Qualidade do atendimento nas unidades de saúde da família no Município do Recife: a percepção dos usuários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santiago, Renata Florêncio
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
Texto Completo: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/60966
Resumo: Este estudo aborda uma questão que está na agenda dos gestores da saúde: a qualidade do atendimento prestado e de seus condicionantes. Para o município do Recife, uma avaliação da situação do atendimento na Estratégia de Saúde da Família é de fundamental importância para a consolidação da política em construção. Diante disto, torna-se relevante avaliar como o esforço produzido tem sido percebido pelo principal ator envolvido no processo, o usuário. Trata-se de um estudo descritivo de corte transversal, com abordagem quantitativa. A pesquisa foi realizada no Recife, onde foram entrevistados 939 usuários, distribuídos em 48 ESF de forma proporcional entre os seis distritos sanitários. Os usuários das USF são caracterizados como uma população adulta jovem, do sexo feminino, casada, com baixo nível de escolaridade, dona de casa e que moram no mesmo bairro em que a unidade está localizada. Estes usuários apresentam vínculo com as unidades, tendo esta como referência para o seu atendimento. Foi identificado que o acesso às USF do Recife é decorrente de um bom planejamento do território de cobertura, da organização da demanda e da agilidade nos atendimentos. Percebeu-se que os usuários, apresentam maiores níveis de satisfação com o trabalho dos profissionais, em detrimento as condições oferecidas pelas unidades. Dentre as dimensões da qualidade avaliadas, as ações específicas do PSF, atividades do ACS, visita domiciliar médica e formação de grupos de educação em saúde, apresentaram níveis elevados de insatisfação. Os usuários do DS I apresentaram comportamento diferenciado dos demais distritos, com níveis de satisfação mais elevado. Pode-se concluir com este estudo, que apesar de se verificar nas USF, um movimento dos usuários na busca pela assistência como medida preventiva, de uma solidificação dos vínculos com a unidade e da existência de uma positiva inter-relação com os profissionais, observa-se a presença de um desvirtuamento dos preceitos da estratégia de saúde da família, trazendo à reflexão, qual realmente é o papel desempenhado pelas equipes de saúde da família no Recife.
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spelling Santiago, Renata FlorêncioTavares, Ricardo Antonio WanderleyAraújo Júnior, José Luiz do Amaral Corrêa deLima, Luci PracianoMendes, Antonio da Cruz GouveiaMendes, Antonio da Cruz Gouveia2023-10-27T13:15:22Z2023-10-27T13:15:22Z2010SANTIAGO, R. F. Qualidade do atendimento nas Unidades de Saúde da Família do Município do Recife: a percepção dos usuários. 2010. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) – Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, Fundação Oswaldo Cruz, Recife, 2010.https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/60966Este estudo aborda uma questão que está na agenda dos gestores da saúde: a qualidade do atendimento prestado e de seus condicionantes. Para o município do Recife, uma avaliação da situação do atendimento na Estratégia de Saúde da Família é de fundamental importância para a consolidação da política em construção. Diante disto, torna-se relevante avaliar como o esforço produzido tem sido percebido pelo principal ator envolvido no processo, o usuário. Trata-se de um estudo descritivo de corte transversal, com abordagem quantitativa. A pesquisa foi realizada no Recife, onde foram entrevistados 939 usuários, distribuídos em 48 ESF de forma proporcional entre os seis distritos sanitários. Os usuários das USF são caracterizados como uma população adulta jovem, do sexo feminino, casada, com baixo nível de escolaridade, dona de casa e que moram no mesmo bairro em que a unidade está localizada. Estes usuários apresentam vínculo com as unidades, tendo esta como referência para o seu atendimento. Foi identificado que o acesso às USF do Recife é decorrente de um bom planejamento do território de cobertura, da organização da demanda e da agilidade nos atendimentos. Percebeu-se que os usuários, apresentam maiores níveis de satisfação com o trabalho dos profissionais, em detrimento as condições oferecidas pelas unidades. Dentre as dimensões da qualidade avaliadas, as ações específicas do PSF, atividades do ACS, visita domiciliar médica e formação de grupos de educação em saúde, apresentaram níveis elevados de insatisfação. Os usuários do DS I apresentaram comportamento diferenciado dos demais distritos, com níveis de satisfação mais elevado. Pode-se concluir com este estudo, que apesar de se verificar nas USF, um movimento dos usuários na busca pela assistência como medida preventiva, de uma solidificação dos vínculos com a unidade e da existência de uma positiva inter-relação com os profissionais, observa-se a presença de um desvirtuamento dos preceitos da estratégia de saúde da família, trazendo à reflexão, qual realmente é o papel desempenhado pelas equipes de saúde da família no Recife.This study approaches an issue that is on the agenda of health policy- managers: the quality of care provided and their limitations. For the Recife city, an evaluation in the Family Health Strategy treatment situation it is essential for the consolidation of the political construction. Forth this, becomes relevant to assess how the produced effort has been perceived by the main actor involved in the process, the user. This is related to a cross sectional study with a quantitative approach. The survey was conducted in Recife, where 939 users were interviewed, distributed pro rata in 48 FHS among the six health districts. Users are characterized as a young adult population, female, married, homemaker, which have a low education level and that live in the same neighborhood where the unit is located. These users are linked to the units, the latter as a reference for your treatment. It was identified that access to the FHUs in Recife is the result of a good planning about the coverage territory, the organization of demand and agility in emergency. It was noticed that the users have higher levels of satisfaction with the professionals’ work rather than the conditions offered by the units. Among the quality dimensions assessed, the specific actions of the FHP, the Auxiliary of Community Health activities, the medical home visits and the formation of groups in health education, had higher levels of dissatisfaction. The DSI users differ significantly from other districts with higher levels of satisfaction. Based on this study it is possible to conclude that despite being found in the USF, a users movement in the search for assistance as a preventive measure, a solidification of ties with the unity and existence of a positive correlation with the professionals, it is noticed the presence of a distortion of the precepts of the family health strategy, bringing to reflection, which really is the role played by family health teams in Recife.Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães. Recife, PE, Brasil.Universidade Federal de Pernambuco. Departamento de Medicina Social. Recife, PE, Brasil.Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães. Recife, PE, Brasil.porAvaliação em SaúdeSatisfação dos ConsumidoresPrograma Saúde da FamíliaServiços de SaúdeGestão de QualidadeHealth AssessmentConsumer SatisfactionFamily Health ProgramHealth servicesQuality managementValoración de SaludSatisfacción del consumidorPrograma de Salud FamiliarServicios de saludGestión de la calidadÉvaluation de la santéSatisfaction des consommateursProgramme de santé familialeServices de santéGestion de la qualitéQualidade do atendimento nas unidades de saúde da família no Município do Recife: a percepção dos usuáriosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis2010-06-08Instituto Aggeu MagalhãesMestrado AcadêmicoRecifePrograma de Pós-Graduação em Saúde Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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