A música brasileira permeada pelo universo entomológico: o estilo MPB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Serpa Filho, Arlindo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
Texto Completo: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/42852
Resumo: No universo da cultura e da arte, a música pode ser categorizada por dois estilos - sedativa e estimulante, no que se refere à influência que causa sobre o comportamento humano, e por ser uma facilitadora em atividades que promovem a aproximação e como artefato mnemônico, exercendo um papel importante nas relações interpessoais. Diante do universo entomológico, de seres fascinantes e curiosos que possuem interessantes estratégias para sobreviver, se alimentar, reproduzir ou se disfarçar para escapar de seus inimigos, observamos estes associados por diversas formas de comportamento e belezas em canções desde infantis, passando pela MPB, funk, indo ao hip hop, música de capoeira, dentre outros. Para o presente trabalho, foram inspecionados sites de músicas, usando para as buscas os nomes comuns dos insetos. Em seguida foi feita uma análise de cada letra, registrando um comentário sobre a presença dos insetos na letra, abordando não só o caráter taxonômico, mas também as questões que envolveram o comportamento. Como resultado foi possível confeccionar uma listagem contendo 48 composições para o estilo musical chamado MPB. Identificou-se também um total de 66 compositores/autores que se dedicaram a produzir composições associadas às referenciais entomológicas. Vale destacar a importância da contribuição de Vinicius de Moraes que participou de seis composições. Foram registradas 12 denominações taxonômicas para ordens dos insetos, entre as 33 possíveis. Notaram se ainda 21 nomes vulgares para insetos, citados em 54 ocasiões nas 48 músicas analisadas. Nestas canções encontramos referência a diversas ordens de insetos, sendo que em várias destas letras vemos mais de dois nomes vulgares relacionados à entomologia. A maioria das músicas apresentou um texto simples, conciso, com linguagem clara e aproximada da realidade cotidiana das pessoas. Com este trabalho se pretende proporcionar um olhar diferenciado sobre a entomologia pelo viés da divulgação científica e cultural.
id CRUZ_f703d84f16bd74fbbca67514be74d06c
oai_identifier_str oai:www.arca.fiocruz.br:icict/42852
network_acronym_str CRUZ
network_name_str Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
repository_id_str 2135
spelling Serpa Filho, ArlindoGardair, Thelma Lopes Carlos2020-08-20T16:06:03Z2020-08-20T16:06:03Z2019SERPA FILHO, Arlindo. A música brasileira permeada pelo universo entomológico: o estilo MPB. 2019. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Divulgação e Popularização da Ciência) - Museu da Vida, Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz; Casa da Ciência, Universidade Federal do Rio de Janeiro; Fundação CECIERJ; Museu de Astronomia e Ciências Afins; Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/42852No universo da cultura e da arte, a música pode ser categorizada por dois estilos - sedativa e estimulante, no que se refere à influência que causa sobre o comportamento humano, e por ser uma facilitadora em atividades que promovem a aproximação e como artefato mnemônico, exercendo um papel importante nas relações interpessoais. Diante do universo entomológico, de seres fascinantes e curiosos que possuem interessantes estratégias para sobreviver, se alimentar, reproduzir ou se disfarçar para escapar de seus inimigos, observamos estes associados por diversas formas de comportamento e belezas em canções desde infantis, passando pela MPB, funk, indo ao hip hop, música de capoeira, dentre outros. Para o presente trabalho, foram inspecionados sites de músicas, usando para as buscas os nomes comuns dos insetos. Em seguida foi feita uma análise de cada letra, registrando um comentário sobre a presença dos insetos na letra, abordando não só o caráter taxonômico, mas também as questões que envolveram o comportamento. Como resultado foi possível confeccionar uma listagem contendo 48 composições para o estilo musical chamado MPB. Identificou-se também um total de 66 compositores/autores que se dedicaram a produzir composições associadas às referenciais entomológicas. Vale destacar a importância da contribuição de Vinicius de Moraes que participou de seis composições. Foram registradas 12 denominações taxonômicas para ordens dos insetos, entre as 33 possíveis. Notaram se ainda 21 nomes vulgares para insetos, citados em 54 ocasiões nas 48 músicas analisadas. Nestas canções encontramos referência a diversas ordens de insetos, sendo que em várias destas letras vemos mais de dois nomes vulgares relacionados à entomologia. A maioria das músicas apresentou um texto simples, conciso, com linguagem clara e aproximada da realidade cotidiana das pessoas. Com este trabalho se pretende proporcionar um olhar diferenciado sobre a entomologia pelo viés da divulgação científica e cultural.In the context of culture and art, music can be categorized into two styles - sedating and stimulating, with regard to the influence it causes on human behavior, and for being a facilitator in activities that promote approximation and as a mnemonic artifact, playing an important role in interpersonal relationships. On the entomological universe of fascinating and curious beings who have interesting strategies to survive, feed themselves, reproduce or camouflage themselves to escape their enemies, we observe these associates through diverse forms of behavior and beauties in songs from children, through MPB, funk, going to hip hop, capoeira music, among others. For the present study, music sites were inspected using the common names of insects for searches. Then an analysis of each letter was made, recording a comment about the presence of the insects in the letter, addressing not only the taxonomic character, but also the questions that involved the behavior. As a result it was possible to make a list containing 48 compositions for the musical style called MPB. It was also identified a total of 66 composers / authors who dedicated themselves to producing compositions associated to the entomological references. It is worth mentioning the importance of the contribution of Vinicius de Moraes who participated in six compositions. There were 12 taxonomic denominations for insect orders, among the 33 possible. There were also 21 common insect names, cited on 54 occasions in the 48 songs analyzed. In these songs we find reference to several orders of insects, being that in several of these letters we see more of two vulgar names related to the entomology. Most of the songs presented a simple, concise text with clear and approximate language of the everyday reality of the people. This work aims to provide a differentiated view on entomology through the bias of scientific and cultural dissemination.Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Museu da Vida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Universidade Federal do Rio de Janeiro. Casa da Ciência. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Fundação CECIERJ. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Museu de Astronomia e Ciências Afins. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.porInsetosEnsinoArte e CiênciaDivulgação CientíficaMúsicaInsectsTeachingArt and ScienceScience CommunicationMusicInsetosEnsinoArteCiênciaComunicação e Divulgação CientíficaMúsicaA música brasileira permeada pelo universo entomológico: o estilo MPBinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisFundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Museu da VidaUniversidade Federal do Rio de Janeiro. Casa da CiênciaFundação CECIERJMuseu de Astronomia e Ciências AfinsInstituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de JaneiroRio de Janeiro/RJPrograma de Pós-Graduação Lato Sensu da Casa de Oswaldo Cruzinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82991https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/42852/1/license.txt5a560609d32a3863062d77ff32785d58MD51ORIGINALSerpa_Filho_Arlindo_COC_2019.pdfSerpa_Filho_Arlindo_COC_2019.pdfTCCapplication/pdf1277111https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/42852/2/Serpa_Filho_Arlindo_COC_2019.pdf9b92da8bc22f64fba26897e83c769aa7MD52Serpa_Filho_Arlindo_COC_2019_anexo.pdfSerpa_Filho_Arlindo_COC_2019_anexo.pdfFichas Técnicasapplication/pdf1653712https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/42852/3/Serpa_Filho_Arlindo_COC_2019_anexo.pdf90294fd9437819402383d6808720f85eMD53TEXTSerpa_Filho_Arlindo_COC_2019.pdf.txtSerpa_Filho_Arlindo_COC_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain112388https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/42852/4/Serpa_Filho_Arlindo_COC_2019.pdf.txta7b9848416fa045b79d51915706d8ea5MD54Serpa_Filho_Arlindo_COC_2019_anexo.pdf.txtSerpa_Filho_Arlindo_COC_2019_anexo.pdf.txtExtracted texttext/plain167496https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/42852/5/Serpa_Filho_Arlindo_COC_2019_anexo.pdf.txtc1d1e86ffda438f2f01b8e1f2a2efeaeMD55icict/428522021-02-22 18:03:33.597oai:www.arca.fiocruz.br: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ório InstitucionalPUBhttps://www.arca.fiocruz.br/oai/requestrepositorio.arca@fiocruz.bropendoar:21352021-02-22T21:03:33Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A música brasileira permeada pelo universo entomológico: o estilo MPB
title A música brasileira permeada pelo universo entomológico: o estilo MPB
spellingShingle A música brasileira permeada pelo universo entomológico: o estilo MPB
Serpa Filho, Arlindo
Insetos
Ensino
Arte e Ciência
Divulgação Científica
Música
Insects
Teaching
Art and Science
Science Communication
Music
Insetos
Ensino
Arte
Ciência
Comunicação e Divulgação Científica
Música
title_short A música brasileira permeada pelo universo entomológico: o estilo MPB
title_full A música brasileira permeada pelo universo entomológico: o estilo MPB
title_fullStr A música brasileira permeada pelo universo entomológico: o estilo MPB
title_full_unstemmed A música brasileira permeada pelo universo entomológico: o estilo MPB
title_sort A música brasileira permeada pelo universo entomológico: o estilo MPB
author Serpa Filho, Arlindo
author_facet Serpa Filho, Arlindo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Serpa Filho, Arlindo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gardair, Thelma Lopes Carlos
contributor_str_mv Gardair, Thelma Lopes Carlos
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Insetos
Ensino
Arte e Ciência
Divulgação Científica
Música
topic Insetos
Ensino
Arte e Ciência
Divulgação Científica
Música
Insects
Teaching
Art and Science
Science Communication
Music
Insetos
Ensino
Arte
Ciência
Comunicação e Divulgação Científica
Música
dc.subject.en.pt_BR.fl_str_mv Insects
Teaching
Art and Science
Science Communication
Music
dc.subject.decs.pt_BR.fl_str_mv Insetos
Ensino
Arte
Ciência
Comunicação e Divulgação Científica
Música
description No universo da cultura e da arte, a música pode ser categorizada por dois estilos - sedativa e estimulante, no que se refere à influência que causa sobre o comportamento humano, e por ser uma facilitadora em atividades que promovem a aproximação e como artefato mnemônico, exercendo um papel importante nas relações interpessoais. Diante do universo entomológico, de seres fascinantes e curiosos que possuem interessantes estratégias para sobreviver, se alimentar, reproduzir ou se disfarçar para escapar de seus inimigos, observamos estes associados por diversas formas de comportamento e belezas em canções desde infantis, passando pela MPB, funk, indo ao hip hop, música de capoeira, dentre outros. Para o presente trabalho, foram inspecionados sites de músicas, usando para as buscas os nomes comuns dos insetos. Em seguida foi feita uma análise de cada letra, registrando um comentário sobre a presença dos insetos na letra, abordando não só o caráter taxonômico, mas também as questões que envolveram o comportamento. Como resultado foi possível confeccionar uma listagem contendo 48 composições para o estilo musical chamado MPB. Identificou-se também um total de 66 compositores/autores que se dedicaram a produzir composições associadas às referenciais entomológicas. Vale destacar a importância da contribuição de Vinicius de Moraes que participou de seis composições. Foram registradas 12 denominações taxonômicas para ordens dos insetos, entre as 33 possíveis. Notaram se ainda 21 nomes vulgares para insetos, citados em 54 ocasiões nas 48 músicas analisadas. Nestas canções encontramos referência a diversas ordens de insetos, sendo que em várias destas letras vemos mais de dois nomes vulgares relacionados à entomologia. A maioria das músicas apresentou um texto simples, conciso, com linguagem clara e aproximada da realidade cotidiana das pessoas. Com este trabalho se pretende proporcionar um olhar diferenciado sobre a entomologia pelo viés da divulgação científica e cultural.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-08-20T16:06:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-08-20T16:06:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SERPA FILHO, Arlindo. A música brasileira permeada pelo universo entomológico: o estilo MPB. 2019. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Divulgação e Popularização da Ciência) - Museu da Vida, Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz; Casa da Ciência, Universidade Federal do Rio de Janeiro; Fundação CECIERJ; Museu de Astronomia e Ciências Afins; Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/42852
identifier_str_mv SERPA FILHO, Arlindo. A música brasileira permeada pelo universo entomológico: o estilo MPB. 2019. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Divulgação e Popularização da Ciência) - Museu da Vida, Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz; Casa da Ciência, Universidade Federal do Rio de Janeiro; Fundação CECIERJ; Museu de Astronomia e Ciências Afins; Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
url https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/42852
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron:FIOCRUZ
instname_str Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron_str FIOCRUZ
institution FIOCRUZ
reponame_str Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
collection Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
bitstream.url.fl_str_mv https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/42852/1/license.txt
https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/42852/2/Serpa_Filho_Arlindo_COC_2019.pdf
https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/42852/3/Serpa_Filho_Arlindo_COC_2019_anexo.pdf
https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/42852/4/Serpa_Filho_Arlindo_COC_2019.pdf.txt
https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/42852/5/Serpa_Filho_Arlindo_COC_2019_anexo.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 5a560609d32a3863062d77ff32785d58
9b92da8bc22f64fba26897e83c769aa7
90294fd9437819402383d6808720f85e
a7b9848416fa045b79d51915706d8ea5
c1d1e86ffda438f2f01b8e1f2a2efeae
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.arca@fiocruz.br
_version_ 1798325043953926144