-Cola: narrativas publicitárias e suas implicações em saúde
Gatto, Alice
Campanha publicitária
Comunicação
Publicidade
Saúde
Publicidade
Bebidas Gaseificadas
Comunicação Persuasiva
Obesidade
Análise do Discurso
title_short Não importa a comida. Ela fica mais gostosa com Coca-Cola: narrativas publicitárias e suas implicações em saúde
title_full Não importa a comida. Ela fica mais gostosa com Coca-Cola: narrativas publicitárias e suas implicações em saúde
title_fullStr Não importa a comida. Ela fica mais gostosa com Coca-Cola: narrativas publicitárias e suas implicações em saúde
title_full_unstemmed Não importa a comida. Ela fica mais gostosa com Coca-Cola: narrativas publicitárias e suas implicações em saúde
title_sort Não importa a comida. Ela fica mais gostosa com Coca-Cola: narrativas publicitárias e suas implicações em saúde
author Gatto, Alice
author_facet Gatto, Alice
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gatto, Alice
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Borges, Wilson Couto
contributor_str_mv Borges, Wilson Couto
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Campanha publicitária
Comunicação
Publicidade
Saúde
topic Campanha publicitária
Comunicação
Publicidade
Saúde
Publicidade
Bebidas Gaseificadas
Comunicação Persuasiva
Obesidade
Análise do Discurso
dc.subject.decs.pt_BR.fl_str_mv Publicidade
Bebidas Gaseificadas
Comunicação Persuasiva
Obesidade
Análise do Discurso
description Em nossa pesquisa, observamos tanto a presença da publicidade de Coca-Cola durante o programa BBB19, assim como em seu intervalo comercial. A epidemia de obesidade é combatida mundialmente por instituições de saúde, nosso pressuposto é que a emergência do combate a obesidade tornam visíveis os interesses mercantis que se misturam com habilidade às prescrições do saber oficial da saúde. Como o produto Coca-Cola sem açúcar. Na atual perspectiva do cenário do capital financeiro, da globalização contemporânea, a consequência da convergência tecnológica é uma concentração sem precedentes da propriedade \2013 Rede Globo e Coca-Cola. Nosso horizonte é amplificar a prática comunicativa da publicidade articulada a compreensão do lugar da comunicação nos processos sociais e seus efeitos na saúde. Partimos do entendimento que essas narrativas são espaços simbólicos na disseminação de valores às práticas sociais e que as representações implicam na produção social de sentido a partir dos sistemas de signos projetados.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-03-04T12:56:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-03-04T12:56:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GATTO, Alice. Não importa a comida. Ela fica mais gostosa com Coca-Cola: narrativas publicitárias e suas implicações em saúde. 2020. 139 f. Dissertação (Mestrado em Informação e Comunicação em Saúde) - Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/46254
identifier_str_mv GATTO, Alice. Não importa a comida. Ela fica mais gostosa com Coca-Cola: narrativas publicitárias e suas implicações em saúde. 2020. 139 f. Dissertação (Mestrado em Informação e Comunicação em Saúde) - Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2020.
url https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/46254
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron:FIOCRUZ
instname_str Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron_str FIOCRUZ
institution FIOCRUZ
reponame_str Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
collection Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
bitstream.url.fl_str_mv https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/46254/1/license.txt
https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/46254/2/alice_gatto_icict_mest_2020.pdf
https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/46254/3/alice_gatto_icict_mest_2020.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
28ed0f5d62bf451a8f11f746d8745751
ae33ec88665d11ae5705880158499a9a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.arca@fiocruz.br
_version_ 1813008979409764352